Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Santos, Hélio Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T22:08:30Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T22:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Hélio Rodrigues dos. Práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática na perspectiva da etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios. 2022. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45267 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Escolar Quilombola é uma modalidade da Educação Básica que se encontra
em construção. Os princípios dessa modalidade demandam o trabalho pedagógico
desenvolvido pelo professor respeitando os saberes e fazeres tradicionais deste grupo
social, a identidade, a cultura, as tradições e as práticas socioetnoculturais. Assim sendo,
ensinar Matemática partindo da realidade socioetnocultural, utilizando instrumentos da
comunidade e incluindo os estudantes, que por muitas ocasiões, as suas experiências
sociais ficaram a porta da escola, é a proposta que fundamenta está dissertação.
Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar como uma escola quilombola pode
reconhecer as práticas socioetnoculturais e utilizá-las na perspectiva da Etnomatemática
no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa do tipo exploratória, sendo que, a organização da dissertação baseou-se no
multipaper, formato em que os Capítulos II, III e IV são organizados na estrutura de
artigo (resumo, introdução, referencial, metodologia, considerações e referências). Os
participantes desta investigação foram seis professores que ensinam Matemática e 32
estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram
que a Educação Escolar Quilombola figurou recentemente nas agendas governamentais
brasileiras; existe uma discrepância entre o que está assegurado pela Lei e o praticado,
além disso, constatamos que as pesquisas no campo da Etnomatemática e Educação
Escolar Quilombola na Chapada dos Veadeiros são incipientes, tornando-se necessárias
pesquisas acadêmicas neste campo educacional. Verificou-se, também, que os
professores têm consciência de ensinar Matemática partindo da realidade dos
estudantes, no entanto, apresentam dificuldades metodológicas, conceituais e estruturais
para ensinar Matemática mantendo a cultura quilombola bem como adaptar os livros
didáticos ao processo de vida dos estudantes quilombolas. Concluímos que, após as
atividades, a Etnomatemática mostra-se como uma prática viva nas comunidades
quilombolas e contribui para estimular o ensino de Matemática em sala de aula em uma
perspectiva socioetnocultural. Entretanto, é preciso investir em mais experiências como
essas para somar no campo do ensino das comunidades quilombolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática na perspectiva da etnomatemática em uma escola quilombola : possibilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas socioetnoculturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomatemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Quilombola School Education is a modality of Basic Education that is under
construction. The principles of this modality demand the pedagogical work developed
by the teacher respecting the traditional knowledge and practices of this social group,
the identity, culture, traditions and socio-ethnocultural practices. Therefore, teaching
Mathematics starting from the socio-ethnocultural reality, using community instruments
and including students, who on many occasions, their social experiences were at the
door of the school, is the proposal that underlies this dissertation. Therefore, the
objective of this research is to identify how a quilombola school can recognize socioethnocultural practices and use them from the perspective of Ethnomathematics in the
teaching and learning process of Mathematics. This is an exploratory qualitative
research, and the organization of the dissertation was based on the multipaper, format in
which Chapters II, III and IV are organized in the article structure (abstract,
introduction, reference, methodology, considerations and references). The participants
of this investigation were six teachers who teach Mathematics and 32 students from the
initial and final years of Elementary School. The results showed that Quilombola
School Education has recently figured on Brazilian government agendas; there is a
discrepancy between what is guaranteed by law and what is practiced, in addition, we
found that research in the field of Ethnomathematics and Quilombola School Education
in Chapada dos Veadeiros is incipient, making academic research in this educational
field necessary. It was also found that teachers are aware of teaching Mathematics
starting from the reality of the students, however, they present methodological,
conceptual and structural difficulties to teach Mathematics while maintaining the
quilombola culture as well as adapting textbooks to the life process of quilombola
students. We conclude that, after the activities, Ethnomathematics is shown as a living
practice in quilombola communities and contributes to stimulating the teaching of
Mathematics in the classroom from a socio-ethnocultural perspective. However, it is
necessary to invest in more experiences like these to add to the teaching field of
quilombola communities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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