Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Gustavo Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T19:46:05Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T19:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Gustavo Lopes. Pesquisa-formação com professoras de Ciências e Biologia: uma perspectiva hermenêutico-narrativa. 2020. 271 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45501 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na tese investigamos a formação de professoras de Ciências e Biologia na
Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – campus Ceres. A abordagem
(auto)biográfica foi o fundamento epistemológico, teórico e metodológico para irmos
ao encontro de sete professoras, ex-estudantes dessa licenciatura, buscando pelos
sentidos de suas experiências, especificamente aquelas vividas na formação inicial.
Procuramos responder os questionamentos: Como as professoras se apresentam em
suas histórias de vida? O que essas docentes sinalizam como contribuição do
contexto formativo para sua formação pessoal e profissional? Como o IF Goiano e a
Licenciatura em Ciências Biológicas compareceram nas suas experiências narradas?
Metodologicamente, realizamos a promoção de sete encontros com as docentes,
constituindo um grupo de trabalho, dedicado à escrita, partilha e edição de narrativas
autobiográficas, e ao longo disso, promovemos um dispositivo de pesquisa-formação.
A hermenêutica filosófica e a análise entre tempo e narrativa de Paul Ricoeur exerceu
grande influência sobre a nossa tese. Assim, nas narrativas compreendemos que os
acontecimentos estiveram de forma presente, porém alguns já aconteceram, e por
isso, voltam-se ao passado enquanto outros ainda não aconteceram, portanto,
projetam-se no futuro. Reconfiguramos as histórias das docentes a partir da nossa
interpretação, construindo uma trama composta em três tempos: presente do
passado, presente do presente e presente do futuro. No presente do passado estão
as imagens-vestígios recuperadas pela memória das narradoras, emergindo imagens
da infância, dos tempos de escola, das primeiras professoras e dos percursos que as
levaram a optarem pela Biologia. O presente do presente é o tempo da configuração
das histórias de vida, da escuta sensível, da partilha e da edição solidária das
narrativas no grupo, alcançando, coletivamente, compreensões relacionadas à
formação inicial. No presente do futuro trazemos as imagens-sinais que as
professoras projetaram a partir da escrita de suas narrativas, enquanto expectativa.
Após esse primeiro olhar, realizamos um segundo olhar voltado à paisagem exterior
estabelecendo relações entre as várias dimensões das histórias de vida com o
contexto sócio-histórico. Essas relações nos ajudaram a compreender o processo de
formação docente na Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano de Ceres.
Pela constante busca de autonomização as professoras reconheceram o valor do IF
Goiano em seus processos formativos, apontando que a interiorização dos institutos
tem funcionado como uma exitosa política educacional que visa a democratização da
educação e a justiça social. O IF Goiano, ao se atentar às demandas do ensino de
ciências da região de Ceres permitiu que nossas professoras pudessem se formar e
permanecer no interior do País, retornando às salas de aula da educação básica os
conhecimentos adquiridos na formação inicial e continuada. Desse modo, a
verticalização do ensino superior para a pós-graduação possibilitou a formação
continuada das professoras, fazendo-as assumirem para si a responsabilidade por
suas qualificações profissionais. O tema da formação de professores nos IFs é um
caminho ainda por ser feito. Por meio do dispositivo de pesquisa-formação propomos
pensar a formação de maneira a intervir efetivamente na profissão docente, o que
passa pela escuta sensível dos licenciandos; pela construção de um currículo que
tenha espaço de partilha de experiências entre os estudantes, os formadores e as
escolas e; pela formação continuada, instituindo uma co-formação mais horizontal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pesquisa-formação com professoras de Ciências e Biologia : uma perspectiva hermenêutico-narrativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hermenêutica filosófica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the doctoral dissertation, we investigated the training of Science and Biology women
teachers in the licentiate degree in Biological Sciences of the Goiano Federal Institute
– campus Ceres. The (auto)biographical approach was the epistemological, theoretical
and methodological foundation to meet seven women teachers, former students from
that licentiate course, in search for the meaning of their experiences, specifically those
ones experienced in the initial training. We tried to answer the following questions: How
do the teachers show themselves in their life histories? What do the teachers present
as contributions from the training context to their personal and professional training?
How did the Institute and the licentiate degree in Biological Sciences show up in their
narrated experiences? Methodologically, we carried out the promotion of seven
meetings with the teachers, making up a working group dedicated to the writing,
sharing and edition of autobiographical narratives and throughout the meetings we
promoted a research-training device. The philosophical hermeneutics and the analysis
between time and narrative by Paul Ricoeur had a great influence on our dissertation.
Therefore, in the narratives, we understood that the events were in a present way, but
some of them had already happened and that is why they get back to the past while
others have not happened yet, thus, they project themselves in the future. We
reconfigured the histories of the teachers from our interpretation by making a plot
compound in three times: present of the past, present of the present and present of
the future. In the present of the past there are the impression-images recovered by the
narrators’ memory, emerging from childhood, school times, first teachers and routes
which took them to choose Biology. The present of the present is the time of
configuration of the life histories, sensitive listening, sharing and supportive edition of
the narratives in the group, achieving, collectively, understandings related to the initial
training. In the present of the future we bring the sign-images which the teachers
projected from the writing of their narratives as an expectation. After that first glance,
we carried out a second one directed to an external view establishing relations among
the several dimensions of the life histories with the socio-historical context. Those
relations helped us understand the process of teacher training in the licentiate course
in Biological Sciences of the Goiano Federal Institute – campus Ceres. Through the
constant search for autonomy, the teachers recognized how worthy the Institute was
in their training processes by showing that the interiorization of the institutes has
worked as a winning education policy which aims the democratization of education and
social justice. The Institute, observing the demands of the science teaching around the
city of Ceres enabled our teachers to have a degree and remain in the countryside,
taking to the basic education classrooms the knowledge acquired in the initial and
continued training. Therefore, the verticalization of higher education for graduate
studies enabled the teachers to have a continued training and make them assume the
responsibility for their professional qualification. The topic of teacher training at the
Federal Institutes is still a long path to be taken. Through the research-training device,
we proposed to regard the training as a way to intervene effectively in the teaching
profession, by passing through the sensitive listening of the undergraduate students;
the construction of a curriculum with a space for sharing the experiences among the
students, trainers and schools; and at last, the continued training, establishing a more
horizontal co-training. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|