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dc.contributor.advisorMariana, Fernando Bomfim-
dc.contributor.authorCordeiro, Luana Macedo-
dc.date.accessioned2023-01-20T22:21:25Z-
dc.date.available2023-01-20T22:21:25Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Luana Macedo. Amor romântico e relacionamento amoroso em perspectiva: processos formativos construídos com mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão. 2022. 199 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45574-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi compreender as perspectivas de amor romântico e relacionamento amoroso produzidas com as mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão. Como objetivos específicos da pesquisa, realizou-se três oficinas de extensão de caráter formativo com as mulheres da Universidade de Brasília, que possibilitaram a identificação dos processos formativos emergidos a partir da realização das oficinas de extensão, assim como das perspectivas sobre amor romântico e relacionamento amoroso produzidas com as mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensão. Como ponto de partida, a pesquisa apresentou uma proposta crítica de conceituação aos conceitos-chave da pesquisa, que foram tensionados face a marcadores sociais da diferença. Ademais, a dissertação apresentou o estado da arte dos conceitos-chave, assim como a revisão sistemática de literatura, em que foram identificadas as lacunas que essa pesquisa procurou suprir. Como percurso metodológico, essa pesquisa apoiou-se na imbricação das perspectivas de pesquisa-formação e metodologia de história e narrativa de vida, as quais embasaram a construção de oficinas de extensão, ocorridas entre setembro e outubro de 2021, orientadas pelas técnicas de pesquisa gameplay e trabalho biográfico com objetos. As dezenove mulheres participantes dos três eventos de extensão conformaram a processos formativos que constroem conhecimento sobre as temáticas de amor romântico e relacionamento amorosos de modo crítico, democrático e horizontal. Dos temas geradores, emergiram dez subcategorias, a partir da interação das mulheres participantes dos encontros: (a) tecnologias de gênero, (b) desconstrução, (c) dissidência, (d) violência, (e) dependência afetiva, (f) religião cristã, (g) relacionamento saudável; (h) superação de dificuldades em casal, (i) dispositivo materno e (j) superação. Como considerações finais, a pesquisa demonstrou a necessidade de politização dos afetos e dos temas da intimidade em contextos laborais e estudantis universitários e constitui-se como passo embrionário para a possibilidade de construção de um diálogo permanente e radical, mediante uma experiência extensionista educativa, crítica, horizontal e democrática sobre amor romântico e relacionamento amoroso na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAmor romântico e relacionamento amoroso em perspectiva : processos formativos construídos com mulheres da Universidade de Brasília em oficinas de extensãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmor românticopt_BR
dc.subject.keywordRelacionamentos amorosospt_BR
dc.subject.keywordOficinas de extensãopt_BR
dc.subject.keywordProcessos formativospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research was to understand the perspectives of romantic love and romantic relationships produced with women from the University of Brasília in extension workshops. As specific research objectives, three formative extension workshops were held with women from the University of Brasília, which made it possible to identify the formative processes that emerged from the extension workshops, as well as the perspectives on romantic love and romantic relationships produced with women from the University of Brasília in extension workshops. As a starting point, the research presented a critical proposal of conceptualization to the key concepts of the research, which were tensioned in the face of social markers of difference. Furthermore, the dissertation presented the state of the art of the key concepts, as well as a systematic literature review, in which the gaps that this research sought to fill were identified. As a methodological path, this research was supported by research-formation and methodology of history and life narrative perspectives, which supported the construction of extension workshops, which took place between September and October 2021, guided by gameplay and biographical work with objects research techniques. The nineteen women participating in the three outreach events took part in formative processes that build knowledge on the themes of romantic love and romantic relationships in a critical, democratic and horizontal way. From the generating themes, ten subcategories emerged, from the interaction of the women participating in the meetings: (a) technologies of gender, (b) deconstruction, (c) dissidence, (d) violence, (e) affective dependence, (f) religion Christian, (g) healthy relationship; (h) overcoming difficulties as a couple, (i) maternal device and (j) overcoming difficulties. With final considerations, the research demonstrated the need to politicize affections and themes of intimacy in work and university student contexts and constitutes an embryonic step towards the possibility of building a permanent and radical dialogue, through an educational, critical extensionist experience, horizontal and democratic on romantic love and romantic relationship at the University of Brasília.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:luana.macedo.cordeiro@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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