Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Zanetti, Matheus Delaine Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:05:37Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:05:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ZANETTI, Marcus Vinícius Gonçalves. Jogo dos investimentos: a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo. 2022. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45370 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a reforma do Ensino
Médio, novos objetos de ensino foram introduzidos de forma explícita no currículo escolar,
entre eles, a matemática financeira. Considerando esse tópico, esta dissertação foi desenvolvida
com o objetivo de analisar as potencialidades de um jogo para trabalhar com tópicos do campo
da matemática financeira junto a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede
pública de ensino do Distrito Federal, construído e sustentado por teorias que se baseiam em
técnicas e estratégias de estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática. O jogo em
análise, configura-se como um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional – ProfMat. A pesquisa produziu informações
de natureza qualitativa por meio de 4 (quatro) instrumentos: a) Questionário para diagnóstico
inicial; b) Jogo de tabuleiro, intitulado “Jogo dos Investimentos”; c) Formulário “Projeções
Futuras”; d) Roda de Conversa. A partir dessas informações, foi possível analisar a
manifestação do pensamento crítico e criativo em matemática por meio do Jogo dos
Investimentos, concluindo a sua adequação ao propósito de sua criação, bem como
identificando potencialidades e limitações no que diz respeito ao desenvolvimento do
pensamento crítico e criativo na resolução de situações-problema com matemática financeira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogo dos investimentos : a matemática financeira entrando na sala de aula do Ensino Médio sob a perspectiva do pensamento crítico e criativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the implementation of the National Curricular Common Base – BNCC and the reform of
High School, new teaching objects were explicitly introduced in the school curriculum,
including financial mathematics. Considering this topic, this dissertation was developed with
the objective of analyzing the potential of a game to work with topics in the field of financial
mathematics together with students of the 1st year of high school from a public school in the
Federal District, built and supported by theories that are based on techniques and strategies to
stimulate critical and creative thinking in mathematics. The game under analysis is an
educational product developed within the scope of the Professional Master's in Mathematics in
National Network - ProfMat. The research produced information of a qualitative nature through
4 (four) instruments: a) Questionnaire for initial diagnosis; b) Board game, entitled “Jogo dos
Investimentos”; c) “Future Projections” form; d) Conversation Wheel. From this information,
it was possible to analyze the manifestation of critical and creative thinking in mathematics
through the Investment Game, concluding its suitability for the purpose of its creation, as well
as identifying potentialities and limitations regarding the development of critical thinking and
creative in solving problem situations with financial mathematics. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Con la implementación de la Base Común Curricular Nacional – BNCC y la reforma de la
Enseñanza Media, nuevos objetos de enseñanza fueron introducidos explícitamente en el
currículo escolar, entre ellos las matemáticas financieras. Teniendo en cuenta este tema, esta
disertación se desarrolló con el objetivo de analizar el potencial de un juego para trabajar temas
en el campo de las matemáticas financieras junto con estudiantes del 1er año de secundaria de
una escuela pública del Distrito Federal, construido y apoyado. por teorías que se basan en
técnicas y estrategias para estimular el pensamiento crítico y creativo en matemáticas. El juego
bajo análisis es un producto educativo desarrollado en el ámbito de la Maestría Profesional en
Matemática en Red Nacional - ProfMat. La investigación produjo información de carácter
cualitativo a través de 4 (cuatro) instrumentos: a) Cuestionario para diagnóstico inicial; b) Juego
de mesa, titulado “Jogo dos Investimentos”; c) formulario de “Proyecciones Futuras”; d) Rueda
de conversación. A partir de esta información, fue posible analizar la manifestación del
pensamiento crítico y creativo en matemáticas a través del Juego de Inversión, concluyendo su
idoneidad para el propósito de su creación, así como identificando potencialidades y
limitaciones en cuanto al desarrollo del pensamiento crítico y creativo. en la resolución de
situaciones problema con matemáticas financieras. | pt_BR |
dc.contributor.email | matheuszanetti13@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|