Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Calaça, Allana Resende Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T21:54:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T21:54:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | CALAÇA, Allana Resende Pimentel. Processo avaliativo nas atividades práticas supervisionadas em saúde: a subjetividade em foco. 2022. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44854 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | À ação do enfermeiro docente e sua relação com o processo avaliativo constitui-se de maneira
complexa, pois essa prática pedagógica integra discentes, pacientes e servidores da saúde que
participam de contextos de educação em saúde, especificamente das Atividades Práticas
Supervisionadas em saúde. Neste contexto, as práticas avaliativas são desenvolvidas em um processo
dinâmico e multidimensional que favorece um diálogo rico entre os professores diante da sua
complexidade. A ação desse profissional, segundo a revisão de literatura consultada, ainda se encontra
alinhada com os interesses do modelo biomédico, imbricada com a produção de mão-de-obra e o
mercado do capital. Frente a essa problemática, no processo de produção e interpretação de
informações, o fundamento para o desenvolvimento desta pesquisa foi a Teoria da Subjetividade,
baseada nos princípios da Epistemologia Qualitativa e sua proposta metodológica construtivo-
interpretativa elaborada por González Rey e seus colaboradores. A partir dessa abordagem foi possível
compreender que, em grande parte, a ação do enfermeiro docente se constitui a partir de sua história
de vida. Portanto, nesta pesquisa, a atuação deste profissional se constrói na modalidade da Educação
Profissional, por meio da discussão das dinâmicas dos processos avaliativos, buscando gerar
inteligibilidade sobre os processos subjetivos que emergem na ação profissional do enfermeiro docente
e as múltiplas relações que configuram a sua atuação profissional. Assim, o objetivo dessa pesquisa é
compreender processos subjetivos que integram a profissionalidade docente do enfermeiro na
formação do técnico de enfermagem, tendo como foco as práticas avaliativas. Diante do cenário social
da pandemia de COVID-19, as informações foram produzidas por meio de encontros remotos com o
grupo de enfermeiros docentes e de modo individual com alguns deles. Envolveu momentos de
observação, instrumentos escritos e outros modos virtuais, que apoiaram a construção das informações
apresentadas. Apesar do contexto adverso, o processo de pesquisa se desenvolveu em um ambiente
de amistoso, mas ao mesmo tempo tensionador. Nesse movimento, a construção das informações me
possibilitou compreender as nuances que participam da integração entre subjetividade individual e
social de alguns participantes, como essas dimensões se relacionam em nível institucional e como um
enfermeiro docente, singularmente, produz subjetivamente em relação aos processos avaliativos que
organiza em seu trabalho pedagógico nas Atividades Práticas Supervisionadas. Durante a análise
foram ressaltadas produções simbólico-emocionais que vão ao encontro com os fundamentos de uma
avaliação formativa, dialógica, em um processo recursivo e complexo, de fuga e aproximação do
modelo meritocrático e modelo biomédico hegemônico nas práticas de educação e saúde. Entretanto,
essa busca é marcada por um ambiente de incerteza produzido pela formação e instrumentalismo do
ambiente no contexto de educação profissional e institucional. Contexto em que o grupo produz um
posicionamento crítico e reflexivo diante do ambiente institucional em que organizam seus processos
avaliativos. Assim, a partir de um caso singular e de toda a análise construída, reconheço o modo de
avaliar como um modo de viver a vida. Um modo peculiar, que integra o contexto cultural, as
experiências do indivíduo e seus propósitos de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processo avaliativo nas atividades práticas supervisionadas em saúde : a subjetividade em foco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The action of the teaching nurse and its relationship with the evaluation process is complex, as this
pedagogical practice integrates students, patients and health workers who participate in health
education contexts, specifically in Supervised Practical Activities in health. In this context, assessment
practices are developed in a dynamic and multidimensional process that favors a rich dialogue between
teachers in the face of their complexity. The action of this professional, according to the literature review
consulted, is still aligned with the interests of the biomedical model, intertwined with the production of
labor and the capital market. Faced with this problem, in the process of production and interpretation of
information, the basis for the development of this research was the Theory of Subjectivity, based on the
principles of Qualitative Epistemology and its constructive-interpretative methodological proposal
developed by González Rey and his collaborators. From this approach, it was possible to understand
that, to a large extent, the action of the teaching nurse is constituted from their life history. Therefore, in
this research, the performance of this professional is built in the form of Professional Education, through
the discussion of the dynamics of the evaluation processes, seeking to generate intelligibility about the
subjective processes that emerge in the professional action of the teaching nurse and the multiple
relationships that configure their professional performance. Thus, the objective of this research is to
understand subjective processes that integrate the teaching professionalism of nurses in the training of
nursing technicians, focusing on evaluative practices. Given the social scenario of the COVID-19
pandemic, the information was produced through remote meetings with the group of teaching nurses
and individually with some of them. It involved moments of observation, written instruments and other
virtual modes, which supported the construction of the information presented. Despite the adverse
context, the research process was developed in a friendly environment, but at the same time tense. In
this movement, the construction of information made it possible for me to understand the nuances that
participate in the integration between individual and social subjectivity of some participants, how these
dimensions are related at an institutional level and how a teaching nurse, singularly, produces
subjectively in relation to the evaluative processes that he organizes in their pedagogical work in
Supervised Practical Activities. During the analysis, symbolic-emotional productions were highlighted
that meet the foundations of a formative, dialogical evaluation, in a recursive and complex process, of
escape and approximation of the meritocratic model and hegemonic biomedical model in education and
health practices. However, this search is marked by an environment of uncertainty produced by the
formation and instrumentalism of the environment in the context of professional and institutional
education. Context in which the group produces a critical and reflective position in face of the institutional
environment in which they organize their evaluation processes. Thus, from a single case and from the
entire analysis constructed, | recognize the way of evaluating as a way of living life. A peculiar way,
which integrates the cultural context, the individual's experiences and their life purposes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|