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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorBatista, Iolanda Ferreira Lopes-
dc.date.accessioned2022-12-15T23:29:23Z-
dc.date.available2022-12-15T23:29:23Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.date.submitted2022-07-18-
dc.identifier.citationBATISTA, Iolanda Ferreira Lopes. Educação infantil no campo: políticas públicas e o direito das crianças. 2022. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45314-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO conceito de Educação do Campo surgiu por meio da luta dos movimentos sociais do campo contra a situação de desigualdades sociais e econômicas que se traduzem também em desigualdades educacionais. Nesse sentido, o conceito de Educação do Campo transpassa a dicotomia rural/urbana, trazendo o significado do campo como lugar de vida, educação, cultura e lazer. A escola do campo e no campo representa o direito à educação de qualidade no lugar onde vivem, assim como uma educação voltada para sua cultura e necessidades sociais. A Educação do Campo, especialmente na etapa da Educação infantil, foi por muito tempo negligenciada pelas políticas educacionais, resultando num duplo processo de exclusão para as crianças pequenas que vivem no campo, tanto por serem crianças quanto por serem do campo. Nessa perspectiva, esta pesquisa focaliza as discussões sobre as políticas públicas para a Educação infantil do Campo, pensando a respeito dos processos educativos institucionalizados. Objetiva investigar a aplicabilidade e eficácia das políticas públicas para a Educação infantil do Campo na perspectiva dos professores, considerando o direito a uma educação de qualidade no campo. Por meio de entrevistas e observações buscou-se inteirar-se dos principais dilemas e dificuldades enfrentados pelas instituições investigadas, bem como as práticas educativas e sua relação com os direitos das crianças de 0 a 6 anos que vivem no campo. A pesquisa apresenta indicativos de desigualdade na distribuição de recursos, fragilidade na estrutura física e necessidade de melhorias na formação de professores para atendimento desta modalidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação infantil no campo : políticas públicas e o direito das criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The concept of Rural Education emerged through the struggle of rural social movements against the situation of social and economic inequalities that also translate into educational inequalities. In this sense, the concept of Rural Education transcends the rural/urban dichotomy, bringing the meaning of the countryside as a place of life, education, culture and leisure. The school of countryside and in the countryside represents the right to quality education in the place where they live, as well as an education focused on their culture and social needs. Rural Education, especially in the Early Childhood Education stage, was neglected for a long time by educational policies, resulting in a double process of exclusion for young children who live in the countryside, both because they are children and because they live in the countryside. From this perspective, this research focuses on the discussions on public policies for early childhood education in the countryside, thinking about institutionalized educational processes. It aims at investigating the applicability and effectiveness of public policies for early childhood education in the countryside from the perspective of teachers, considering the right to quality education in the countryside. Through interviews and observations, we sought to learn about the main dilemmas and difficulties faced by the investigated institutions, as well as educational practices and their relationship with the rights of children aged 0 to 6 years who live in the countryside. The research presents indications of inequality in the distribution of resources, fragility in the physical structure and the need for improvements in the training for teachers to attend this modality.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:iolandaferreiralopes@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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