Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Viana, Mauricio Remígio | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T17:09:54Z | - |
dc.date.available | 2022-10-13T17:09:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-18 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Mauricio Remígio. Sem líderes e sem mestres: autoformação e contravisualidades no movimento anarcopunk. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45028 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fundamentada na compreensão de que devemos considerar os aprendizados nas redes de
experiências, vivências e suas interações como autoformação, esta tese investiga como
anarcopunks aprendem a ser anarcopunks. Ao considerar as múltiplas ordens da formação
anarcopunk associadas à contestação, à inadequação, às redes, ao coletivo e ao faça-vocêmesmo, este trabalho entende que os instantes, geradores de desejos, potencializados pelo
coletivo, individualizam a autonomia e provocam encorajamentos inventivos. Em acordo
com as concepções de corpo território, do aprender-na-luta e das contravisualidades, evidencia-se que a autonomia se manifesta nos anarcopunks e possibilita a criação de outras
formas de ver e de existir, como outras realidades, de oposição à autoridade, que recusam
e sabotam um real existente. A produção de dados foi conduzida a partir do acompanhamento exploratório de vivências e atividades realizadas pelos anarcopunks por meio de
observação participante, de dados visuais e de entrevistas narrativas que foram realizadas
com seis interlocutores das cinco regiões do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sem líderes e sem mestres : autoformação e contravisualidades no movimento anarcopunk | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anarcopunks | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoformação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Punk | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anarcofeminismo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the understanding that we must consider learning in a network of experiences
and in their interactions as a self-formation, this thesis investigates how anarchopunks
learn how to be anarchopunks. Considering the multiple orders of anarchopunk
formation, associated with contestation, inadequacy, networks, the collective and the
do-it-yourself, it is understood that the moments, which generate desires, optimized by
the collective, individualize autonomy and produce inventive encouragement.
Accordingly with the conceptions of the territorial body, of the learning-in-the-fight and
counter visualities, this work shows that autonomy is manifested in anarchopunks, and
enables the creation of other ways of seeing and existing, like other realities, of
opposition to authority, which refuse and sabotage the existing real. The data production
was conducted through exploratory monitoring of experiences and activities carried out
by anarchopunks, through participant observation, collection of visual data and narrative
interviews that were carried out with six interlocutors from the five regions of Brazil. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Fundamentada en la comprensión de que se debe considerar el aprendizaje en las redes
de experiencias, vivencias y en sus interacciones como autoformación, esta tesis investiga cómo anarcopunks aprenden a ser anarcopunks. Al considerar las múltiples ordenes
de la formación anarcopunk relacionadas a la contestación, a la inadecuación, a las redes, al colectivo y al hazlo tú mismo, este trabajo comprende que los instantes, generadores de deseos, potencializados por el colectivo, individualizan la autonomía y provocan estímulos inventivos. En conformidad con las concepciones de cuerpo territorio, del
aprender-en-la-lucha y de las contravisualidades, se evidencia que la autonomía se manifiesta en los anarcopunks y posibilita la creación de otras formas de ver y de existir,
como otras realidades, de oposición a la autoridad, que recusan y sabotean un real existente. La producción de datos ha sido conducida por medio del acompañamiento exploratorio de las vivencias y actividades realizadas por los anarcopunks, con la observación
participante, de datos visuales y de entrevistas narrativas que fueran realizadas con seis
interlocutores de las cinco regiones de Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Motivé sur la compréhension que nous devions considérer les apprentissages dans les
réseaux des expériences, de la façon de vivre, et ses interactions comme autoformation,
cette thèse, recherche comme anarcopunks apprennent à être anarcopunks. En considérant les multiples ordres des formation anarcopunks associées à la contestation, à l’inadéquation aux réseaux, ao collectif et faites-le vous-même, ce travail considéré que les
instants, générateurs de souhaits, potentialisé par le collectif, individualisent l’autonomie et provoquent encouragements inventifs. En accord avec les conceptions de corpterritoire, d’apprendre-dans-la-lutte et des contre-visualité, est mis en évidence que
l’autonomie se manifeste dans les anarcopunks et permet la création des autres façons
de voir et d’exister, comme autres réalités d’opposition à l’autorité, qui refusent et sabotent un réel existant. La production de données, a été conduite à partir de l’accompagnement exploratoire d’expériences et d’activités réalisés pour les anarcopunks du moyen
de l’observation participant, des données visuelles et d’entretiens narratifs qui ont été
réalisées avec six interlocuteurs des cinq régions du Brésil. | pt_BR |
dc.contributor.email | mauricio.remigio08@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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