Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44773
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LizdaCostaSandoval.pdf74,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Luciana Sabóia Fonseca-
dc.contributor.authorSandoval, Liz da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-12T21:23:16Z-
dc.date.available2022-09-12T21:23:16Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.date.submitted2022-06-06-
dc.identifier.citationSANDOVAL, Liz da Costa. Brasília e cinema: paisagens cinemáticas. 2022. viii, 229 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44773-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou evidenciar, por meio da percepção cinematográfica da paisagem de Brasília, que o cinema pode ser utilizado como ferramenta de análise do urbano. Para tal, propôs uma análise em quatro filmes realizados a partir da década de 1990 – Subterrâneos e A concepção de José Eduardo Belmonte e A cidade é uma só? e Era uma vez Brasília de Adirley Queirós – com o objetivo de observar as dinâmicas cotidianas e a experiência sensorial da paisagem metropolitana de Brasília, condicionadas pelos princípios de seu desenho. Ao considerar outras formas de representação e apreensão da cidade, enfrentou-se o desafio de compreender o espaço não apenas físico, temporal e social, mas também da experiência, do efêmero, das memórias e dos desejos. A montagem se apresentou como um recurso que possibilita ampliar as formas convencionais de representação, muitas vezes incapazes de mostrar as dimensões subjetivas do espaço, pela sobreposição de camadas que proporciona e sugere uma imagem mais abrangente dos processos que envolvem a paisagem cinemática de Brasília.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrasília e cinema : paisagens cinemáticaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordPaisagenspt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - cinemapt_BR
dc.subject.keywordPaisagem metropolitanapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research evidenced, through the cinematographic perception of the landscape of Brasilia, that cinema can be used as a tool for urban analysis. To this end, it proposed an analysis of four films made from the 1990s onwards – Subterrâneos and A concepção (José Eduardo Belmonte) and A cidade é uma só? and Era uma vez Brasília (Adirley Queirós) – with the objective of observing the daily dynamics and the sensorial experience of the metropolitan landscape of Brasília, conditioned by the principles of its design. When considering other forms of representation and apprehension of the city, this research faced the challenge of understanding not only the physical, temporal and social space, but also the experience, the ephemeral, memories and desires. And with that, the montage presents itself as a resource that enables to expand the conventional forms of representation, which are often unable to show the subjective dimensions of space. The overlapping of layers exposed by the montage allows the elaboration of a more comprehensive image of the processes that involve the cinematic landscape of Brasília.pt_BR
dc.contributor.emailarq.liz.sandoval@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.