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dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorBarros, Euller de Sá-
dc.date.accessioned2022-12-16T21:49:09Z-
dc.date.available2022-12-16T21:49:09Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.date.submitted2022-08-31-
dc.identifier.citationBARROS, Euller de Sá. Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais: um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45329-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por objetivo investigar o efeito dos preditores da intenção de compra de cervejas artesanais a partir da utilização de um modelo estendido da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Estilo de vida Alimentar (FRL). Foram estabelecidos como preditores da intenção de compra de cervejas artesanais as variáveis: atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, consumo anterior, envolvimento alimentar, inovação alimentar e responsabilidade alimentar. O delineamento metodológico foi o de levantamento (survey) com aplicação de questionário online. A amostra da pesquisa contou com 710 casos válidos. Na análise de dados foram empregadas as técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem por equações estruturais. Os resultados apontam evidências de que as variáveis Atitudes, Consumo Anterior e Responsabilidade Alimentar exercem efeito significativo como preditoras da intenção de compra de cervejas artesanais e que a relação da Inovação com a intenção de compra é mediada pelas variáveis de atitude e consumo anterior. O modelo obtido pelo estudo explica 72% da variância da intenção comportamental. A pesquisa identificou a segmentação dos consumidores em cinco grupos com características distintas entre si. Estudos futuros podem considerar utilizar delineamentos longitudinais ou experimentais com o objetivo de verificar a existência de relações causais. Estudos qualitativos também podem ser feitos com base nos resultados encontrados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePreditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCerveja artesanalpt_BR
dc.subject.keywordTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.subject.keywordEstilo de vidapt_BR
dc.subject.keywordIntenção de comprapt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to investigate the predictors and its effects on the purchase intention of craft beers from the use of an extended model of the Theory of Planned Behavior (TPB) and the Food-Related Lifestyle (FRL). Variables established as predictors of purchase intention of craft beer were: attitudes, subjective norms, perceived behavioral control, previous purchase behavior, food involvement, food innovation and food responsibility. The methodological design was a survey with the application of an online questionnaire. Participants are Brazilian consumers, over 18 years old. The research sample had 710 valid cases. In the data analysis, exploratory factor analysis and structural equation modeling techniques were used. The results show evidence that the variables Attitudes, Past Purchase Behavior and Food Responsibility have a significant effect as predictors of the intention to purchase craft beers and that the relationship between innovation and purchase intention is mediated by attitudes and previous consumption. The model obtained by the study explains 72% of the variance of behavioral intention. The research identified the segmentation of consumers into five groups with different characteristics. Future studies may consider using longitudinal or experimental designs in order to verify the existence of causal relationships. Qualitative studies can also be done based on the results found.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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