Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Reinouds Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T19:06:24Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T19:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Reinouds Lima. Avaliação emancipatória da política pública de educação profissional e tecnológica a partir das memórias do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45392 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese remonta através das memórias dos primeiros servidores do Instituto Federal do
Maranhão – Campus Imperatriz o início das ações de educação profissional na região
Sudoeste do Estado do Maranhão, em especial, na cidade de Imperatriz, e propõe a
avaliação dessa política pública de educação no âmbito local. A educação profissional
possui em sua historicidade elementos determinantes para melhor compreensão de seu
desenvolvimento e efetivação em diferentes cenários da história da educação brasileira,
repercutindo na atuação das instituições e na práxis de seus educadores. Detemo-nos em
compreender esses aspectos históricos como determinantes para a consolidação de um
modelo de educação profissional que se mostrou distante das necessidades das classes
populares atendidas pelas instituições de educação profissional, em especial, as
Instituições Federais de ensino. A intensa relação entre mercado de trabalho e
profissionalização tem determinado historicamente a oferta e o desenvolvimento de ações
de educação profissional, face a avanços e retrocessos da legislação educacional no
tocante à estruturação de uma política pública de educação profissional que supere o
dualismo estrutural presente na concepção dessa política no Brasil. A criação dos
Institutos Federais propõe a possibilidade de rompimento com a feição historicamente
liberal e excludente da educação pública e da educação profissional, delineando um
caráter progressista para a nova educação profissional, a partir da Lei 11.892 (BRASIL,
2008), que criou os Institutos Federais e reorganizou toda as ações da rede de educação
profissional no Brasil. O Campus Imperatriz, em sua trajetória de 35 anos, vivenciou as
mudanças recentes da educação profissional, oferecendo ao pesquisador condições de
analisar e avaliar o desenvolvimento da educação profissional na instituição,
correlacionando as memórias e percepções dos atores sociais envolvidos na execução da
política pública e possibilitando a utilização da metodologia de Avaliação Emancipatória
proposta por Saul (2006) em três eixos: Descrição da Realidade, Crítica da Realidade e
Criação Coletiva. A aplicação da metodologia de avaliação emancipatória forneceu
elementos para as inferências do pesquisador e elevou os entrevistados à condição de
avaliadores da política pública, rompendo com as metodologias tradicionais de avaliação
centradas na análise de indicadores. A pesquisa desenvolvida e a metodologia aplicada
revelaram fatores que impedem o avanço das políticas de educação profissional em
tempos recentes, destacando-se elementos históricos da própria instituição estudada e a
dificuldade de compreensão da nova concepção de política pública, permeada por fatores
estruturais da educação brasileira que também impedem a execução de políticas
educacionais que emancipem as pessoas e promovam maior justiça social, ante um
quadro histórico de latente exclusão educacional no Brasil. Os resultados da pesquisa
apontaram para a latente contradição existente entre a nova concepção da educação
profissional e os elementos de resistência e tradição presentes nas instituições egressas
da institucionalidade anterior, provocando cisões internas e dificuldades ao trabalho
coletivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação emancipatória da política pública de educação profissional e tecnológica a partir das memórias do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis goes back through the memories of the first servants of the Instituto Federal do
Maranhão – Campus Imperatriz the beginning of the actions of professional education in
the Southwest region of Maranhão state, especially in Imperatriz city, and proposes the
evaluation of this public policy of education in the local scope. In their historicity,
professional Education has decisive elements for a better understanding of their
development and effectiveness in different scenarios in the history of Brazilian education,
affecting the of institutions’ performance on the praxis of their educators. We focus on
understanding understand these historical aspects as determinants for the consolidation of
a professional education model that proved to be distant from the popular classes needs,
attended by professional education institutions, especially Federal Institution. The intense
relationship between the labor market and professionalization has historically determined
the offer and development of professional education actions, in the face of advances and
setbacks of educational legislation regarding the structuring of a public policy for a
professional education that overcomes the structural dualism present in the conception of
brazilian policy. The Federal Institutes creation proposes the possibility of breaking with
the historically liberal and excluding feature of public education and professional
education, outlining a progressive character for the new professional Education, by Law
11.892 (BRASIL, 2008), which created the Federal Institutes and reorganized all the
actions of the professional education network in Brazil. Campus Imperatriz, in their 35-year
trajectory, has experienced recent changes in professional education, offering the
researcher conditions to analyze and evaluate the development of professional education
in the institution, correlating the memories and perceptions of the social actors involved in
the public policy execution and favoring the Emancipatory Evaluation methodology,
proposed by Saul (2006) in three axes: Description of Reality, Critique of Reality and
Collective Creation. In addition, it provides elements for the researcher's inferences,
breaking with the traditional methodologies of public policy evaluation focused on the
analysis of indicators. The research developed and the methodology applied revealed
factors that prevent the advancement of professional education policies in recent times,
highlighting historical elements of the institution studied and the difficulty of understanding
the new conception of public policy, permeated by structural factors of brazilian education.
That also prevent the implementation of educational policies that emancipate people and
promote greater social justice, in the face of a historical framework of latent educational
exclusion in Brazil. The research results pointed to the latent contradiction between the
new conception of professional education and the elements of resistance and tradition
present in the institutions that emerged from the previous institutionality, causing internal
divisions and difficulties in collective work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|