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2022_MarianaRamosSoubdeSeixasBrites.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Beatriz de-
dc.contributor.authorBrites, Mariana Ramos Soub de Seixas-
dc.contributor.authorSoüb, Alla-
dc.date.accessioned2022-09-21T21:46:46Z-
dc.date.available2022-09-21T21:46:46Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.date.submitted2022-06-27-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maria Beatriz de. Finícios: arte-vida gorda em tempos pandêmicos. 2022. 282 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44865-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese autobiográfica surge dos questionamentos em arte acerca dos duos: vida e morte, performance e registro, corpo e caderno, gordura e prazer. Como prumo para o deslize por esses questionamentos são criados conceitos possíveis que aspiram, com ajuda da palavra escrita, a nomeação de singularidades acerca destas reflexões e das performances que germinam nestes campos. A pesquisa é feita durante a pandemia da COVID-19 e, por isso, traz em si desvios imprescindíveis para manter a vida nessa época de crise sanitária e política. Ao viver e escrever durante o impreciso momento, este texto sincero se insere nesse contexto, permitindo-se a mutação. O corpo gordo é protagonista neste texto-respiração, revelando-se desde a sua hiperssexualização, preterimento afetivo, até a potência da gordosfera e da gordência. Através dos lutos vividos nesse período, e suas reverberações na psique dos afetados ainda-em-vida, é criado e aprofundado o conceito corpo-caderno, caderno-corpo. A metodologia da pesquisa é híbrida, em seu início acontecem encontros presenciais com outras gordidades, mas logo é arrebatada pela única possibilidade de continuidade: a digital. Como forma de re-existência no mundo tal qual ele, hoje, se apresenta, esta tese também convida à reflexão para se pensar as primeiras pessoas (do plural e singular – eus e noiz (sic)) para pensamento-criação de coletivizações. Isto, buscando certo fortalecimento das dissidências gordas e das possibilidades de construir futuros, em arte-vida, gordocentrados, ampliando o espectro dos Estudos do Corpo Gordo no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFinícios : arte-vida gorda em tempos pandêmicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordArte gordapt_BR
dc.subject.keywordAutobiografiapt_BR
dc.subject.keywordCorpo gordopt_BR
dc.description.abstract1This autobiographical thesis emerges from the arts questioning about duos: life and death, performance and register, body and notebook, fat and pleasure. As the accuracy for misconception on these questioning is created, possible concepts come up with the help of the written word, the labeling of the singularities over these reflections and the performances that emerge in these fields. The research is performed during the pandemic and, thus, brings deviations to stay alive in times of sanitary crisis. Live and write during this imprecise moment, this sincere text is part of the context, allowing to mutate. The fat body is the main character of this respiration-text, revealing itself since its hypersexualisation, lack of affection, and even the power of the “fat-o-sphere”and the “gordência”. Through mourning in this period, and its reverberations in the psyche of those affected who are still alive, it is created and deepened the notebook-body concept. The research methodology is hybrid. In the beginning face-to-face meetings with other “fattyties”, and it is soon taken by the only continuation possibility: the digital one. As a re-existence as it is nowadays, this thesis also draws to reflection in order to think of reflections and sensations of first persons (of plural and singular-mes and us (sic)) for creation thought of collectivization. That is, the search for strengthening of fat of the fat dissenting and the possibility of building futures, in life-art “fatcentereds”, widening the study spectrum of the Fat Studies in Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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