Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Alcinéia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T17:01:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T17:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alcinéia de Souza. As contribuições de tempos, espaços e práticas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Geografia em um CEPI de Formosa-Goiás: diálogos com a reforma do ensino médio. 2022. 292 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44891 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo debruçou-se sobre o ensino de Geografia desenvolvido em um Centro de Ensino
em Período Integral (CEPI) de Ensino Médio localizado na cidade de Formosa-GO, com o
intuito de compreender a sua dinamicidade e a que aspectos ela estava relacionada, focando a
maneira como a implementação do tempo integral na instituição repercutiu no processo de
ensino-aprendizagem dessa ciência, as suas potencialidades e o modo como a Reforma do
Ensino Médio pode afetá-lo. O interesse pelo tema deu-se inicialmente pela identificação de
um ensino de Geografia diferenciado, aparentemente oportunizado pela dinâmica de trabalho
dos professores e por uma organização curricular que permitia a ampliação de tempos, espaços
e oportunidades de aprendizagem. Posteriormente, além da percepção da permanência, até os
dias atuais, de práticas inadequadas no âmbito dessa disciplina, o interesse expandiu-se com a
iminência de implementação do novo Ensino Médio na instituição, que indicava o
desmantelamento desse trabalho e de tal organização, principalmente por meio da desobrigação
da oferta da Geografia ao longo do curso e da proposta de organização por área do
conhecimento, o que poderia estreitá-lo e afetar a formação dos escolares. Em termos
metodológicos, esta investigação caracteriza-se como Estudo de Caso Qualitativo, cujas
técnicas de levantamento de dados e de informações foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa
exploratória, a pesquisa documental, as entrevistas por pautas e o questionário. As técnicas de
análise foram a análise de conteúdo e a técnica da triangulação de fonte de dados. O estudo
constatou a tese defendida neste trabalho, a de que tempos, espaços e práticas são dimensões
fundamentais e que influem no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, por serem tanto
horizontes de possibilidades (facilitadores) quanto de limitações (inibidores) nesse processo;
portanto, tempos e espaços estruturados, dotados de possibilidades educativas, e potentes
práticas docentes contribuem para a formação dos estudantes. No caso analisado, as evidências
revelaram que a dinâmica do trabalho docente, orientado pelos pressupostos teóricometodológicos das perspectivas Histórico-Cultural e Crítica de educação, relaciona-se às suas
personalidades/ aos seus perfis (concepções, propostas, práticas) e ao modo de implementação
do modelo de educação da instituição (ampliação estruturada e qualitativa dos tempos e espaços
escolares), que tem repercutido em ampliação e qualificação do ensino de Geografia, sobretudo
por meio da dedicação exclusiva e da atuação multidisciplinar dos professores, da interligação
entre os núcleos curriculares, da ampliação das oportunidades de ensino-aprendizagem e de
potentes práticas, embora tal modelo possua perspectiva e organização que intensificam e
precarizam a docência. Os resultados também mostraram que, em Goiás, com a Reforma do
Ensino Médio (reforma neoliberal que ataca a ciência e provoca fragilização da formação básica
e desmonte dessa etapa), a Geografia perdeu tempo/espaço curricular, retrocedeu e sofreu
esvaziamento do seu arcabouço teórico-metodológico. O novo Documento Curricular desse
Estado e a nova organização do CEPI sinalizam a intensificação do trabalho docente, a perda
de identidade disciplinar, o estreitamento no ensino dessa ciência, empobrecimento e danos
formativos, o que compromete o desenvolvimento dos discentes, especialmente no que se refere
ao processo de compreensão do mundo contemporâneo em suas complexas espacialidades e à
construção da cidadania e da humanidade desses indivíduos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As contribuições de tempos, espaços e práticas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Geografia em um CEPI de Formosa-Goiás : diálogos com a reforma do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formosa - Goiás (GO) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study focused on the teaching of Geography developed in a full-time High School Center
(CEPI, in Portuguese) located in the municipality of Formosa (state of Goiás, Brazil), in order
to understand its dynamics and to what aspects it was related, focusing on the way in which the
implementation of full-time in the institution had repercussions on the teaching-learning
process of Geography science, its potentialities and in the way in which the Brazilian High
School Reform can affect it. The interest in the subject was initially given by the identification
of a differentiated teaching of Geography, apparently made possible by the dynamics of the
teachers' work and by a curricular organization that allowed the expansion of times, spaces and
learning opportunities. Subsequently, in addition to the perception of the permanence, until the
present day, of inadequate practices in the scope of this discipline, the interest expanded with
the imminence of the implementation of the new Brazilian High School in the institution, which
indicated the dismantling of this work and such organization, mainly through the release of the
offer of Geography throughout the course and the proposal of organization by knowledge area,
which could narrow it and affect the formation of students. In methodological terms, this
investigation is characterized as a qualitative case study, whose data and information collection
techniques were bibliographic research, exploratory research, documentary research, interviews
by guidelines and questionnaire; the analysis techniques were content analysis and the data
