Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza Júnior, Celso Vila Nova de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Daniel Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T22:07:58Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T22:07:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Daniel Mendes de. Análise sobre a eficiência dos gastos públicos em educação no ensino fundamental do estado de Alagoas: uma avaliação usando DEA. 2022. 78 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44806 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Vários estudos apontam a educação como o investimento mais promissor, refletindo
positivamente tanto no aspecto econômico quanto não econômico de uma sociedade; no entanto, o
atual cenário econômico e sua estrutura tributária não permite um aumento significativo de gastos
neste setor, restando a eficiência como o recurso a ser desenvolvido. A presente dissertação procura
analisar a qualidade dos gastos públicos em educação na rede pública municipal no ensino
fundamental, em todas as cidades de Alagoas, estado com o menor IDH (Índice de
Desenvolvimento Humano) do Brasil, utilizando-se da análise envoltória de dados - DEA. Para
isso, utilizou-se como insumo/input dados tradicionais que indicam infraestrutura da escola,
capital, trabalho e riqueza do município, quais sejam: o número de professores da segunda fase do
ensino fundamental (5ª a 9ª séries); a média de horas-aula diárias nesta etapa do ensino
fundamental, multiplicadas pelo número de alunos matriculados neste período; número de escolas
públicas de Ensino Fundamental com acesso a rede de energia elétrica e/ou que possuem sistema
de esgoto; Produto Interno Bruto (PIB) municipal per capita. Como output, foram consideradas as
notas de português e matemática na 9ª séria, na prova Saeb 2019, multiplicadas pelos alunos
matriculados neste ano do ensino; bem como o inverso das despesas per capita no ensino
fundamental. Concluiu-se que, ao se relacionar as cidades consideradas eficientes com o critério
populacional, observou-se que a maior parte dos chamados benchmarking são representados pelos
municípios que possuem os menores números de habitantes, corroborando a tese de que o aumento
populacional dos municípios significa no aumento da demanda na educação e maiores desafios
nesse setor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise sobre a eficiência dos gastos públicos em educação no ensino fundamental do estado de Alagoas : uma avaliação usando DEA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gastos públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alagoas (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Several studies point to education as the most promising investment, positively reflecting
both the economic and non-economic aspects of a society; however, the current economic scenario
and its tax structure do not allow a significant increase in spending in this sector, leaving efficiency
as the resource to be developed. The present dissertation seeks to analyze the quality of public
spending on education in the municipal public network in elementary school, in all cities of
Alagoas, a state with the lowest HDI (Human Development Index) in Brazil, using data
envelopment analysis - DEA For this, traditional data were used as input/input that indicate school
infrastructure, capital, work and wealth of the municipality, namely: the number of teachers in the
second phase of elementary education (5th to 9th grades); the average daily class hours at this stage
of elementary school, multiplied by the number ofstudents enrolled in this period; number of public
elementary schools with access to the electricity network and/or that have a sewage system;
Municipal Gross Domestic Product (GDP) per capita. As an output, the Portuguese and
mathematics grades in the 9th grade were considered, in the Saeb 2019 test, multiplied by the
students enrolled in this school year; as well as the inverse of per capita expenditure on primary
education. It was concluded that, when relating the cities considered efficient with the population
criterion, it was observed that most of the so-called benchmarking are represented by the
municipalities that have the smallest number of inhabitants, corroborating the thesis that the
population increase of the municipalities means in the increase in demand in education and greater
challenges in this sector. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|