http://repositorio.unb.br/handle/10482/45255
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_JéssicaMaryCostadoRosário.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Turbin, Ana Emília Fajardo | - |
dc.contributor.author | Rosário, Jéssica Mary Costa do | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T20:06:31Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T20:06:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-15 | - |
dc.identifier.citation | ROSÁRIO, Jéssica Mary Costa do. Multiletramentos: o gênero multimodal meme como recurso pedagógico no ensino de Espanhol em tempos de Pandemia. 2022. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45255 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto pandêmico trouxe uma considerável mudança no modo de ensinar as línguas adicionais (espanhol). As instituições escolares do Distrito Federal, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foram pressionadas a adaptarem as aulas para o contexto não presencial. Diante disso, houve uma ressignificação do uso das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os diversos recursos digitais que são apresentados na internet foram integrados ao ensino-aprendizagem de línguas a fim de ampliar competências e habilidades de estudantes no campo da comunicação. É perceptível que os gêneros digitais têm sido cada vez mais frequentes nas práticas sociais de linguagem. Os estudantes de hoje estão imersos na cultura digital, portanto, é pertinente refletir sobre o uso desses gêneros digitais no processo didático-pedagógico. A Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017) considerando o perfil do estudante contemporâneo, reconhece que o ensino de línguas deve abarcar práticas de multiletramentos. Além disso, contempla a necessidade de incluir gêneros multimodais nas aulas. Portanto, nesta pesquisa buscamos refletir sobre as potencialidades do gênero digital meme como recurso pedagógico no ensino de espanhol, visando uma perspectiva de educação multiletrada em consonância com o que está prescrito pela BNCC. Na finalidade de investigar o meme como recurso pedagógico, a metodologia empregada foi a de estudo de caso interventivo com aplicação de uma Sequência Didática Cíclica (SDC) para a turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Brasília. Um grupo de dez estudantes participou da pesquisa. Os resultados evidenciam que os memes oportunizam práticas da cultura digital, mobilizando aptidões do aprendiz tanto para a produção do gênero em si como para a interação com o gênero por meio da rede discursiva, o que de uma certa forma contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem teorizadas por Schneuwly e Dolz (2004). Com alcance exponencial, o meme se torna um recurso didático promissor que contribui para o aprendizado da língua espanhola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Multiletramentos : o gênero multimodal meme como recurso pedagógico no ensino de Espanhol em tempos de Pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Multiliteracidades : el género multimodal meme como recurso pedagógico en la enseñanza de Español en tiempos de Pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Multiliteracies : the multimodal genre meme as a pedagogical resource in Spanish teaching in Pandemic times | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memes (Internet) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The pandemic context has brought a considerable change in the way of teaching the additional languages (Spanish). School institutions in the Federal District, through Emergency Remote Teaching (ERE), were pressured to adapt classes to the face-to-face context. In view of this, there was a resignification of the use of the new Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and the various digital resources presented on the internet were integrated into the teaching and learning of languages in order to expand students' competences and skills in the field of communication. It is noticeable that digital genres have been increasingly frequent in social language practices. Today's students are immersed in digital culture, therefore, it is pertinent to reflect on the use of these digital genres in the didactic-pedagogical process. The National Curricular Common Base - BNCC (BRASIL, 2017), considering the profile of the contemporary student, recognizes that language teaching must encompass multiliteracies practices. In addition, it contemplates the need to include multimodal genres in classes. Therefore, in this research, we seek to reflect on the potential of the digital meme genre as a pedagogical resource in the teaching of Spanish, aiming at a perspective of multiliterate education in line with what is prescribed by the BNCC. In order to investigate the meme as a pedagogical resource, the methodology used was that of an interventional case study with the application of a Cyclic Didactic Sequence (SDC) for the third year class of Integrated High School (EMI) at Instituto Federal de Brasília. A group of ten students participated in the research. The results show that memes provide opportunities for digital culture practices; mobilizing the learner's skills both for the production of the genre itself and for the interaction with the genre through the discursive network, which in a certain way contributes to the development of language skills theorized by Schneuwly and Dolz (2004). With exponential reach, the meme becomes a promising didactic resource that contributes to the learning of the Spanish language. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El contexto de la pandemia ha provocado un cambio considerable en la forma de enseñar las lenguas adicionales (español). Las instituciones escolares del Distrito Federal, a través de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE), fueron presionadas a adaptar sus clases para el contexto no presencial. Ante esa realidad, hubo una resignificación del uso de las nuevas Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) y los diversos recursos digitales que aparecen en el internet fueron integrados en la enseñanza y aprendizaje de lenguas para ampliar las competencias y habilidades de estudiantes en el campo de la comunicación. Se nota que los géneros digitales han sido cada vez más frecuentes en las prácticas sociales de lenguaje. Los estudiantes de hoy están inmersos en la cultura digital, por lo que es pertinente reflexionar sobre el uso de estos géneros digitales en el proceso didáctico-pedagógico. La Base Nacional Común Curricular - BNCC (BRASIL, 2017) considerando el perfil del estudiante contemporáneo, reconoce que la enseñanza de lenguas debe abarcar prácticas de multiliteracidades. Además, contempla la necesidad de incluir géneros multimodales en las clases. Por tanto, en esta investigación buscamos reflexionar acerca de las potencialidades del género digital meme como recurso pedagógico en la enseñanza de español siguiendo una perspectiva de educación multiletrada en consonancia con lo que está prescrito en la BNCC. Para investigar el meme como recurso pedagógico, la metodología empleada fue el estudio de caso intervencionista con aplicación de Secuencia Didáctica Cíclica (SDC) para la clase de tercer año de Enseñanza Secundaria Integrada (EMI) del Instituto Federal de Brasilia. Un grupo de diez estudiantes participó en la investigación. Los resultados muestran que los memes ofrecen oportunidades para las prácticas de cultura digital, al movilizar las habilidades del aprendiz tanto para la producción del género mismo como para la interacción con el género a través de la red discursiva, lo que de alguna manera contribuye al desarrollo de las habilidades lingüísticas teorizadas por Schneuwly y Dolz (2004). Con alcance exponencial, el meme se convierte en un recurso didáctico prometedor que contribuye al aprendizaje de la lengua española. | pt_BR |
dc.contributor.email | jessicamaryrosario@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.