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Título : O empreendedorismo social entre a lógica empresarial e a solidária : um estudo organizacional crítico
Autor : Vieira, Samuel Falcão Borges de Lima
metadata.dc.contributor.email: s.falcaovieira@gmail.com
Orientador(es):: Siqueira, Marcus Vinicius Soares
Assunto:: Empreendedorismo social
Racionalidade
Ideologia gerencialista
Neoliberalismo
Fecha de publicación : 30-sep-2022
Citación : VIEIRA, Samuel Falcão Borges de Lima. O empreendedorismo social entre a lógica empresarial e a solidária: um estudo organizacional crítico. 2022. xiii, 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : O presente estudo tem como objetivo compreender como se configura o discurso político, ideológico e gerencial do empreendedorismo social, tendo em vista as contradições entre a lógica de mercado da constituição empresarial e a lógica de solidariedade que permeia as ações sociais. Com base em um referencial teórico fundamentado nos estudos organizacionais críticos, esta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem essencialmente qualitativa, utilizou as asserções teóricometodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough para identificar as respostas para os objetivos da pesquisa nas práticas discursivas e sociais dos indivíduos investigados. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade com componentes de uma organização inserida no setor de empreendedorismo de impacto social. O corpus de análise foi codificado de forma a definir as categorias de análise: (a) ideologia gerencialista; (b) racionalidade neoliberal; (c) conflitos e contradições; e (d) subjetividade. As categorias também foram definidas de forma a colaborar com o alcance dos objetivos específicos desta pesquisa. Por intermédio do arcabouço teórico-metodológico definido para a pesquisa, foi possível realizar uma discussão sobre a forma que a subjetividade dos indivíduos é impactada pela ideologia gerencialista e pela predominância da racionalidade instrumental e neoliberal. Conclui-se que os indivíduos investigados operam em um campo organizacional repleto de contradições, cujo discurso, promotor de justiça social e aparentemente emancipador, na verdade, abre caminho para a reprodução de uma ideologia hegemônica, centrada na lógica do mercado, em que o empresariamento de si se apresenta como aspecto orientador da conduta individual, inclusive na esfera da promoção de bem-estar social.
Abstract: The present study aims to understand how the political, ideological and managerial discourse of social entrepreneurship is shaped, in view of the contradictions between the market logic of the business constitution and the logic of solidarity that permeates social actions. Based on a theoretical framework grounded on critical organizational studies, this research, of exploratory nature and qualitative approach, used the theoreticalmethodological assertions of Critical Discourse Analysis (CDA) by Norman Fairclough to identify the answers to the research objectives in the discursive and social practices of the investigated individuals. In this sense, in-depth interviews were carried out with components of an organization inserted in the social entrepreneurship sector. The corpus of analysis was coded in order to define the categories of analysis: (a) managerial ideology; (b) neoliberal rationality; (c) conflicts and contradictions; and (d) subjectivity. The categories were also defined in order to collaborate with the achievement of the specific objectives of this research. By means of the theoretical-methodological framework defined for the research, it was possible to carry out a discussion on the way in which the subjectivity of individuals is impacted by the managerial ideology and by the predominance of instrumental and neoliberal rationality. It is concluded that the investigated individuals operate in an organizational field full of contradictions, whose discourse, that promotes social justice, and apparently emancipating, actually opens the way for the reproduction of a hegemonic ideology, centered on the market logic, in which the self-entrepreneurship presents itself as a guiding aspect of individual conduct, including in the sphere of promoting social well-being.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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