http://repositorio.unb.br/handle/10482/44767
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SingularidadesEducacaoPopular.pdf | 396,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Singularidades da educação popular do Paranoá-Itapoã (DF) : uma construção entre universidade de Brasília e movimento popular organizado |
Autor(es): | Vieira, Maria Clarisse Sobral, Julieta Borges Lemes Reis, Renato Hilário dos |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5924-0488 http://orcid.org/0000-0002-4544-9771 http://orcid.org/0000-0002-5046-2057 |
Assunto: | Educação popular Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) Educadores - formação |
Data de publicação: | 28-Dez-2021 |
Editora: | Universidade Federal do Maranhão |
Referência: | VIEIRA, Maria Clarisse; SOBRAL, Julieta Borges Lemes; REIS, Renato Hilário dos. Singularidades da educação popular do Paranoá-Itapoã (DF): uma construção entre universidade de Brasília e movimento popular organizado. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 14, n. 3, set./dez. 2021. DOI 10.18764/2358-4319.v14n3p303-330. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18193. Acesso em: 12 set. 2022. |
Resumo: | Este artigo trata das singularidades da Educação Popular constituídas desde 1985 entre a Universidade de Brasília e o movimento popular das cidades do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal, Brasil. Para compreender essas especificidades, são realizadas análises bibliográficas de pesquisas acadêmicas que tratam do efeito desse processo educativo na vida de educandos, educadores populares, professores da rede pública e estudantes universitários. O resultado dessa análise indica como características desse projeto de Educação Popular: a constituição de sujeitos a partir do entrelaçamento do ser de amor-poder-saber; o aprendizado pelos educandos de que os problemas de seu cotidiano são oportunidades de superação e não de desistência; o aprendizado pelos educadores da importância da construção coletiva; e, por fim, o processo formativo dos estudantes da UnB que destaca a indissociabilidade da relação teoria-prática. |
Abstract: | This article deals with the singularities of Popular Education established since 1985 between the University of Brasília and the popular movement of the cities of Paranoá and Itapoã in the Federal District, Brazil. In order to understand these specificities, bibliographic analyzes of academic research are carried out that address the effect of this educational process on the lives of students, popular educators, public school teachers and university students. The result of this analysis indicates as characteristics of this Popular Education project: the constitution of subjects from the intertwining of the being of love-power-knowledge; the learning by students that the problems of their daily lives are opportunities to overcome and not give up; the learning by educators of the importance of collective construction; and, finally, the training process of UnB students, which highlights the inseparability of the theory-practice relationship. |
Resumen: | Este artículo trata sobre las singularidades de la Educación Popular establecida desde 1985 entre la Universidad de Brasilia y el movimiento popular en las ciudades de Paranoá e Itapoã en el Distrito Federal, Brasil. Para comprender estas especificidades se realizan análisis bibliográficos de investigación académica que abordan el efecto de este proceso educativo en la vida de estudiantes, educadores populares, docentes de escuelas públicas y estudiantes universitarios. El resultado de este análisis señala como características de este proyecto de Educación Popular: la constitución de sujetos a partir del entrelazamiento del ser amor-poder-conocimiento; los estudiantes aprenden que sus problemas diarios son oportunidades para superar y no darse por vencidos; el aprendizaje por parte de los educadores de la importancia de la construcción colectiva; y, finalmente, el proceso de formación de los estudiantes de la UnB, que destaca la inseparabilidad de la relación teoría-práctica. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | REVISTA EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. FONTE: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/about. Acesso em: 12 set. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p303-330 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.