Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Silva, Teófilo Augusto da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T17:14:48Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T17:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Teófilo Augusto da. Arte computacional: o que reter, como reter?: o que guardar, como guardar? 2022. 196 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44893 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese visa contribuir para a conservação da intenção estética das obras computacionais. As
obras artísticas computacionais representam um limiar entre fazeres artísticos e científicos que
representam uma forma diferente de refletir sobre o mundo e sobre os produtos culturais
denominados tecnologias. Para a sociedade atual em que os processos computacionais estão
cada vez mais hibridizados, com interfaces cada vez mais “naturais”, a obra de arte
computacional, fruto da tradução de algoritmos em uma linguagem de máquina é ponto de
reflexão sobre como nós seres humanos nos relacionamos com estes códigos e traduções entre
nosso querer (intenção) e os resultados sensoriais (obras de arte computacionais). Os artistas
que se utilizam das Linguagens de Programação para a produção de sua obra devem se atentar
para a natureza da tecnologia que sempre caminha para a sua obsolescência com objetivo de
evoluir para uma nova versão de si, isso nos direciona a uma problemática na preservação
histórica da obra de arte computacional que até então tem tido como resultado a perda de muitas
destas obras que não mais podem ser executadas em computadores atuais e cujo hardwares e
softwares originais não mais são encontrados. Ao artista cabe preocupar-se não com a
manutenção tecnológica, mas com a preservação da instrução poética, ou seja, devemos
encontrar uma forma de deixar claro as intenções estéticas dos artistas com suas criações. Esta
tese apresenta uma sugestão de um protocolo de conservação estética de obras computacionais
a partir de reflexões históricas e ontológicas que demonstram a relação entre as tecnologias e a
mensagem que cada obra intenciona proporcionar. Para tanto ela está dividida em duas partes:
A primeira denominada “O que reter? O que guardar?” apresenta os três primeiros capítulos
(“Uma história da Arte Computacional”, “A Arte e as Tecnologias da Informação e da
Computação“e “Uma ontologia da Arte Computacional”) e tem por objetivo refletir sobre os
processos formadores da Arte Computacional e a essência da mesma para entendermos o que
deve ser preservado. Já a segunda parte “Como reter? Como guardar?” com o quarto capítulo
(“Experiências em Conservação de Obras em Mídias Instáveis”) e quinto capítulo (“Protocolo de
Conservação de Obra de Arte Computacional”), discorrem sobre as experiências práticas de
conservação, as teorias específicas para esta problemática e a apresentação do modelo C7Art,
que recebe este nome por ser derivado do Modelo C4 mas utilizar um mínimo de sete níveis e
ter seu uso destinado aos objetos artísticos. No quinto capítulo ainda são apresentados os testes
realizados com o protocolo nas obras EVO_CIRCUITO (Media Lab/UnB) e FUTURE VOICES
(SN4TP/UdK). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte computacional : o que reter, como reter? : o que guardar, como guardar? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras computacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídias instáveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conservação estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preservação digital | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to contribute for the conservation of the aesthetic intention of
computational artworks. Computational artworks represent a threshold between artistic
and scientific activities and that represents a different way of reflecting on the world and
on cultural products called technologies. For today's society in which computational
processes are increasingly hybridized, with increasingly "natural" interfaces, the
computational artworks are the result of the translation of algorithms into a machine
language and this is a point of reflection on how we human beings we relate to these
codes and translations between our will (intention) and sensory results (computational
works of art). Artists who use Programming Languages in their artworks must pay
attention to the nature of technology that always walks towards its obsolescence in order
to evolve into a new version of itself, this leads us to a problem in historical preservation
of the computational work of art that until then has resulted in the loss of many of these
works that can no longer be executed on current computers and whose original hardware
and software are no longer found. It is up to the artist to be concerned not with
technological maintenance, but with the preservation of poetic instruction, that is, we
must find a way to make clear the aesthetic intentions of artists with their creations. This
thesis presents a suggestion of a protocol for the aesthetic conservation of computational
works from historical and ontological reflections that demonstrate the relationship
between technologies and the message that each work intends to provide. Therefore, it
is divided into two parts: The first one called “What to retain? What to keep?” presents
the first three chapters (“A history of Computational Art”, “The Art and Technologies of
Information and Computing” and “An ontology of Computational Art”) and aims to reflect
on the formative processes of Computational Art and the essence of it, to understand
what should be preserved. The second part “How to retain? How to save?” with the fourth
chapter (“Experiences in Conservation of Works in Unstable Media”) and fifth chapter
(“Protocol for the Conservation of Computer Art Work”), they discuss practical
conservation experiences, specific theories for this problem and the presentation of the
C7Art model, which receives this name because it is derived from Model C4 but uses a
minimum of seven levels and is intended for use in artistic objects. The fifth chapter also
presents the tests carried out with the protocol in the EVO_CIRCUITO (Media Lab/UnB)
and FUTURE VOICES (SN4TP/UdK) works. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|