Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45174
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolinaSantosdeAlmeida.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRuviaro, Ricardo-
dc.contributor.authorAlmeida, Carolina Santos de-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:20:52Z-
dc.date.available2022-11-11T21:20:52Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-08-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carolina Santos de. Alcances da Matemática via Olimpíadas e Projetos de Iniciação Científica: uma abordagem social e experimental. 2022. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45174-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA disciplina de Matemática sempre foi alvo de fortes discussões, reflexões e emoções. Seu impacto na sociedade abrange esferas educacionais, sociais e até econômicas. Concentrando-se nas duas primeiras, este trabalho tem por objetivo analisar e divulgar as experiências de ex-medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP), participantes de programas de iniciação científica que seguiram carreira acadêmica, a fim de questionar e promover as consequências positivas vivenciadas por eles. Para isso, foram entrevistados sete estudantes de pósgraduação da Universidade de Brasília (UnB), verificando seus principais desafios, conquistas, opiniões e questões voltados à trajetória acadêmica. Relacionando as experiências da autora e de cada entrevistado com algumas teorias de aprendizagem, bem como coletando dados gráficos, foi possível dissertar e trazer análises e considerações sobre a pesquisa científica no Brasil, o papel do professor, os impactos nas futuras gerações e os benefícios do incentivo e fomento à participação em olimpíadas e programas de iniciação científica.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlcances da Matemática via Olimpíadas e Projetos de Iniciação Científica : uma abordagem social e experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)pt_BR
dc.subject.keywordIniciação científicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de matemáticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Mathematics has always been the subject of big discussions, reflections and emotions. Its impact on society spans educational, social and even economic spheres. Focusing on the first two, this work aims to analyze and disseminate the experiences of former medalists of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP), participants in scientific initiation programs who followed an academic career, in order to question and promote the positive consequences experienced by them. For this, seven graduate students from the University of Brasília (UnB) were interviewed, verifying their main challenges, achievements, opinions and questions regarding their academic trajectory. Relating the author’s and each interviewee’s experiences with some theories of learning, as well as collecting graphic data, it was possible to discuss and bring analyzes and considerations about scientific research in Brazil, the role of the teacher, the impacts on future generations and the benefits of the incentive and promotion participation in Olympics and scientific initiation programs.pt_BR
dc.contributor.emailcarolina.sto94@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.