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dc.contributor.advisorBaroneza, José Eduardo-
dc.contributor.authorAquino, Tatiane Araújo-
dc.date.accessioned2023-01-20T17:42:56Z-
dc.date.available2023-01-20T17:42:56Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.date.submitted2022-09-18-
dc.identifier.citationAQUINO, Tatiane Araújo. Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio na abordagem de temas de Ecologia utilizando o método instrução por pares. 2022. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45558-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa educação básica brasileira o ensino de Biologia tem ocorrido predominantemente pelo método da aula expositiva dialogada, por meio do qual o conhecimento é transmitido oralmente pelo professor aos alunos, com possibilidade de diálogo entre esses a fim de promover a aprendizagem. O método expositivo, entretanto, tem sido questionado quanto a sua eficácia uma vez que desestimula o desenvolvimento de competências tais como a autonomia, a proatividade, o trabalho colaborativo. A proposta de inserir métodos ativos nas aulas de Biologia permite que o estudante seja protagonista na construção de seu conhecimento. O método ativo Instrução por Pares possibilita a interação entre os estudantes de forma que se auxiliem mutuamente contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e interativa. Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de 84 estudantes da 1a e 3a séries do ensino médio, matriculados no Colégio Estadual Complexo 07, do município de Planaltina, estado de Goiás, submetidos aos métodos da Aula Expositiva Dialogada e da Instrução por Pares. Na primeira etapa da pesquisa foi abordado tema de Ecologia “O homem e o meio ambiente”, com os conteúdos inversão térmica, camada de ozônio e efeito estufa, por meio de aulas expositivas. Na sequência, 42 estudantes escolhidos aleatoriamente foram convidados a responder um questionário a respeito da motivação e percepção da aprendizagem. Na segunda etapa, o tema “O homem e o meio ambiente” com destaque nos conteúdos: eutrofização, desmatamento, queimadas, lixo, biomagnificação e bioacumulação foi abordado utilizando o método de ensino da Instrução por Pares, e outros 42 estudantes foram convidados a responder o mesmo questionário. Para a interpretação dos dados, as taxas de respostas foram tabuladas e comparadas utilizando o teste Exato de Fisher (95%IC). Nos resultados não foram encontradas diferenças significativas na motivação e na percepção de aprendizagem diante dos dois métodos aplicados, o que nos encoraja a mudança das nossas práticas pedagógicas, já que o método ativo não impactou negativamente, o que podemos considerar que de certa forma os estudantes estão abertos à possibilidade de inserção de novos métodos de ensino, especialmente, aqueles que promovem a aprendizagem ativa e sejam um facilitador para o processo de aprendizagem para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMotivação e percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio na abordagem de temas de Ecologia utilizando o método instrução por parespt_BR
dc.title.alternativeMotivation and the learning perception from high school students approaching on Ecology themes using the active peer instruction methodpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEcologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInstrução por parespt_BR
dc.description.abstract1In Brazilian basic education, the teaching approach of Biology has predominantly taken place through the method of classes with expository dialog, which knowledge is transmitted orally by the teacher directly to the students, with the possibility of dialogue between them to promote the learning process. The expository method, however, has been questioned as to its effectiveness since it discourages the development of competences such as autonomy, proactivity and collaborative work. The proposal to insert active methods in Biology classes allows the student to be a protagonist in the construction of their own knowledge. The active Peer Instruction method allows students to interact in a way that one helps the other, contributing to a more effective and interactive learning process. This study aimed to compare the motivation and learning perception from 84 students from the 1st and 3rd grades of high school, enrolled at Colégio Estadual Complexo 07, located in the municipality of Planaltina, state of Goiás, Brazil, submitted to the methods of the Exposition Dialogue and the Peer Instruction methods. In the first stage of the research, the Ecology theme “Man and the environment” was addressed, with the contents of thermal inversion, ozone layer and greenhouse effect, through expository classes. Subsequently, 42 randomly chosen students were invited to answer a questionnaire about the motivation and learning perception. In the second stage, the theme "Man and the environment" with emphasis on the contents: eutrophication, deforestation, fires, garbage, biomagnification and bioaccumulation were approached using the Peer Instruction teaching method, and another 42 students were invited to respond the same questionnaire. For data interpretation, response rates were tabulated and compared using Fisher's Exact test (95%IC). According to the results, no significant differences were found in motivation and learning perception, despite of the implemented method which encourages us to change our pedagogical practices. As the active method did not have a negative impact, it can be considered that in a certain way the students are open to the possibility of introducing new teaching methods, especially those that promote active learning and facilitate the learning process for students.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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