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Título: Extensão de classes sequenciais de estimulo através de escolha de acordo com o modelo : papel do número de sequenciais de aprendizagem e do número de dimensões presentes
Autor(es): Lima, Suzana Maria Valle
Orientador(es): Todorov, João Claudio
Assunto: Psicologia - pesquisa
Estímulos comportamentais
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: LIMA, Suzana Maria Valle. Extensão de classes sequenciais de estimulo através de escolha de acordo com o modelo: papel do número de sequenciais de aprendizagem e do número de dimensões presentes. 1979. x, 101 f., il. Dissertação Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 1979.
Resumo: Dezoito universitários (catorze do sexo feminino e quatro do sexo masculino), aprenderam a apontar sequencialmente para os elementos de duas sequências de estímulos visuais (pares de triângulos com diferentes orientações espaciais). Uma vez que as sequências eram compostas de dois membros, este treino estabeleceu classes de estímulo "primeiros elementos" e "segundos elementos". A seguir, através do procedimento de escolha de acordo com o modelo, os sujeitos foram treinados a apontar para um dos estímulos de uma sequência desconhecida quando o estímulo-amostra fosse um primeiro elemento de uma das sequências de aprendizagem e para o outro estímulo se o estímulo-amostra fosse o segundo elemento de uma daquelas sequências. Este treino tinha por finalidade agregar os membros das sequências desconhecidas as classes de estímulo formadas no treino anterior. Metade dos sujeitos realizou todo o treino descrito acima com apenas uma dimensão disponível (orientação dos triângulos) e a outra metade com duas (orientação +côr). Apôs o treino em escolha, os sujeitos foram submetidos a um teste com as sequências desconhecidas. Entretanto, apenas dois sujeitos (do grupo com uma dimensão) apontaram estes estímulos como se poderia prever se tivessem se agregado as classes de estímulo já formadas. Além disso, foi realizado outro teste, ao fim do experimento, para determinar que dimensão estivera controlando o comportamento dos sujeitos durante o experimento. Este teste mostrou que o grupo com duas dimensões teve seu comportamento mais fortemente controlado por "cor" que orientação, principalmente durante o treino em escolha. Os resultados indicaram que: 19) com apenas d0uas sequências de aprendizagem, toma-se difícil o estabelecimento de equivalências de estímulo (através de escolha) e consequentemente, o sucesso no teste de transferência ; discute-se o papel que regras implícitas, derivadas das duas sequências de aprendizagem, poderiam ter sobre esta transferência; 29) o número de dimensões de treino não influencia, de modo significativo, o sucesso na transferência; entretanto, sugere-se que a utilização de mais do que uma dimensão contribua para tornar mais distintos os contextos em que se realizam as tarefas de sequência e de escolha e que portanto, o sucesso na transferência seja mais provável quando se usa apenas uma dimensão.
Abstract: Eighteen college students (fourteen females and four males), learned to point sequentially to the elements of two sequences of visual stumuli (pairs of triangles with different spatial orientations). This training established "first elements" and "second elements" stimulus classes of since the sequences were composed of two members. Using a matching-to-sample procedure,the subjects were then trained to point to one of the stimuli of one unknown sequence when the sample-stimulus was a first element of one of the training sequences and to the other if the sample-stimulus was a second element of one of those sequences. The object of this training was to add the memvers of the new sequences to the stimulus classes formed in the preceding training. Half of the subjects went through all the training described above with only one available stimulus dimension (triangle orientation) and the other half with two (orientation and color). After the training in matching-to-sample, the subjects were tested with the unknown sequences. Only two subjects (from the group which worked with one dimension ) pointed to these stimuli as would be predict if they had added to the stimulus classes already formed. At the end of the experiment, another test was used, in order to determine which dimension was controlling the subjects behavior during the training period. This test demonstrated that the behavior of the group with two dimensions was controlled more strongly by color than by orientation, mainly during matching-to-sample. The results indicated that: 19) with only two sequences of training, the establishment of equivalence between stimuli (through matching) and consequently, the success in the transfer test becomes difficult; the effect that implicit rules originated by the training sequences has uppon this transfer is discussed; 29) the number of training dimensions does not contribute in a significant way to the success of the transfer. It is suggested that the use of more than one dimension makes the contexts more distinct when the sequences and the matches are learned ; this fact could make the success in the transfer more likely when only one dimension is used.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, 1979.
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