Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45405
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VirginiaManfrinatoCavalcante.pdf20,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Miguel Gally de-
dc.contributor.authorCavalcante, Virginia Manfrinato-
dc.date.accessioned2022-12-29T22:44:02Z-
dc.date.available2022-12-29T22:44:02Z-
dc.date.issued2022-12-29-
dc.date.submitted2022-07-08-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Virginia Manfrinato. Transborda Brasília: expografia e arquitetura. 2022. 64 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45405-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO projeto expográfico apresenta-se como um campo fronteiriço entre a arquitetura e a arte, mediado pela curadoria, determinado pelo espaço dado e, finalmente, confrontado pelo espectador. Cabe ao arquiteto a concepção e o estímulo ao passeio pelo caminho que é particular a cada observador. Esse estímulo é determinado pela edificação que recebe a exposição e é pontuado com surpresas, marcações simbólicas, perspectivas e conceitos curatoriais que conduzem e provocam o olhar. O estudo pretende compreender como o projeto expográfico provoca o espectador, define ambiências e contribui para a forma como ele vai entrar em contato com a curadoria e com as obras. Como estudo de caso, farei um relato de minha experiência profissional à frente do projeto expográfico do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea realizado em 2015, 2016 e 2018, cujos acervos foram inteiramente renovados a cada edição, reunindo artistas do Distrito Federal e entorno, e cuja realização foi feita por diferentes grupos de curadores ao longo dos anos. Abordaremos a terceira e última edição, que foi montada na galeria Acervo da Caixa Cultural Brasília por esta oferecer variados elementos de análise — como número reduzido de artistas —, permitindo, assim, a inclusão de mais obras por artista e, sobretudo, pelos critérios que nortearam a expografia, critérios baseados na materialidade dos trabalhos expostos e em sua discursividade, para além das inerentes características espaciais geradas por cada obra.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransborda Brasília : expografia e arquiteturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArquiteturapt_BR
dc.subject.keywordExpografiapt_BR
dc.subject.keywordCuradoriapt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - arquiteturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The expographic project presents itself as a border area between architecture and art, which is brokered by the curatorship, established by the space given, and, finally challenged by the spectator. On the one hand, the role of the architect is related to the conception and the encouragement to a ride. On the other hand, the path is a particular way of each observer. This encouragement is determined by the building that hosts the exhibition and it is with punctuated by surprises, symbolic tagging, curatorial perspectives and concepts that lead and provoke the spectator’s view. This study intends to understand how the expographic project teases the spectator, defines the ambiences and contributes to the way he/she will get in touch with the curatorship and the artwork. This case study reports my own professional experience in charge of the expographic project of Transborda Brasília Exhibition – Contemporary Art Award that was hold in 2015, 2016 and 2018. The collections were totally renewed to each edition, compiling artist of Federal District (DF) and vicinities and this renovation was made by different groups of curators along the years. This research focused on the third and last edition, that was set up at the gallery Acervo da Caixa Cultural Brasília (Caixa Cultural Brasília’s Collection). This gallery was chosen because it offers many elements of analysis, such as the reduced number of artists which allowed the inclusion of more artwork by each artist and mainly due to the criteria that guided the expography, based on the materiality of each artwork and the discursivity beyond its spatial intrinsic characteristics.pt_BR
dc.contributor.emailvirginiamanfrinato@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.