http://repositorio.unb.br/handle/10482/45009
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_JorgeRenanMendesMarinho.pdf | 22,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Reflexões e compossibilidades de atuação para atores e contadores de histórias |
Autor(es): | Marinho, Jorge Renan Mendes |
Orientador(es): | Tenenblat, Nitza |
Assunto: | Teatro performativo Contadores de histórias Atuação Atores |
Data de publicação: | 6-Out-2022 |
Data de defesa: | 5-Nov-2021 |
Referência: | MARINHO, Jorge Renan Mendes. Reflexões e compossibilidades de atuação para atores e contadores de histórias. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa tece reflexões entre os ofícios artísticos de ator e de contador de histórias, nas perspectivas conceitual, técnica de atuação e também filosófica, à luz de dilemas atuais. Contextualiza-se na práxis de um ator e contador de histórias membro do grupo Coletiva Teatro e fundamenta-se na Filosofia do Teatro de Jorge Dubatti; na Estética do Performativo de Erika Fischer-Lichte; em diferentes articulações teóricas de estudos do teatro e da performance, contação de histórias e atuação cênica; em análises de práticas artísticas e processos criativos de atrizes e atores contadores; e em ensaios filosóficos e do campo das ciências sociais sobre o mundo contemporâneo. Questionam-se aspectos da tradição que, segundo Patrice Pavis, tende a separar o ator do contador e o teatro da contação – como quando o sentido pejorativo do termo "teatral" é usado, e suas raízes. Investigam-se pontos de contato entre os ofícios artísticos em questão, elucidando a teatralidade, performatividade, interpretação, representação e atuação como processos específicos e comuns a atores e a contadores, bem como a contação de histórias como arte do encontro, modalidade teatral e atividade de natureza performativa. São apresentadas estratégias e dispositivos criativos de atuação para atores e contadores – compossibilidades de atuação – através de noções e ferramentas técnicas relacionadas à criação de personagens, ação física e gesto, acompanhadas de exemplos em práticas artísticas. Essas compossibilidades incluem: caracterização; graus de realidade da personagem; ordens perceptivas da presença e representação; a multi-estabilização dessas ordens em cena pelo atuador; narradores que contam por si e construções de personagens contadores; a relação entre ensaio e espontaneidade, afeto, ação física, gesto e suas formas de expressão; as personagens em contos populares e suas camadas simbólicas na ação de contar; e a díade materializar-evocar de duplo potencial criativo presente nas ações físicas e gestos criada a partir de Stanislavski. Finalmente, somos convidados a pensar filosoficamente sobre a atuação teatral acompanhada da consciência de sua relação com este mundo repleto de forças e tecnologias desagregadoras, e a necessidade de tomada de posição crítica sobre seu poder micropolítico. Nesse sentido, articula-se uma proposição específica: atuar como contadores de histórias para o reencantamento do mundo. A pesquisa defende a relevância de uma abordagem mais aproximativa e compossibilitadora entre e para os ofícios artísticos de ator e contador de histórias, em suas pluralidades e potencialidades no e para o teatro performativo contemporâneo. |
Abstract: | This research shares reflections and correlations between the actor’s and the storyteller’s crafts, in the conceptual, technical and also philosophical perspectives, in light of contemporary dilemmas. It is contextualized in the práxis of an actor and storyteller member of the theater group Coletiva Teatro, and it is based on Jorge Dubatti’s Philosophy of Theater; Erika Fischer-Lichte’s Transformative Power of Performance; different theoretical articulations of Theater and Performance, Storytelling and Acting Studies; analyses of artistic practices and creative processes of actors and storytellers; and philosophical and social science field articulations of the contemporary world. It questions aspects of the tradition that, according to Patrice Pavis, tends to separate the theater from storytelling and the actor from the storyteller – as when the pejorative sense of the term “theatrical” is used, and its roots. Points of contact between the artistic crafts in question are investigated, elucidating theatricality, performativity, interpretation, representation, and acting as specific and common processes for actors and storytellers, as well as storytelling as an art of encounter, theatrical modality and activity of a performative nature. This study presents acting strategies and creative resources useful for actors and storytellers – acting compossibilities – through notions and technical tools related to the creation of characters, physical action and gesture, accompanied by examples in artistic practices. These compossibilities include: characterization; character degrees of reality; perceptive orders of presence and representation; the multi-stabilization of these orders on stage by the performer; narrators who tell as themselves and the building of storyteller characters; a relation between rehearsal and spontaneity, affection, physical action, gesture and their forms of expression; the characters in folktales and their symbolic layers in the action of storytelling; and the materialize-evoke dyad of double creative potential present in physical actions and gestures created based on Stanislavski’s work. Finally, we are invited to think philosophically about theatrical performance accompanied by the awareness of its relation with a world full of isolating forces and technologies, as well as by the need to take a critical position with regard to its micropolitical power. In this sense, a specific proposition is articulated: acting as storytellers for the reenchantment of the world. The research defends the relevance of a more approximate and enabling approach between the actor’s and the storyteller’s artistic crafts, their pluralities and potentialities in and for contemporary performative theater. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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