Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45390
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreiaJuliodeOliveiraRocha.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Lesson study : contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Rocha, Andreia Julio de Oliveira
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Lesson Study
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: ROCHA, Andreia Julio de Oliveira. Lesson study: contribuições à formação de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo aborda a Formação de Professores de Matemática por meio d Lesson Study (LS), que é um processo de desenvolvimento profissional cuja origem é o Japão no século XX. Para concretizar a pesquisa, foram realizados estudos teóricos sobre o conhecimento e desenvolvimento profissional do professor e a formação do professor que ensina Matemática no Brasil. Igualmente, foi realizado um aprofundamento teórico sobre o Lesson Study, especialmente, na formação de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Nesse escopo, a presente pesquisa tem como objetivo geral: compreender as contribuições da LS na ampliação do conhecimento do professor sobre a disciplina que ministra e sobre as necessidades didáticas que ela impõe a sua prática docente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e interpretativa, integrando professores, estudantes e pesquisadora para a realização de um ciclo de LS. Os dados foram coletados por meio da observação participante, gravação em vídeo e em áudio das sessões, transcrições das gravações, questionários, videoaulas e diário de bordo. Vislumbrou-se a constituição de um espaço formativo e as ações de estudo, planejamento, desenvolvimento e análise da aula investigativa. Os resultados evidenciam maior entendimento por parte dos professores sobre o que é necessário observar em relação aos conteúdos, às aprendizagens, aos estudantes, antes, durante e após a elaboração e aplicação de um planejamento de aula. Os achados da pesquisa mostraram também que o LS pôde incentivar um engajamento destes professores no sentido de compreenderem a importância da elaboração de estratégias com um foco na didática e em diferentes contextos, minimizando entraves de formação profissional.
Abstract: This study addresses Mathematics Teacher Training through Lesson Study (LS), which is a professional development process whose origin is Japan in the 20th century. To carry out the research, theoretical studies were carried out on the knowledge and professional development of the teacher and the training of the teacher who teaches Mathematics in Brazil. Likewise, a theoretical deepening was carried out on Lesson Study, especially in the training of teachers who work in the final years of elementary school. In this scope, the present research has as general objective: to understand the contributions of SL in the expansion of the professor's knowledge about the discipline he teaches and about the didactic needs that it imposes on his teaching practice. Therefore, a qualitative and interpretative research was developed, integrating professors, students, and researcher to carry out a SL cycle. Data were collected through participant observation, video and audio recording of the sessions, transcripts of recordings, questionnaires, video classes and a logbook. The constitution of a training space and the actions of study, planning, development, and analysis of the investigative class were envisioned. The results show a greater understanding on the part of the teachers about what is necessary to observe in relation to the contents, the learning, the students, before, during and after the elaboration and application of a lesson plan. The research findings also showed that the SL could encourage these teachers to engage to understand the importance of developing strategies with a focus on didactics and in different contexts, minimizing obstacles to professional training.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.