Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jacobi, Ricardo Pezzuol | - |
dc.contributor.author | Rosa, Marcos Paulo Cayres | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T22:32:39Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T22:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Marcos Paulo Cayres. Ajuste Dinâmico de Dificuldade pelo desempenho e perfil de jogador em jogo de plataforma. 2022. xxii, 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45223 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) dos jogos pode desempenhar um papel importante para aumentar o envolvimento e a diversão do jogador. A dificuldade de jogo pode
ser adaptada de acordo com o desempenho do jogador, seu estado afetivo ou usando um
modelo híbrido que combina as duas abordagens. Ademais, pode adaptar configurações
ou componentes do jogo e utilizar métricas pré-estabelecidas ou aprendizado de máquina
para análise do que será adaptado. Este trabalho investiga os distintos mecanismos de um
sistema de ADD para um jogo de plataforma adaptar adequadamente seu nível de dificuldade e manter o jogador em um estado de fluxo. Este trabalho contribui com a definição
de um método que estima a dificuldade do jogo a partir de características específicas
de componentes comuns ao gênero de plataforma. Também são revisadas métricas para
medição do estado do fluxo e do perfil do jogador e propostas regras para criação de níveis
ao testar modelos de ADD. O ajuste proposto varia o tamanho da plataforma e a altura
do salto, comparando distintas abordagens a partir de sistemas do jogo e verificando a
eficiência de cada uma em relação ao monitoramento e análise dos dados e ao controle da
adaptação dos componentes. Um jogo de plataforma de código aberto foi adaptado para
suportar os algoritmos de ADD e para execução de testes com grupos de amostra, nos
quais os participantes respondiam a questionários e tiveram seus dados coletados para
fins de investigação. Os resultados indicaram que a dificuldade de jogos de plataforma
pode ser estimada pelos componentes dos níveis, incluindo correlação entre a dificuldade
e os dados de desempenho dos jogadores. Além disso, perfis de jogadores foram previstos
a partir de dados brutos da sessão do jogo e utilizados com métodos de aprendizado de
máquina para definir a progressão de dificuldade. Por fim, os modelos de ADD foram
capazes de ajustar a dificuldade do jogo aos jogadores, diminuindo a dispersão entre os
dados de desempenho e mantendo o jogador em estado de fluxo, especialmente ao utilizar
redes neurais diretas para predição da dificuldade experienciada e do perfil do jogador. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ajuste Dinâmico de Dificuldade pelo desempenho e perfil de jogador em jogo de plataforma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ajuste Dinâmico de Dificuldade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataforma 2D | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes neurais (Computação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perfil de jogador | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Dynamic Difficulty Adjustment (DDA) of games can play an important role in increasing the player engagement and fun. Gameplay difficulty can be adapted according
to the player’s performance, its affective state or by using a hybrid model that combines both approaches. In addition, you can adapt game settings or components and
use pre-established metrics or machine learning to analyze what will be adapted. This
work investigates the different mechanisms of an DDA system for a platform game to
adequately adapt its difficulty level and keep the player in a state of flow. This work
contributes with the definition of a method that estimates the game’s difficulty based on
specific characteristics of components common to the platform genre. Metrics for measuring the flow state and player profile are also reviewed, and rules for creating levels when
testing ADD models are proposed. The proposed adjustment varies the size of the platform and the height of the jump, comparing different approaches from the game systems
and verifying the efficiency of each one in relation to the monitoring and analysis of the
data and the control of the components adaptation. An open source platform game was
adapted to support the ADD algorithms and to run tests with sample groups, in which
participants answered questionnaires and had their data collected for research purposes.
The results indicated that the difficulty of platform games can be estimated by the components of the levels, including correlation between the difficulty and player performance
data. In addition, player profiles were predicted from raw game session data and used
with machine learning methods to define difficulty progression. Finally, the DDA models
were able to adjust the game difficulty to the players, decreasing the dispersion between
the performance data and keeping the player in a state of flow, especially when using
feedforward neural networks to predict the difficulty experienced and the player’s profile. | pt_BR |
dc.contributor.email | mp_cayres96@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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