Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45515
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SanziaFernandesBarroso.pdf20,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percursos diários : retratos da acessibilidade na Universidade de Brasília, os seus rumos e contornos para a inclusão das pessoas com deficiência
Autor(es): Barroso, Sânzia Fernandes
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Acessibilidade
Capacitismo
Pessoas com deficiência
Educação superior
Data de publicação: 18-Jan-2023
Referência: BARROSO, Sânzia Fernandes. Percursos diários: retratos da acessibilidade na Universidade de Brasília, os seus rumos e contornos para a inclusão das pessoas com deficiência. 2022. 242 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No contexto acadêmico, os estudos sobre deficiência ganharam contornos específicos os quais se alternam entre discussões que se centram nos saberes biomédicos e aquelas que almejam ampliar este olhar, deslocando a deficiência do corpo lesionado e atrelando-a às barreiras socioculturais e à experiência da abjeção. Nesses novos trânsitos, esta pesquisa, fundamentada no campo teórico do modelo social, traz um registro da acessibilidade no ensino superior à luz do capacitismo. A escolha pelo tema justifica-se pela insurgência de se aproximar da deficiência enquanto expressão da questão social, fenômeno ainda periférico nos debates trazidos pelas Ciências Humanas e Sociais. Optou-se por um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa com a combinação de texto etnográfico e visual para retratar e compreender o objeto de análise que se centra na acessibilidade arquitetônica na Universidade de Brasília (UnB). Por meio da construção de uma abordagem empírica condicente com compromissos históricos, éticos e políticos urgentes de reflexões face à opressão e à exclusão a que estão sujeitas as pessoas com deficiência, busca-se responder se a UnB é um retrato da invisibilidade das múltiplas formas de ser e estar deficiente no chão da universidade. Os resultados obtidos evidenciam que embora a UnB tenha uma Política de Acessibilidade, no intuito de zelar pela aplicação da legislação, o que se propõe ainda está preso no campo teórico das resoluções, bem como nas ações pontuais e meramente adaptativas, o que demonstra a necessidade desta Universidade refletir sobre a sua própria história e sobre as práticas inclusivas que realiza.
Abstract: In the academic context, studies on disability have gained specific contours that alternate between discussions centered on biomedical knowledge and those that aim to broaden this view, displacing disability from the bodily impairment and linking it to sociocultural barriers and the experience of the abject body. In these new transits, this research, based on the theoretical field of the social model, brings a reflection of accessibility in higher education in the light of ableism. The choice of the theme is justified by the insurgence of approaching disability as an expression of the social issue, a phenomenon still peripheral in the debates brought up by the Human and Social Sciences. We opted for an descriptive-exploratory study of qualitative approach with a combination of ethnographic and visual text to portray and understand the object of analysis that focuses on architectural accessibility at the University of Brasília (UnB). Through the construction of an empirical approach consistent with historical, ethical and political commitments of urgent reflections on the oppression and exclusion to which disabled people are subjected, we seek to answer whether the UnB is a portrait of the invisibility of the multiple forms of being disabled on the university floor. The results obtained show that although the UnB has an Accessibility Policy, in order to ensure the application of legislation, what is proposed is still stuck in the theoretical field of resolutions, as well as in occasional and merely adaptive actions, which demonstrates the need for this UnB to reflect on its own reality and on the inclusive practices it carries out.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.