Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D'Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Sá, Leonardo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T22:45:00Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T22:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Leonardo Alves. “A África não existe”: imagem e representação visual nas fotografias de Ryszard Kapuściński. 2022. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45408 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro da necessidade de discutir os modelos de representação visual no contexto
de criação, fruição e consumo de imagens, a dissertação parte das aproximações
entre artes visuais e comunicação com base nas perspectivas documentais,
expressivas e estéticas do catálogo da exposição de fotografias África en la Mirada,
editado em 2010 pela Associação de Jornalistas Europeus, e que aborda a jornada
do escritor polonês Ryszard Kapuściński no continente africano no período de 1962
até o ano 2000. Há uma correlação iconográfica direta entre o seu trabalho e o
grande vazio imagético a respeito da representação daquele continente. O objetivo
é investigar aspectos da poética e da significação que envolvem o estatuto das
representações visuais e a perspectiva que orienta determinada percepção de
mundo. O objeto de estudo é o processo de criação e a significação das fotografias
da exposição. O eixo teórico atravessa a generalização histórica da representação
visual presente na obra de Kapuściński, e é discutido de modo analítico com o
recorte direcionado ao objeto. O procedimento teórico-metodológico trabalha a
fotografia em torno da significação e da relação com o referente, partindo do
princípio que as imagens carregam consigo ampla carga simbólica e se
estabelecem como um campo do saber em movimento. Para indicar os elementos
intertextuais presentes nas imagens, articulam-se os signos fotográficos e os signos
linguísticos a partir das suas relações intersemióticas. Como sintoma do que as
imagens evidenciam, a África presente na obra de Ryszard Kapuściński faz parte
do imaginário produzido pelo europeu e não existe de fato. A conexão mais
profunda que se pode fazer é com o sujeito que a produz, as fotografias são sua
forma de representação com base no exotismo e na subalternização e não validam
as formas de existência sobre um espaço e nem podem defini-las. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “A África não existe” : imagem e representação visual nas fotografias de Ryszard Kapuściński | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação textual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica - artes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kapuściński, Ryszard, 1932-2007 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is urgent to discuss the models of visual representation in the context of creation,
enjoyment and consumption of images, so the research starts from the
approximations between visual arts and communication based on documentary,
expressive and aesthetic perspectives from the catalog of the exhibition of
photographs África en la Mirada, which shows the journey of Polish writer Ryszard
Kapuściński on the African continent, from 1962 to the early 2000s. There is a direct
iconographic correlation between his work and the great lack of images about the
representation of that continent. The objective is to investigate aspects of poetics
and meaning that involve the statute of visual representation and the perspective
that determines the perception of the world. The object of study is the creation
process and the meaning of the photographs in the exhibition. The theoretical basis
goes through the historical generalization of the visual representation presented in
Kapuściński work and is discussed analytically with a focus on the research object.
The methodological procedure works on the meaning of the photograph and the
relationship between the sign and the reference, and assumes that images carry
great symbolism and are an area of research in motion. To indicate the intertextual
elements presented in the images, the photographic signs and the linguistic signs
are articulated from their intersemiotic relationships. As a symptom of what the
images show, the Africa in Kapuściński's work is part of the imagination produced by
the European and does not actually exist; the deepest connection that can be made
is with the subject who produces it, it is their form of representation based on exotic
images and subalternity and they do not validate all forms of existence over a space
and cannot even define them. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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