Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Campos, Beatriz Schmidt | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:01:03Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-12 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Beatriz Schmidt. Arte e vivência no planeta fome: um diálogo entre Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva. 2022. 169 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45361 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese propõe um diálogo entre literatura, pintura e música, através das obras
de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022) e Maria Auxiliadora
da Silva (1938-1974). Esse diálogo parte das seguintes perspectivas: o conceito de
escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, e de sua ampliação da literatura para as
outras artes, em uma terminologia que denominamos artevivência. O estudo da
espacialidade nas artes a partir de dois olhares: o “lugar” social e histórico onde
Carolina, Auxiliadora e Elza nascem, crescem, tornam-se artistas; e os espaços que elas
abordam em suas obras, a partir de temáticas comuns. E, a aproximação entre as três
modalidades artísticas, através do empréstimo da terminologia e dos significados de um
campo ao outro. Foi a partir desses três pontos de apoio que analisamos algumas
questões que as obras dessas artistas, contemporâneas entre si, evocam. Do ponto de
vista social, a realidade da pobreza e da marginalidade como legado da escravidão, a
visão crítica do racismo e da supremacia branca advindo da abordagem de Lélia
Gonzalez, Abdias do Nascimento e Beatriz Nascimento, entre outros. Tudo isso, a partir
de suas próprias vivências e da escuta de vivências outras, em histórias que se
(con)fundem e formam o que Evaristo denomina vertente negra e feminina de atuação
artística. Por fim, esta pesquisa pretende contribuir com os estudos entre as artes e com
a constatação de uma linha artística que se faz a partir do protagonismo feminino negro,
que questiona a realidade social expressando sua subjetividade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte e vivência no planeta fome : um diálogo entre Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Soares, Elza, 1930-2022 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Silva, Maria Auxiliadora da, 1938-1974 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canção - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis proposes a dialogue between literature, painting, and music, through
the work of Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022), and Maria
Auxiliadora da Silva (1938-1974). This dialogue begins with the following perspective:
the notion of escrevivência by Conceição Evaristo, and its amplification from literature
to the other arts, in a terminology that we call artevivência. The study of spatiality in the
arts from two points of view: the social and historical “place” where Carolina,
Auxiliadora and Elza are born, grow up, and become artists; and the places they
approach in their works through common themes. As well as the approximation between
the three artistic modalities, by borrowing the terminology and the significances from
one field to the other. It was from these three support points that we analyzed some
questions that the work of these artists, contemporaneous with each other, evoke. From
the social point of view, the reality of poverty and marginality as a legacy of slavery, the
critical view of racism and white supremacy from the approach of Lélia Gonzalez,
Abdias do Nascimento and Beatriz Nascimento, among others. All of that, from their
own experiences and the listening of other people's experiences, in stories that (con)fuse
and form what Evaristo calls the black feminine strands of artistic performance. Finally,
this research intends to contribute to the studies among the arts, with the finding of an
artistic line that forms itself through black feminine protagonism, which questions its
social reality by expressing subjectivity. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente tesis propone un diálogo entre literatura, pintura y música, a través de las
obras de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Elza Soares (1930-2022) y Maria
Auxiliadora da Silva (1938-1974). Este diálogo parte de las siguientes perspectivas: el
concepto de escrevivência, de autoría de Conceição Evaristo, y su ampliación de la
literatura para otras artes, en una terminología que llamamos artevivência. El estudio de
la espacialidad en las artes desde dos miradas: el "lugar" social e histórico en donde
Carolina, Auxiliadora y Elza nacen, crecen, se tornan artistas; y los espacios que ellas
abordan en sus obras a partir de temas comunes. Y la aproximación entre las tres
modalidades artísticas, a través del préstamo de la terminología y de los significados de
un campo a otro. Fue desde estos tres puntos de apoyo que analizamos algunas
cuestiones que las obras de estas artistas, contemporáneas entre sí, evocan. Del punto de
vista social, la realidad de la pobreza y la marginalidad como legado de la esclavitud, la
visión crítica del racismo y la supremacía blanca a partir del enfoque de Lélia Gonzalez,
Abdias do Nascimento y Beatriz Nascimento, entre otros. Todo eso, desde sus propias
vivencias y de la escucha de vivencias ajenas, en historias que se (con)funden y forman
lo que Evaristo llama vertiente negra y femenina de actuación artística. Por fin, esta
investigación pretende contribuir con los estudios entre las artes y con la constatación
de una línea artística que se hace a partir del protagonismo femenino negro, que
cuestiona la realidad social expresando su subjetividad. | pt_BR |
dc.contributor.email | bscampos@yahoo.com.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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