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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Cristiane Faiad de-
dc.contributor.advisorMolina, Fernanda-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-10-03T18:16:03Z-
dc.date.available2022-10-03T18:16:03Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.date.submitted2022-05-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Rodrigues de. Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44963-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs competências socioemocionais têm despertado a atenção de pesquisadores pela sua relevância teórica e sua aplicabilidade. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção, a busca de evidências de validade e a produção de normas para uma escala de competências socioemocionais. A tese está organizada em quatro estudos. O Estudo 1 foi dedicado à revisão integrativa de literatura sobre instrumentos psicométricos de competências socioemocionais. Foram encontrados 17 instrumentos psicométricos publicados entre os anos de 2004 e 2019, a partir dos quais foi possível perceber a inexistência de instrumentos adequados para a população de universitários, o que justificou a construção de uma nova medida. O Estudo 2 teve como objetivo a proposição de um modelo fatorial específico para o contexto universitário, bem como a construção de uma medida de competências socioemocionais e a realização de análise fatorial exploratória do instrumento. O estudo foi realizado com uma amostra de 365 estudantes. Os resultados apontaram para uma escala com boas propriedades psicométricas e coerente com o modelo teórico proposto. O Estudo 3 teve o objetivo de confirmar a estrutura fatorial da escala e produzir normas a partir de uma amostra de 1.020 estudantes universitários. Os resultados confirmaram a estrutura do instrumento, mas com a exlusão de quatro itens. Normas gerais, por idade e por sexo, foram construídas para fins de análises por grupos. O Estudo 4 buscou evidências de validade externa da versão final do instrumento. Foram encontradas evidências de validade convergente com outra medida de competências socioemocionais e evidências de validade critério com medidas de bem-estar subjetivo e de burnout. Conclui-se que o instrumento construído apresenta boas propriedades psicométricas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitáriospt_BR
dc.title.alternativeConstruction, validity evidence and standardization of a socioemotional skills scale for university studentspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subject.keywordCompetências não cognitivaspt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Socio-emotional competences have attracted the attention of researchers due to their theoretical relevance and applicability. The main objective of this research was the construction, search for evidence of validity and production of norms for a scale of socioemotional competences. The thesis is organized into four studies. Study 1 was dedicated to an integrative literature review on psychometric instruments of socio-emotional skills. We found 17 psychometric instruments published between 2004 and 2019, from which it was possible to perceive the lack of adequate instruments for the university population, which justified the construction of a new measure. Study 2 aimed to propose a specific factor model for the university context, as well as the construction of a measure of socio-emotional skills and the carrying out of an exploratory factor analysis of the instrument. The study was carried out with a sample of 365 students. The results pointed to a scale with good psychometric properties and consistent with the proposed theoretical model. Study 3 aimed to confirm the factor structure of the scale and produce norms from a sample of 1,020 university students. The results confirmed the instrument's structure, but with the exclusion of four items. General norms, by age and by sex, were constructed for the purposes of group analyses. Study 4 sought evidence of external validity of the final version of the instrument. Evidence of convergent validity was found with another measure of socio-emotional competence and evidence of criterion validity with measures of subjective well-being and burnout. It is concluded that the instrument constructed has good psychometric properties.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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