Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Barros, Euller de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T21:49:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T21:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Euller de Sá. Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais: um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar. 2022. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45329 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve por objetivo investigar o efeito dos preditores da intenção de compra
de cervejas artesanais a partir da utilização de um modelo estendido da Teoria do
Comportamento Planejado (TCP) e do Estilo de vida Alimentar (FRL). Foram
estabelecidos como preditores da intenção de compra de cervejas artesanais as variáveis:
atitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, consumo anterior,
envolvimento alimentar, inovação alimentar e responsabilidade alimentar. O
delineamento metodológico foi o de levantamento (survey) com aplicação de questionário
online. A amostra da pesquisa contou com 710 casos válidos. Na análise de dados foram
empregadas as técnicas de análise fatorial exploratória e modelagem por equações
estruturais. Os resultados apontam evidências de que as variáveis Atitudes, Consumo
Anterior e Responsabilidade Alimentar exercem efeito significativo como preditoras da
intenção de compra de cervejas artesanais e que a relação da Inovação com a intenção de
compra é mediada pelas variáveis de atitude e consumo anterior. O modelo obtido pelo
estudo explica 72% da variância da intenção comportamental. A pesquisa identificou a
segmentação dos consumidores em cinco grupos com características distintas entre si.
Estudos futuros podem considerar utilizar delineamentos longitudinais ou experimentais
com o objetivo de verificar a existência de relações causais. Estudos qualitativos também
podem ser feitos com base nos resultados encontrados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Preditores da intenção de compra de cervejas artesanais : um estudo com base na teoria do comportamento planejado e estilo de vida alimentar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerveja artesanal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do comportamento planejado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estilo de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intenção de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to investigate the predictors and its effects on the purchase
intention of craft beers from the use of an extended model of the Theory of Planned
Behavior (TPB) and the Food-Related Lifestyle (FRL). Variables established as
predictors of purchase intention of craft beer were: attitudes, subjective norms, perceived
behavioral control, previous purchase behavior, food involvement, food innovation and
food responsibility. The methodological design was a survey with the application of an
online questionnaire. Participants are Brazilian consumers, over 18 years old. The
research sample had 710 valid cases. In the data analysis, exploratory factor analysis and
structural equation modeling techniques were used. The results show evidence that the
variables Attitudes, Past Purchase Behavior and Food Responsibility have a significant
effect as predictors of the intention to purchase craft beers and that the relationship
between innovation and purchase intention is mediated by attitudes and previous
consumption. The model obtained by the study explains 72% of the variance of behavioral
intention. The research identified the segmentation of consumers into five groups with
different characteristics. Future studies may consider using longitudinal or experimental
designs in order to verify the existence of causal relationships. Qualitative studies can
also be done based on the results found. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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