Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Luciana Sabóia Fonseca | - |
dc.contributor.author | Sandoval, Liz da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T21:23:16Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T21:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SANDOVAL, Liz da Costa. Brasília e cinema: paisagens cinemáticas. 2022. viii, 229 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44773 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa buscou evidenciar, por meio da percepção cinematográfica da paisagem de Brasília, que o
cinema pode ser utilizado como ferramenta de análise do urbano. Para tal, propôs uma análise em quatro
filmes realizados a partir da década de 1990 – Subterrâneos e A concepção de José Eduardo Belmonte e
A cidade é uma só? e Era uma vez Brasília de Adirley Queirós – com o objetivo de observar as dinâmicas
cotidianas e a experiência sensorial da paisagem metropolitana de Brasília, condicionadas pelos princípios
de seu desenho. Ao considerar outras formas de representação e apreensão da cidade, enfrentou-se o
desafio de compreender o espaço não apenas físico, temporal e social, mas também da experiência, do
efêmero, das memórias e dos desejos. A montagem se apresentou como um recurso que possibilita
ampliar as formas convencionais de representação, muitas vezes incapazes de mostrar as dimensões
subjetivas do espaço, pela sobreposição de camadas que proporciona e sugere uma imagem mais
abrangente dos processos que envolvem a paisagem cinemática de Brasília. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Brasília e cinema : paisagens cinemáticas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem metropolitana | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research evidenced, through the cinematographic perception of the landscape of Brasilia, that cinema
can be used as a tool for urban analysis. To this end, it proposed an analysis of four films made from the
1990s onwards – Subterrâneos and A concepção (José Eduardo Belmonte) and A cidade é uma só? and
Era uma vez Brasília (Adirley Queirós) – with the objective of observing the daily dynamics and the
sensorial experience of the metropolitan landscape of Brasília, conditioned by the principles of its design.
When considering other forms of representation and apprehension of the city, this research faced the
challenge of understanding not only the physical, temporal and social space, but also the experience, the
ephemeral, memories and desires. And with that, the montage presents itself as a resource that enables
to expand the conventional forms of representation, which are often unable to show the subjective
dimensions of space. The overlapping of layers exposed by the montage allows the elaboration of a more
comprehensive image of the processes that involve the cinematic landscape of Brasília. | pt_BR |
dc.contributor.email | arq.liz.sandoval@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|