Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Miguel Gally de | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Virginia Manfrinato | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T22:44:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T22:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Virginia Manfrinato. Transborda Brasília: expografia e arquitetura. 2022. 64 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45405 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto expográfico apresenta-se como um campo fronteiriço entre a arquitetura e a arte, mediado pela curadoria, determinado pelo espaço dado e, finalmente,
confrontado pelo espectador. Cabe ao arquiteto a concepção e o estímulo ao passeio
pelo caminho que é particular a cada observador. Esse estímulo é determinado pela
edificação que recebe a exposição e é pontuado com surpresas, marcações simbólicas, perspectivas e conceitos curatoriais que conduzem e provocam o olhar. O estudo pretende compreender como o projeto expográfico provoca o espectador, define
ambiências e contribui para a forma como ele vai entrar em contato com a curadoria
e com as obras.
Como estudo de caso, farei um relato de minha experiência profissional à frente do projeto expográfico do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea
realizado em 2015, 2016 e 2018, cujos acervos foram inteiramente renovados a cada
edição, reunindo artistas do Distrito Federal e entorno, e cuja realização foi feita por
diferentes grupos de curadores ao longo dos anos. Abordaremos a terceira e última
edição, que foi montada na galeria Acervo da Caixa Cultural Brasília por esta oferecer
variados elementos de análise — como número reduzido de artistas —, permitindo,
assim, a inclusão de mais obras por artista e, sobretudo, pelos critérios que nortearam
a expografia, critérios baseados na materialidade dos trabalhos expostos e em sua discursividade, para além das inerentes características espaciais geradas por cada obra. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transborda Brasília : expografia e arquitetura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - arquitetura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The expographic project presents itself as a border area between architecture
and art, which is brokered by the curatorship, established by the space given, and, finally challenged by the spectator. On the one hand, the role of the architect is related
to the conception and the encouragement to a ride. On the other hand, the path is
a particular way of each observer. This encouragement is determined by the building
that hosts the exhibition and it is with punctuated by surprises, symbolic tagging, curatorial perspectives and concepts that lead and provoke the spectator’s view. This study
intends to understand how the expographic project teases the spectator, defines the
ambiences and contributes to the way he/she will get in touch with the curatorship
and the artwork.
This case study reports my own professional experience in charge of the expographic project of Transborda Brasília Exhibition – Contemporary Art Award that was
hold in 2015, 2016 and 2018. The collections were totally renewed to each edition,
compiling artist of Federal District (DF) and vicinities and this renovation was made by
different groups of curators along the years. This research focused on the third and last
edition, that was set up at the gallery Acervo da Caixa Cultural Brasília (Caixa Cultural
Brasília’s Collection). This gallery was chosen because it offers many elements of analysis, such as the reduced number of artists which allowed the inclusion of more artwork
by each artist and mainly due to the criteria that guided the expography, based on the
materiality of each artwork and the discursivity beyond its spatial intrinsic characteristics. | pt_BR |
dc.contributor.email | virginiamanfrinato@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|