Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Erivelto da Rocha | - |
dc.contributor.author | Toledo, Wélcio Silvério de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T22:15:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04T22:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Wélcio Silvério de. Poesia marginal, política e cidade: o percurso poético na construção da identidade cultural em Brasília. 2022. 345 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45121 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Propõe-se nesta tese analisar a relação entre poesia marginal e formação da identidade
cultural em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 e seus desdobramentos para a produção
poética de hoje. A relação entre Poesia Marginal e a construção da identidade cultural
de Brasília remete às primeiras décadas da nova capital do Brasil, período em que a
cidade pulsava culturalmente na mesma medida em que o Regime Militar imposto em
1964 buscava silenciar as artes e a cultura no país. Essa é a hipótese que palmilhará o
percurso poético da tese, buscando respostas para a pergunta norteadora: Existe uma
contribuição da Poesia Marginal na construção da identidade cultural de Brasília? Serão
sujeitos da pesquisa os poetas que produziram e viveram a efervescência da chamada
Poesia Marginal das décadas de 1970 e 1980 e alguns outros artistas, agitadores
culturais influentes na época em Brasília e poetas atuantes na cidade nos tempos atuais.
Pretende-se, além de estudo bibliográfico, fazer uma análise documental para encontrar
elementos que possam indicar as atividades culturais que tem a poesia como foco e
também seu diálogo com as outras artes, como teatro, artes visuais, cinema e música,
por exemplo. Para analisar os traços que identificam os poemas marginais à cidade de
Brasília, a pesquisa atentará para a textualidade e a hipertextualidade a fim de perceber
o sentido do poema, sem desconsiderar a relação entre a poesia e o mundo que a
circunda. Poetas como Nicolas Behr, TT Catalão, Luis Martins, Sóter, Eudoro Augusto,
Francisco Alvim, Luiz Turiba, Chacal e vários outros movimentaram a cena literária
brasiliense nas décadas de 1970 e 1980, articulando-se com artistas do teatro e da
música, constituindo, assim, um movimento que seria o amálgama do início de algo que
poderia ser chamado de identidade cultural de Brasília. O referencial teórico deste
trabalho está pautado no âmbito da teoria da literatura nas teorias da recepção e
intertextualidade de Jauss e Genette, e numa série de autores de diversos campos das
ciências humanas e sociais, como Walter Benjamin, Renato Ortiz, Mário Pedrosa, Stuart
Hall, numa perspectiva transdisciplinar, entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poesia marginal, política e cidade : o percurso poético na construção da identidade cultural em Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia marginal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - vida e costumes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - vida cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hipertextualidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this thesis is to analyze the relationship between marginal poetry (poesia
marginal, in Portuguese) and the establishment of Brasília’s cultural identity in the
1970s and 1980s and its implications for poetic creation today. The relationship
between Marginal Poetry and the development of Brasília’s cultural identity goes back
to the first decades of Brazil's new capital, a period in which the city pulsated culturally
at the same rate that the Military Regime, imposed in 1964, sought to silence the arts
and culture in the country. That is the hypothesis that will go through the poetic path of
this thesis, seeking answers to the guiding question: Is there a contribution of Marginal
Poetry in the development of Brasília's cultural identity? The subjects of this research
will be the poets who made and lived through the effervescence of the so-called
Marginal Poetry of the 1970s and 1980s, as well as some other artists, influential
cultural agitators of that time in Brasília, and poets active in the city today. In addition
to a bibliographic study, this paper intends to carry out a documental analysis to find
elements that may indicate the cultural activities that have poetry as a focus and also
their dialogue with the other arts, such as theater, visual arts, cinema and music, for
example. To analyze the traits that identify the marginal poems to the city of Brasília,
this research will focus on textuality and hypertextuality in order to understand the
meaning of the poem, without disregarding the relationship between poetry and the
world that surrounds it. Poets such as Nicolas Behr, TT Catalão, Luis Martins, Sóter,
Eudoro Augusto, Francisco Alvim, Luiz Turiba, Chacal and several others propelled
Brasília’s literary scene in the 1970s and 1980s, articulating with theater and music
artists, thus constituting a movement that would be the amalgam of the beginning of
something that could be called Brasília's cultural identity. The theoretical framework of
this paper is based on literary theory, on the theories of reception and intertextuality by
Jauss and Genette, and on a series of authors from various fields of human and social
sciences, such as Walter Benjamin, Renato Ortiz, Mário Pedrosa, Stuart Hall, in a
transdisciplinary perspective, among others. | pt_BR |
dc.contributor.email | welciodetoledo@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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