DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Klein, Stefan Fornos | - |
dc.contributor.author | Vaz, Katia Cristina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:25:19Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:25:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Katia Cristina da Silva. Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior. 2022. 213 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45308 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese é avaliar como as trajetórias ocupacionais dos egressos da educação superior são afetadas por suas características pessoais, pela origem social e por fatores
relacionados às características do curso de graduação e da instituição de educação superior
(IES). Estudos indicam que a educação é o fator isolado que mais explica as oportunidades no
mercado de trabalho, mas não é o único fator. Portanto, a hipótese avaliada na tese é a de
que o efeito da conclusão da educação superior não é igual para todos, pois as possibilidades
de trajetória ocupacional e os retornos auferidos no mercado de trabalho são afetados por
marcadores sociais do egresso (sexo, cor ou raça, origem social) e por diferenças no curso
de graduação e na IES frequentada. Em termos metodológicos, a abordagem empregada é
quantitativa e, por meio das bases de dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
(Enade), do Censo da Educação Superior (Censup) e da Relação Anual de Informações Sociais
(Rais), estima-se o efeito que as características pessoais, a origem social e as características
institucionais das IES e dos cursos exercem sobre as trajetórias ocupacionais dos egressos no
Brasil. Avaliamos as trajetórias ocupacionais dos egressos durante os cinco primeiros anos
após a conclusão da educação superior. Ao longo desse período, observamos que os egressos
da educação superior seguem trajetórias ocupacionais distintas. Muitas vezes, são trajetórias
não associadas à sua área de formação ou trajetórias em ocupações que não exigem formação
de nível superior - e, também, obtêm retornos monetários diferentes. Portanto, a tese mostra
que as características pessoais, a origem social e as características do curso de graduação e da
IES estão associadas à estruturação dos resultados desiguais auferidos no mercado de trabalho,
no que diz respeito às trajetórias ocupacionais e aos rendimentos auferidos pelos egressos da
Educação Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias ocupacionais dos egressos do Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratificação horizontal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trajetórias ocupacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this dissertation is to evaluate how the occupational trajectories of higher
education graduates are a ected by their personal traits, social origin, and factors related
to the characteristics of the undergraduate course and related to the characteristics of the
higher education institution (HEI). Therefore, the hypothesis evaluated is that the e ect of
the conclusion of higher education is not the same for everyone, since the possibilities of
occupational trajectory and the returns earned in the labor market are a ected by social
markers of alumni (gender, color or race, social origin) and by di erences in the undergraduate
course and the HEI attended. In methodological terms, the approach employed is quantitative:
using the databases of the National Student Performance Exam (Enade), the Higher Education
Census (Censup) and the Annual Social Information Report (Rais), we estimate the e ect that
personal traits, social origin and institutional characteristics of the HEIs and courses have on
the occupational trajectories of graduates in Brazil. We assessed the occupational trajectories
of graduates during the rst ve years after completing higher education. Throughout this
period, we observe that higher education graduates follow distinct occupational paths. Often
they are paths not associated with their area of training or are trajectories in occupations that
do not require higher education and also obtain di erent monetary returns. Therefore, the
dissertation shows that personal traits, social origin, and characteristics of the undergraduate
course and HEI are associated with the structuring of unequal results obtained in the labor
market, with regard to occupational trajectories and income earned by HE graduates. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L’objectif de cette thèse est d’évaluer comment les trajectoires professionnelles des
diplômés de l’enseignement supérieur sont a ectées par leurs caractéristiques personnelles,
leur origine sociale et les facteurs liés aux caractéristiques du cursus et de l’établissement
d’enseignement supérieur (EES). Les études indiquent que l’éducation est le facteur qui explique
le plus les opportunités sur le marché du travail, mais ce n’est pas le seul. Ainsi, l’hypothèse
évaluée dans la thèse est que l’e et de l’achèvement de l’enseignement supérieur n’est pas
le même pour tous, puisque les possibilités de trajectoires professionnelles et les rendements
obtenus sur le marché du travail sont a ectés par les marqueurs sociaux des diplômés (sexe,
couleur ou race, origine sociale) et par les di érences dans le cursus de premier cycle et dans
l’EES fréquenté. D’un point de vue méthodologique, l’approche employée est quantitative et,
en utilisant les bases de données de l’examen national de performance des étudiants (Enade),
du recensement de l’enseignement supérieur (Censup) et du rapport annuel d’information
sociale (Rais), nous estimons l’e et que les caractéristiques personnelles, l’origine sociale et les
caractéristiques institutionnelles des EES et des cours ont sur les trajectoires professionnelles
des diplômés au Brésil. Nous avons évalué les trajectoires professionnelles des diplômés au
cours des cinq premières années suivant la n de l’enseignement supérieur. Au cours de cette
période, nous observons que les diplômés de l’enseignement supérieur suivent des parcours
professionnels distincts. Il s’agit souvent de trajectoires qui ne sont pas associées à leur domaine
de formation, ou de trajectoires dans des professions qui ne nécessitent pas d’études supérieures
- et elles obtiennent également des rendements monétaires di érents. Par conséquent, la thèse
montre que les caractéristiques personnelles, l’origine sociale et les caractéristiques du cours
de premier cycle et de la EES sont associées à la structuration des résultats inégaux obtenus sur
le marché du travail, en ce qui concerne les trajectoires professionnelles et les revenus obtenus
par les diplômés de l’enseignement supérieur. | pt_BR |
dc.contributor.email | kaa_economia@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|