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dc.contributor.advisorMoura, Ricardo José de-
dc.contributor.authorNovaes, Guilherme Santos-
dc.date.accessioned2022-11-28T22:31:08Z-
dc.date.available2022-11-28T22:31:08Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.date.submitted2022-06-13-
dc.identifier.citationNOVAES, Guilherme Santos. Investigação das evidências de validade da sMARS traduzida para o Português brasileiro. 2022. xi, 35 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45219-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAnsiedade matemática (AM) tem ganhado considerável atenção no campo da cognição numérica na última década. Um dos principais achados da literatura internacional é que AM é um importante fator que interfere negativamente na performance matemática em estudantes de todas as idades. No entanto, o estudo de AM no Brasil é escasso. Esta pesquisa teve como objetivo traduzir e adaptar a short Mathematics Anxiety Rating Scale (sMARS) para o português brasileiro. Resultados indicam que a escala apresenta altos índices de consistência interna e temporal, em sintonia com achados de outras pesquisas. No entanto, em uma análise fatorial exploratória, a escala não alcançou bons parâmetros psicométricos. Apesar da escala ser capaz de medir AM, ela o faz de maneira pouco eficaz na amostra investigada pelo presente estudo, lançando dúvidas sobre seu amplo uso.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInvestigação das evidências de validade da sMARS traduzida para o Português brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnsiedade matemáticapt_BR
dc.subject.keywordPsicometriapt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Mathematical anxiety (MA) has gained considerable attention in the field of numerical cognition in the last decade. One of the main findings in the international literature is that AM is an important factor that negatively interferes with mathematical performance in students of all ages. However, the study of AM in Brazil is scarce. This research aimed to translate and adapt the short Mathematics Anxiety Rating Scale (sMARS) into Brazilian Portuguese. Results indicate that the scale has high internal consistency, as well as high temporal consistency, which converge with findings in other studies. However, in an exploratory factor analysis, the scale did not achieve good psychometric parameters. Despite the scale being able to measure AM, it does so in an ineffective way, casting doubts on its wide use.pt_BR
dc.contributor.emailguilhermesantosnovaes@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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