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Título: Uso de técnicas de machine learning para análise de risco de crédito
Autor(es): Santos, Patrick Ferreira dos
Orientador(es): Kimura, Herbert
Assunto: Aprendizagem de máquina
Risco de crédito
Cheque especial
Floresta aleatória
Árvore de decisão
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: SANTOS, Patrick Ferreira dos. Uso de técnicas de machine learning para análise de risco de crédito. 2022. 55 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar um modelo preditivo de classificação de risco de crédito em operações comerciais de cheque especial para pessoa física que possibilite o devido gerenciamento de riscos e mensuração mais precisa das situações de default proporcionando a evolução financeira do credor. A variável target considera o cliente “mau” caso ultrapasse 90 dias de atraso em algum mês, durante os 12 primeiros meses após a contratação, caso contrário, o cliente será considerado “bom”. Foram utilizados os algoritmos de Machine Learning Regressão Logística, k-Nearest Neighbors (k-NN), Support Vector Machines (SVM), Árvore de Decisão, Floresta Aleatória e Gradient Boosting. Para validação dos modelos fizemos uso das métricas Precisão, Recall, Especificidade, F1-Score, Média Geométrica, IBA (Index Balanced Accuracy) e a curva ROC (AUC). Os resultados apontaram melhor desempenho para o modelo Floresta Aleatória podendo ser incremento de resultado para instituições financeiras. O que aponta melhor performance de modelos de computação inteligente sobre modelos estatísticos tradicionais como Regressão Logística. Além disso, não foram encontrados outros trabalhos sobre a temática de cheque especial.
Abstract: This study aimed to identify a predictive model of credit risk classification in commercial operations of overdraft for individuals that allows proper risk management and more accurate measurement of default situations, providing the financial evolution of the creditor. The target variable considers the customer “bad” if he exceeds 90 days of delay in any month, during the first 12 months after hiring, otherwise, the customer will be considered “good”. The algorithms of Machine Learning as Logistic Regression, k-Nearest Neighbors (k-NN), Support Vector Machines (SVM), Decision Tree, Random Forest and Gradient Boosting were used. To validate the models, we used the metrics Precision, Recall, Specificity, F1-Score, Geometric Mean and IBA (Index Balanced Accuracy) and the ROC curve (AUC). The results showed better performance for the Random Forest model, which could be an increase in results for financial institutions. This points to better performance of intelligent computing models over traditional statistical models such as Logistic Regression. In addition, no other works on the subject of overdraft were found.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022.
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