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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45247
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2022_EricsonRodriguesdaCosta.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorReyes Júnior, Edgar-
dc.contributor.advisorMoreira, Marina Figueiredo-
dc.contributor.authorCosta, Ericson Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-12-02T20:55:08Z-
dc.date.available2022-12-02T20:55:08Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.date.submitted2022-08-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Ericson Rodrigues da. Complexidade institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre durante a Pandemia da Covid-19. 2022. 67 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45247-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade é construída por meio de lógicas institucionais, que consistem em padrões históricos socialmente construídos a partir de símbolos e práticas materiais, suposições, valores, crenças e regras a partir das quais os indivíduos e organizações inserem uma rede de significações para satisfazerem sua realidade social (THORNTON et al., 2015). Embora interdependentes, essas lógicas se contradizem e muitas vezes são conflitantes, fenômenos conhecidos por complexidade institucional (GREENWOOD et al., 2011). Assim, o presente estudo objetivou descrever a complexidade institucional no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifac. Com uma abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo, foram coletados os Planos de Gestão do Ifac e realizadas entrevistas semiestruturadas com grupos da comunidade acadêmica, para identificar as ações de enfretamento à pandemia e as complexidades institucionais geradas por estas. Como estratégias de análise, optou-se por mapeamento visual combinado ao agrupamento temporal, classificação hierárquica descendente - CHD e análise de similitude. Como principais resultados, destacam-se a identificação de cinco classes nos discursos: Pandemia, Gestão, Remoto, Pluralismo Social e Ensino; a evidência de associação de todos os fatores (incerteza técnico-científica, falha na liderança e pluralismo social) à complexidade institucional; e a demonstração da influência de instituições que exercem dominação no campo sobre as demais que compõem o ambiente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComplexidade institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre durante a Pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComplexidade institucionalpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordResposta organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordProblemas complexospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The society is constructed from portions of institutional logical materials, which consist of historical patterns constructed from symbols and practices, values, beliefs and practices from the concepts of methods embedded in a network consisting of definitions of meanings for their social reality (THORNTON et al., 2015). Although interdependent, these logics contradict each other and are often conflicting, phenom known for institutional complexity (GREENWOOD et al., 2011). Thus, the present study aimed at institutional complexity coping with the Covid-19 pandemic, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre - IFAC. With a qualitative approach, using content analysis, the Ifac Management Plans were collected and semi-structured interviews were carried out with groups from the academic community, to identify the actions to face the pandemic and the institutional complexities generated by them. As analysis strategies, we opted for visual mapping combined with temporal grouping, descending hierarchical classification - CHD and similarity analysis. As main results, we highlight the identification of five classes in the speeches: Pandemic, Management, Remote, Social Pluralism and Teaching; the indication of the association of all factors (technical-scientific uncertainty, leadership failure and social pluralism) to institutional complexity; and the demonstration of the influence of institutions that exert too much influence on the environmentpt_BR
dc.contributor.emailericsoncosta95@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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