Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bisol, Benedetta | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Brunna Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T17:00:58Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T17:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Brunna Guimarães. Da utopia à realidade: um estudo comparativo da pedagogia Waldorf frente os desafios de uma educação para O Bem Viver. 2021. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45083 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo buscou averiguar se a proposta filosófico-pedagógica de Rudolf Steiner apresenta pontos
de convergências com a filosofia prática do Bem Viver e suas implicações para a educação. O Bem
Viver é um movimento social que emerge dos ensinamentos dos povos originários ameríndios e
articula-se, hoje, em uma ampla malha de atores em busca de caminhos para a construção de
projetos sociais sustentáveis. Consideramos que a educação atual apresenta sintomas próprios que
muito colaboram para o desamparo da modernidade — isto é a concepção conteudista e bancária do
ensino; o excesso de atributos e experiências tecnológicas em detrimento do cultivo das relações
entre discentes, docentes e com a natureza. Tais sintomas foram amplificados, desde março de 2019,
pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Nesse intuito, articulamos os pressupostos filosóficopedagógicos para uma concepção sistémica e holística da educação, considerando o vínculo entre
ser humano e natureza, a noção de alteridade como fundamento epistemológico da educação; o nexo
vital entre teoria e prática; o significado da educação em vista da transformação social; o papel da
utopia como ideal formativo, no sentido individual e coletivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da utopia à realidade : um estudo comparativo da pedagogia Waldorf frente os desafios de uma educação para O Bem Viver | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Steiner, Rudolf, 1861-1925 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Utopias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento ecológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questão social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study aimed to investigate whether the philosophical-pedagogical proposal of Rudolf Steiner
shares points of convergence with the practical philosophy of Bem Vivir and its educational
implications. Bem Vivir is a social movement that emerges from the teachings of native Amerindian
peoples and is articulated today in a broad network of actors in search of ways to build sustainable
social projects. We believe that current education presents peculiar characteristics that largely
contribute to the helplessness of modernity - that is, the content-based conception of teaching; the
excess of technological attributes and experiences in detriment to the cultivation of relationships
between students and teachers, and with nature. Such symptoms have been amplified, since March
2019, by the effects of the COVID-19 pandemic. To this end, we articulate the philosophicalpedagogical assumptions for a systemic and holistic conception of education, considering the link
between human beings and nature, the notion of otherness as the epistemological foundation of
education; the vital nexus between theory and practice; the significance of education in view of social
transformation; the role of utopia as a formative ideal, in the individual and collective sense. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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