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1986_AyleSallasieFilgueirasQuintao.pdf
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Título: O jornalismo econômico que apareceu no Brasil depois de 1964
Autor(es): Quintão, Aylê-Salassié Filgueiras
Orientador(es): Amorim, José Salomão David
Assunto: Jornalismo
Jornalismo - Brasil
Economia
Data de publicação: 23-Nov-2022
Referência: QUINTÃO, Aylê-Salassié Filgueiras. O jornalismo econômico que apareceu no Brasil depois de 1964. 1986. 260 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 1986.
Resumo: Este trabalho propõe-se a estudar o desenvolvimento do Jornalismo Econômico no Brasil, a sua consolidação na década de 70, e o seu papel ideológico. Esse novo Jornalismo é marcado pela expansão, de espaços destinados especificamente ao tratamento dos assuntos de economia e finanças dentro dos grandes órgãos da imprensa escrita,’ pela criação de novos jornais, boletins ("newsletters") e revistas voltados exclusivamente para a difusão da informação e da aná lise econômicas; e ainda pela renovação dos jornais de economia existentes. Seu aparecimento e consolidação resultam das condições criadas pelo modelo econômico de desenvolvimento implementado depois de 1964 no Brasil, por um regime político autoritário, sob a égide da burguesia, que provocam mudanças importantes nos rumos do desenvolvimento da sociedade brasileira. O Jornalismo Econômico vem no bojo de alterações estruturais ocorridas na imprensa brasileira e desempenhará um papel não apenas de informante e analista dos negócios econômicos e financeiros, mas vai agir ainda como aliciador da consciência nacional e viabilizador, como tal, de uma rápida e segura reprodução do capital. Ele será possível, a partir de uma nova visão (empresa­ rial) que os proprietários dos jornais terão das próprias empresas e da importância da informação econômica. Sua consolidação se dará pela criação das Editorias de Economia nos grandes órgãos da / imprensa escrita, pela introdução de novas tecnologias de informação e análise econômica, e pelo surgimento de um novo tipo de profissional dentro do jornalismo brasileiro, que ê o Jornalista de Economia.
Abstract: The main purpose of this research is to study the deve lopment experienced by Economic Journalism in Brazil on the second half of the 60's, its preponderance in a given period and,finally, to analize its ideological role. The new Economic Journalism is caracterized by its expansion in the big press, which has allocated larger space to mat ters dealing with economy and finance, as well as by the emergen ce of new papers,news letters and magazines, all specialized on financial and economic matters. At the same time, it was observed the renewal of the existing economic newspapers. The emergence of the new Economic Journalism is a result of the economic development model adopted in Brazil, beginning in in 1964, by an Authoritorian Government, under the bourgoise aegi des, which generated deep changes in the development process of the Brazilian society. The Eoconomic Journalism carne about along structural changes observed in the Brazilian press. It is deemed to play an important role not only as an information source for economic and financial businesses, but also as a tool to stimulate the national consciousness towards a fast and safe reprod uction of capital. This will come true if newspaper owners see their papers as a business enterprise and they realize the importance of economic information. The consolidation of Economic Journalism will ma terialize through the establishment of Economic Section in the big press, through the introduetion of new technology of information and economic analysis, which will be followed up by the other newspapers and, finally, through the emergence of a new category of professionais within the Brazilian Journalism, who is the Economic Journalist.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 1986.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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