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Dissertação - Democracia, Mercado e Racionalidade.pdf746,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMueller, Bernardo Pinheiro Machado-
dc.contributor.authorGabriel Júnior, José Jorge-
dc.date.accessioned2010-05-06T17:15:07Z-
dc.date.available2010-05-06T17:15:07Z-
dc.date.issued2009-01-
dc.date.submitted2009-01-
dc.identifier.citationGABRIEL JÚNIOR, José Jorge. Democracia, mercado e racionalidade: um estudo sobre o eleitor no Brasil. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4479-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2009.pt_BR
dc.description.abstractA literatura econômica enfatiza que a eficiência da democracia como sistema de governança está estritamente ligada ao comportamento do eleitor. Entretanto, nem a ciência política nem a ciência econômica chegaram a um consenso a respeito de quais informações são necessárias para que o eleitor tome decisões ótimas. Também não há consenso de qual é a capacidade dos eleitores em processar essas informações corretamente. O presente trabalho visa contribuir para essa literatura ao estudar se os eleitores cometem erros sistemáticos de avaliação dos políticos. Utiliza-se a metodologia sugerida por Wolfers (2002) para verificar se os eleitores filtram adequadamente choques exógenos ao controle dos governadores estaduais ao avaliarem esses políticos. Os resultados encontrados para as eleições estaduais brasileiras entre 1990 e 2006 são semelhantes aos que Wolfers encontra para os Estados Unidos. O eleitor perfaz uma filtragem simples, avaliando relativamente seus Estados em relação aos demais. Contudo, não é capaz de elaborar filtragens mais sofisticadas, incorrendo recorrentemente em erros de avaliação. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe economic literature emphasizes that the efficiency of democracy as a system of governance is closely linked to the behavior of voters. However, neither political science nor economic science reached a consensus about what information is necessary for the voter to make optimal decisions. Likewise, there is no consensus about the voters' ability to process information correctly. This work aims to contribute to this literature examining whether voters make systematic attribution errors. The methodology used is suggested by Wolfers (2002): it measures the extent to which voters irrationally reward state governors for socioeconomic fluctuations that are plausibly unrelated to gubernatorial actions. The results for the Brazilian state elections between 1990 and 2006 are similar to those found by Wolfers for the United States. Voters make rule-of-thumb performance filtering, evaluating their state’s economic performance relative to the national economy. However, more sophisticated tests reveal that voters are consistently fooled.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDemocracia, mercado e racionalidade : um estudo sobre o eleitor no Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRacionalismoen
dc.subject.keywordPesquisa eleitoralen
dc.subject.keywordEleiçõesen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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