source triangulation technique. The study confirmed the thesis defended in this work, that times,
spaces and practices are fundamental dimensions and that influence the teaching-learning
process of Geography, for being both horizons of possibilities (facilitators) as limitations
(inhibitors) in this process; therefore, structured times and spaces, endowed with educational
possibilities, and potent practices contribute to the formation of students. In the case analyzed,
the evidence revealed that the dynamics of teaching work, guided by the theoretical
methodological assumptions of the Historical-Cultural and Critical perspectives of education is
related to their personalities/profiles (conceptions, proposals, practices) and to the way in which
the institution's education model is implemented (structured and qualitative expansion of school
times and spaces), which has had repercussions on the expansion and qualification of the
teaching of Geography, especially through the exclusive dedication and multidisciplinary action
of teachers, the interconnection between the curricular nuclei, the expansion of teachinglearning opportunities and powerful practices, although this model has a perspective and
organization that intensify and precarious the work of the teacher. The results also showed that,
in Goiás, with the Brazilian High School Reform (neoliberal reform that attacks science,
weakens basic education and causes the dismantling of this stage), Geography lost
time/curricular space, retreated and suffered the emptying of its theoretical methodological
framework. The new State Curriculum and the new organization of CEPI manifested the
intensification of teaching work, the loss of disciplinary identity, the narrowing in the teaching
of this science, impoverishment and formative damage, which compromises the development
of students, especially in the process of understanding the contemporary world in its complex
spatialities and the construction of citizenship and humanity of these individuals. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio se centró en la enseñanza de la Geografía desarrollada en una escuela secundaria
de tiempo completo (CEPI, en portugués) ubicado en el municipio de Formosa (estado de Goiás,
Brasil), con el fin de comprender su dinámica y con qué aspectos se relacionaba, centrándose
en la forma en que la implementación de la jornada completa en la institución repercutió en el
proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía, en sus potencialidades y en la forma en que
la Reforma Brasileña de la Escuela Secundaria puede afectarla. El interés por el tema estuvo
inicialmente dado por la identificación de una enseñanza diferenciada de la Geografía,
aparentemente posibilitada por la dinámica de trabajo de los docentes y por una organización
curricular que permitió la ampliación de tiempos, espacios y oportunidades de aprendizaje.
Posteriormente, además de la percepción de la permanencia, hasta el día de hoy, de prácticas
inadecuadas en el ámbito de esta disciplina, el interés se amplió con la inminencia de la
implantación de la nueva Escuela Secundaria Brasileña en la institución, lo que indicó el
desmantelamiento de este trabajo y tal organización, principalmente a través de la liberación de
la oferta de Geografía a lo largo del curso y la propuesta de organización por área de
conocimiento, lo que podría acotarla y afectar la formación de los estudiantes. En términos
metodológicos, esta investigación se caracteriza por ser un estudio de caso cualitativo, cuyas
técnicas de recolección de datos e información fueron la investigación bibliográfica,
investigación exploratoria, investigación documental, entrevistas por guía y cuestionario; las
técnicas de análisis fueron el análisis de contenido y la técnica de triangulación de fuentes de
datos. El estudio confirmó la tesis defendida en este trabajo, que tiempos, espacios y prácticas
son dimensiones fundamentales y que influyen en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la
Geografía, por ser tanto horizontes de posibilidades (facilitadores) como de limitaciones
(inhibidores) en este proceso; por lo tanto, tiempos y espacios estructurados, dotados de
posibilidades educativas y potentes prácticas docentes contribuyen a la formación de los
estudiantes. En el caso analizado, las evidencias revelaron que la dinámica del trabajo docente,
guiada por los presupuestos teórico-metodológicos de las perspectivas Histórico-Cultural y
Crítica de la educación, se relaciona con sus personalidades/sus perfiles (concepciones,
propuestas, prácticas) y con la forma en que se implementa el modelo educativo de la institución
(ampliación estructurada y cualitativa de los tiempos y espacios escolares), lo que ha
repercutido en la ampliación y cualificación de la enseñanza de la Geografía, especialmente a
través de la dedicación exclusiva y acción multidisciplinaria de los docentes, la interconexión
entre los núcleos curriculares, la ampliación de oportunidades de enseñanza aprendizaje y
prácticas poderosas, aunque este modelo tiene una perspectiva y organización que intensifica y
precariza la labor docente. Los resultados también mostraron que, en Goiás, con la Reforma
Brasileña de la Escuela Secundaria (reforma neoliberal que ataca la ciencia, debilita la
educación básica y provoca el desmantelamiento de esta etapa), la Geografía perdió
tiempo/espacio curricular, retrocedió y sufrió el vaciamiento de su marco metodológico. El
nuevo currículum estatal y la nueva organización del CEPI manifestaron la intensificación del
trabajo docente, la pérdida de identidad disciplinar, el estrechamiento en la enseñanza de esta
ciencia, el empobrecimiento y daño formativo, lo que compromete el desarrollo de los
estudiantes, especialmente en el proceso de comprensión del mundo contemporáneo en sus
complejas espacialidades y la construcción de ciudadanía y humanidad de estos individuos. | pt_BR |
dc.contributor.email | alcineias32@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|