Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veloso, Jorge das Graças | - |
dc.contributor.author | Brasil, Antonio do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:24:01Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:24:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-09 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Antonio do Carmo. Ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/ UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45305 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de democratização, expansão e interiorização do ensino superior por meio
da educação a distância, levanta reflexões sobre sua relevância inclusiva de norte a sul do Brasil.
Este trabalho tem como enfoque analisar os ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/UnB
na prática e no cotidiano dos professores licenciados na cidade de Tarauacá-Acre. Para tanto,
os referenciais teóricos e metodológicos desta dissertação situam-se em pesquisa de campo
qualitativa, através da técnica de entrevista semiestruturada em rodas de bate-papo com
professores-alunos e estudantes de escolas locais. Discute ainda, diferentes contribuições
voltadas ao entendimento do panorama da educação a distância no Brasil nos últimos anos, e
ao processo de formação de professores em Teatro por meio da EaD. Neste contexto, destacase ainda, a atuação da Universidade de Brasília-UnB no pioneirismo a ofertar cursos superiores,
que a princípio, só eram oferecidos presencialmente, considerando as especificidades, na
modalidade a distância, nas mais diversas localidades do país. Constata-se ainda que, entre os
aspectos dimensionais analisados nesta pesquisa, surge uma nova percepção sobre a educação
a distância, no que se refere à formação docente e sua relevância da interiorização às culturas
locais. Nesse sentido, os resultados dessa pesquisa evidenciam contribuições éticas, estética e
econômicas do curso de Teatro à prática pedagógica e no cotidiano pessoal e profissional dos
professores formados, refletindo no cotidiano dos alunos desses docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ecos e reflexos da graduação em Teatro EaD/ UnB na prática e no cotidiano dos professores licenciados em Tarauacá-Acre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.description.abstract1 | The process of democratization, expansion and interiorization of higher education
through distance education raises reflections on its inclusive relevance from north to south of
Brazil. This work focuses on analyzing the echoes and reflexes of the graduation in Theater
EaD/UnB in the practice and in the daily life of licensed teachers in the city of Tarauacá-Acre.
For that, the theoretical and methodological references of this dissertation are situated in
qualitative field research, through the technique of semi-structured interview in chat circles
with professors-students and students from local schools. It also discusses different
contributions aimed at understanding the panorama of distance education in Brazil in recent
years, and the process of training teachers in Theater through distance education. In this context,
we also highlight the role of the University of Brasília-UnB in the pioneering spirit of offering
higher education courses, which at first were only offered in person, considering the
specificities, in the distance modality, in the most diverse locations of the country. It is also
noted that, among the dimensional aspects analyzed in this research, a new perception arises
about distance education, with regard to teacher training and its relevance of internalization to
local cultures. In this sense, the results of this research show ethical, aesthetic and economic
contributions of the Theater course to the pedagogical practice and in the personal and
professional daily life of the trained teachers, reflecting on the daily life of the students of these
teachers. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|