Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos Júnior, Carlos Denner dos | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Anna Carolina Mendonça Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T22:16:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T22:16:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos. Efeitos positivos e heterogêneos da tecnologia e da automação nos salários: estudos combinados em um design metodológico multinível. 2022. 82 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45158 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação (TIs) estão cada vez mais presentes nas organizações,
transformando o mundo do trabalho em uma escala e velocidade nunca antes vistas, o que gera
preocupações quanto aos seus impactos nos salários, especialmente de grupos menos
qualificados e de mulheres. Indivíduos com maior grau educacional tendem a ter melhores
salários. Por outro lado, mulheres, que geralmente são mais educadas do que os homens, tendem
a ter salários mais baixos do que os deles. Embora ainda sejam divergentes as evidências sobre
os efeitos da tecnologia na desigualdade salarial, a mudança tecnológica baseada em
habilidades (SBTC) tem sido considerada uma importante explicação para o aumento dessa
desigualdade entre grupos de diferentes níveis educacionais e entre homens e mulheres.
Segundo esse modelo, a tecnologia muda a natureza do trabalho, afeta a estrutura das tarefas,
altera os requisitos de habilidades, substitui ou complementa as pessoas na execução de tarefas,
sendo capaz de aumentar a desigualdade salarial. Esta tese, de natureza quantitativa, objetiva
investigar se a intensidade de uso de TIs das empresas brasileiras, categorizado em três níveis,
aumenta a diferença salarial entre gêneros e entre trabalhadores de três níveis de escolaridade
(fundamental, que inclui o analfabeto ao ensino médio incompleto; médio, que abarca o ensino
médio completo ao ensino superior incompleto; e superior, que engloba o ensino superior,
mestrado e doutorado completos). Utilizou-se dados no nível do indivíduo, de 2018, obtidos da
Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que proporciona dados oficiais sobre o mercado
de trabalho no Brasil, e da pesquisa TIC Empresas, que coleta dados da adoção de TIs em
empresas do país, por meio de uma metodologia embasada em padrões internacionais. No geral,
constatou-se que o impacto da tecnologia no salário é positivo, mas heterogêneo. Em uma
amostra de 1.447.782 indivíduos, percebeu-se que a tecnologia favorece pessoas com nível
educacional elevado, as quais já ganham mais em qualquer empresa, independente da
intensidade de uso de TI na organização. Empregados com nível médio e superior (podendo ter
mestrado e doutorado) possuem salário 6,2% e 10,57% maior, respectivamente, quando
empregados em empresas de alta intensidade de uso de TIs do que em empresas de baixa
intensidade. Ou seja, a desigualdade salarial que já existe entre os mais e menos educados
aumenta em empresas com maior intensidade de uso de TI. Ademais, percebeu-se que as
mulheres ganham cerca de 24% a menos do que os homens nas empresas investigadas,
indicando uma diferença salarial entre os sexos. Ocorre também um aumento salarial de ambos,
sendo de 4,6% para homens e de 5,2% para mulheres, quando empregados em empresas com
alta intensidade de uso de TIs em relação a empresas com baixa intensidade. Entretanto, não se
percebeu aumento da diferença salarial entre os sexos em razão dessa intensidade de uso de
tecnologia, indicando que esse uso não aumenta a desigualdade salarial entre homens e
mulheres. Portanto, os efeitos das TIs na desigualdade salarial são heterogêneos, com impactos
distintos por nível educacional, mas não por sexo. A presente tese contribui com as literaturas
de sistemas de informação e de administração, as quais possuem considerável lacuna de estudos
sobre as relações entre salário e uso de tecnologia. Apresenta também implicações para políticas
públicas, organizacionais, sociais e individuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos positivos e heterogêneos da tecnologia e da automação nos salários : estudos combinados em um design metodológico multinível | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade salarial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Information technologies (ITs) are increasingly present in organizations, transforming the
world of work at a scale and speed never seen before, which raises concerns about their impact
on wages, especially for less qualified groups, and, in of the women. Individuals with higher
education tend to have better salaries. On the other hand, women, who are generally more
educated than men, tend to have lower wages than men, comparatively. Although the evidence
on the effects of technology on wage inequality is still mixed, skill-based technological change
(SBTC) has been considered an important explanation for the increase in this inequality
between groups of different educational levels and between men and women. According to this
model, technology changes the nature of work, affects the structure of tasks, changes skill
requirements, replaces or complements people in performing tasks, and is capable of increasing
wage inequality. This thesis of a quantitative nature, aims to investigate whether the intensity
of use of ITs by Brazilian companies, categorized into three levels, increases the wage gap
between genders and between workers at three levels of schooling: elementary school (which
includes the illiterate up to high school incomplete); high school (which encompasses complete
secondary education to incomplete higher education); and higher education (which
encompasses complete higher education, master's and doctoral degrees). We used data at the
individual level, from 2018, obtained from the Annual Report of Social Information (Rais),
which provides official data on the labor market in Brazil, and from the ICT Enterprises survey,
which collects data on the adoption of ITs in companies through a methodology based on
international standards. Overall, the impact of technology on earnings was found to be positive,
but heterogeneous. In a sample of 1,447,782 individuals it was noticed that technology favors
people with a high educational level, who already earn more in any company, regardless of the
intensity of IT use in the organization. Employees with secondary and higher education (which
may have a master's and doctoral degree) have a salary that is 6.2% and 10.57% higher,
respectively, when employed in companies with high IT intensity than in low-intensity
companies. In other words, the wage inequality that already exists between the more and less
educated increases in companies with greater intensity of IT use. Furthermore, it was noticed
that women earn about 24% less than men. There is also a wage increase for both, being 4.6%
for men and 5.2% for women, when employed in companies with high intensity in the use of
TIs in relation to companies with low intensity. However, there was no increase in the wage
gap between the sexes due to this intensity in the use of technology, indicating that this use does
not increase the wage inequality between men and women. Therefore, the effects of TIs on
wage inequality are heterogeneous, with different impacts by educational level, but not by sex.
This thesis contributes to the literature on information systems and administration, which have
a considerable gap in studies on the relationship between salary and technology use. It also
presents implications for public, organizational, social and individual policies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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