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2021_RafaelaLamounier.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTeixeira, Marlene Rodrigues-
dc.contributor.authorLamounier, Rafaela-
dc.date.accessioned2022-09-26T21:15:45Z-
dc.date.available2022-09-26T21:15:45Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.date.submitted2021-12-14-
dc.identifier.citationLAMOUNIER, Rafaela. O trabalho não remunerado no cuidado de pessoas idosas: o Brasil e a agenda 2030. 2021. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44914-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o contexto da transição demográfica e o consequente aumento da perspectiva de vida, o objetivo desta pesquisa é investigar os esforços do Estado brasileiro na promoção de políticas de cuidado da população idosa a partir dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O método de abordagem do materialismo histórico-dialético foi utilizado e os resultados apontam que os indicadores brasileiros para monitoramento da Meta 5.4, são consolidados por meio de dados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), mas os poucos dados não são tratados com periodicidade e sua análise não reflete em estudos específicos desde que o Brasil assumiu o compromisso com a agenda global. A pesquisa também identificou que ao retraduzir a meta e os indicadores para a realidade local, os esforços brasileiros: i) enfatizam a promoção da responsabilidade compartilhada dentro das famílias, o que distancia a responsabilidade que pode ser atribuída à sociedade e ao Estado; ii) desconsideram a estratégia global dos 3Rs, que prevê o reconhecimento da importância da economia do cuidado, a necessidade de reduzir o trabalho de cuidado não remunerado e a redistribuição do trabalho de cuidado entre homens, mulheres, sociedade e Estado; iii) norteiam-se por indicadores que são insuficientes para cobrir a lacuna identificada de dados sobre os cuidados específicos de pessoas idosas e, consequentemente, se distanciam de políticas integradas que deem conta de aliviar a carga de trabalho não remunerado sobre as mulheres; iv) devem considerar a proposta de novos indicadores que apoiem a implementação do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa firmado em 2021 e da Política Nacional de Apoio aos Cuidadores Informais de Idosos caso seja aprovada em todas as instâncias.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho não remunerado no cuidado de pessoas idosas : o Brasil e a agenda 2030pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - condições sociaispt_BR
dc.subject.keywordIdosos - políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordTrabalho não remuneradopt_BR
dc.subject.keywordIdosos - cuidado e tratamentopt_BR
dc.subject.keywordDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho reprodutivopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the context of the demographic transition and the consequent increase in life perspective, the objective of this research is to investigate the efforts of Brazilian State to promote care policies for the elderly population, based on the commitments made with the 2030 Agenda for Sustainable Development. The method of approach of historical-dialectical materialism was used and the results show that the Brazilian indicators for monitoring Target 5.4 are consolidated through data extracted from the National Household Sample Survey (PNAD), but the few data are not dealt with regularly and their analysis does not reflect in specific studies since Brazil assumed the commitment to the agenda global. The research also identified that by retranslating the target and indicators to the local reality, Brazilian efforts: i) emphasize the promotion of shared responsibility within families, which distances the responsibility that can be attributed to society and the State; ii) disregard the global strategy of the 3Rs, which provides for the recognition of the importance of the care economy, the need to reduce unpaid care work and the redistribution of care work among men, women, society and the State; iii) are guided by indicators that are insufficient to cover the identified data gap on the specific care of older people and, consequently, distance themselves from integrated policies that realize alleviating the unpaid workload on women; iv) should consider the proposal of new indicators that support the implementation of the National Pact for the Implementation of the Rights of the Elderly signed in 2021 and the National Policy to Support Informal Caregivers of Elderly Persons, if approved in all instances.pt_BR
dc.description.abstract2Considerando el contexto de la transición demográfica y el consecuente aumento de la perspectiva de vida, el objetivo de esta investigación es examinar los esfuerzos del Estado brasileño para promover políticas de atención a la población anciana, a partir de los compromisos adquiridos con la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Se utilizó el método de abordaje del materialismo histórico-dialéctico y los resultados muestran que los indicadores brasileños para el seguimiento de la Meta 5.4 se consolidan a través de datos extraídos de la Encuesta Nacional por Muestra de Hogares (PNAD), pero los pocos datos no se tratan periódicamente y su análisis no refleja estudios específicos ya que Brasil asumió el compromiso de la agenda global. La investigación también identificó que al traducir la meta y los indicadores a la realidad local, los esfuerzos brasileños: i) enfatizan la promoción de la corresponsabilidad familiar, lo que aleja la responsabilidad atribuible a la sociedad y al Estado; ii) no desconsidera la estrategia global de las 3R, que prevé el reconocimiento de la importancia de la economía del cuidado, la necesidad de reducir el trabajo de cuidado no remunerado y la redistribución del trabajo de cuidado entre hombres, mujeres, sociedad y Estado; iii) se guían por indicadores que son insuficientes para cubrir la brecha de datos identificada sobre la atención específica de las personas mayores y, en consecuencia, se distancian de políticas integradas que logren aliviar la carga de trabajo no remunerado de las mujeres; iv) considerar la propuesta de nuevos indicadores que apoyen la implementación del Pacto Nacional para la Implementación de los Derechos de las Personas Mayores suscrito en 2021 y la Política Nacional de Apoyo a los Cuidadores Informales de Personas Mayores, de aprobarse en todas las instancias.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
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