Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45592
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_RenataInneccoBittencourtdeCarvalho.pdf
Restrito
4,35 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: O professor, a televisão e o vídeo: um estudo da mediação pedagógica em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Carvalho, Renata Innecco Bittencourt de
Orientador(es): Carneiro, Vânia Lúcia Quintão
Assunto: Tecnologia na educação
Educação superior
Data de publicação: 22-Jan-2023
Referência: CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. O professor, a televisão e o vídeo: um estudo da mediação pedagógica em uma instituição de ensino superior. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto as mediações pedagógicas com a utilização da televisão e do vídeo em salas de aula de uma instituição de ensino superior para analisar como ocorrem essas mediações na organização do trabalho pedagógico. A problemática da pesquisa refere-se à presença da tecnologia na vida cotidiana e sua influência na educação. O foco na televisão e no vídeo justifica-se, principalmente, pela presença freqüente da televisão na vida privada e, pela problemática na qual se insere o trabalho docente na transferência de programas televisivos e filmes para as salas de aula. A ênfase na Educação Superior explica-se pela importância da ampliação de estudos deste nível da educação baseada em dois motivos centrais: primeiro, pela questão da formação específica do professor universitário, de um modo geral, sem preocupação com o preparo para o exercício do trabalho pedagógico; e segundo, pela necessidade de preparo dos alunos para atuarem profissionalmente na sociedade mediatizada. A abordagem da pesquisa é, predominantemente, a qualitativa e a estratégia de pesquisa é o estudo de caso. Aborda-se o uso da TV e do vídeo em sala de aula por um conjunto de professores que utilizaram a TV e o vídeo, durante o segundo semestre letivo de 2003 no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Pela análise das entrevistas realizadas com os professores, pôde-se identificar os gêneros televisivos utilizados, as funções e procedimentos principais de uso do vídeo pelos professores. Perceberam-se algumas características de medidores pedagógicos nos professores entrevistados e elementos importantes para a pesquisa relativos à formação acadêmica dos professores. Muitas questões emergiram do trabalho e reconhece-se que há necessidade de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre o uso do audiovisual na Educação Superior. Espera-se com a pesquisa, contribuir para incentivar estudos, pesquisas e práticas pedagógicas que aprimorem o uso da tecnologia na Educação Superior.
Abstract: The object of this research was pedagogical measurements using television and the VCR in the lecture theatres of a college education institution and analysing how these measurements occur in the organization of pedagogic work. The research is concerned with the presence of technology in day to day life and its influence on education. The focus on television and the VCR is justified, mainly, because of its frequent use in people’s lives, and for the problems in the transfer of televised programmes and films in the classroom. The emphasis on college education is justified by the importance of the expansion of studies at this level of education and is based on two main motives: firstly, the qualification of the university professor in general, without being preoccupied with their pedagogic training; and secondly, for the need to prepare the students to work professionally in a media based society. The approach of the research is, mainly, qualitative and its strategy is that of studying case studies. It covers the use of TV and the VCR in the classroom by a group of teachers who used them during the second term of 2003 at the Centro Universitario de Brasilia - UniCEUB. Analysing the interviews carried out with the teachers, it was possible to identify the types of television programmes used, the main functions and ways the VCR was used by the teachers. Interviewing the teachers, pedagogic characteristics were identified as were important elements for the research concerning their academic education. Many questions emerged from this study, and it is recognised that there is a need for incentives for the development of research about the use of audio and video in higher education. It is hoped from this research, to contribute by encouraging the studies, the research and the teaching practices which improve the use of technology in higher education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.