Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Aline Viana de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T18:24:02Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T18:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Aline Viana de. Ensino por competências na Aeronáutica : concepção, currículo, avaliação. 2021. 222 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45723 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação voltada para o desenvolvimento de competências tem sido adotada em âmbito
nacional como um meio para se alcançar uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento
integral dos educandos. No entanto, não existe um consenso sobre a pertinência ou as
demandas específicas dessa abordagem para o processo de ensino-aprendizagem. Diante
disso, o estudo proposto tem por objetivo identificar as necessidades decorrentes da
institucionalização do ensino por competências na Escola Preparatória de Cadetes do Ar -
EPCAR, Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR, Centro de Instrução e Adaptação da
Aeronáutica - CIAAR, Universidade da Força Aérea - UNIFA e Academia da Força Aérea - AFA.
Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa em nível exploratório, recorrendo às pesquisas
bibliográfica e documental. Escolhemos como instrumentos para a coleta de dados e
informações os questionários e as entrevistas que foram aplicadas aos docentes e pedagogos.
Dentre os referenciais teóricos basilares utilizados para fundamentar a pesquisa estão: Le Boterf
(2003); Perrenoud (1999); Ramos (2001); Silva (2008); e Zabala e Arnau (2010). Como principais
achados do estudo, verificamos que embora os documentos de ensino utilizados pelas
instituições estejam organizados por objetivos e não utilizem a expressão “ensino por
competências”, muitas ações implementadas por elas já convergem para o que dispõem os
referenciais teóricos que apontam estratégias educacionais voltadas para o desenvolvimento de
competências. Dentre essas ações, destacaram-se: a busca pela contextualização das
disciplinas, considerando as situações que os egressos encontrarão no ambiente laboral; a
utilização de metodologias ativas e a participação de profissionais experientes no processo de
elaboração curricular. No entanto, também foram apontados fatores que precisam ser
aprimorados, como: mudança dos processos avaliativos; melhor integração entre
campos/disciplinas/áreas do conhecimento; investimento em formação docente e infraestrutura;
melhor dimensionamento do tempo necessário para a execução do currículo; realização de
atividades que favoreçam o aprimoramento de aspectos atitudinais e do pensamento crítico e
reflexivo; atualização dos perfis profissionais, contemplando as competências a serem exercidas
em cada etapa da carreira e políticas de gestão de pessoas, buscando a valorização do corpo
docente e a melhoria das condições de trabalho. Ademais, verificamos a necessidade de que os
projetos pedagógicos de curso contemplem um desenho curricular que permita observar a
correlação entre os componentes curriculares e as competências profissionais que se pretende
desenvolver. Como produto técnico resultante da pesquisa, foi elaborada uma proposta de
diretriz, que consiste em um direcionamento para que as instituições apliquem seus projetos
pedagógicos em alinhamento com as disposições apresentadas nos documentos estratégicos
da Força e nos referenciais teóricos que tratam do desenvolvimento de competências nos
processos formativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino por competências na Aeronáutica : concepção, currículo, avaliação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The education that intends to develop competences has been adopted in the Brazilian educational
system as a way to achieve the integral development of students and meaningful learning.
However, there is no consensus about the relevance or specific demands of this approach with
respect to the teaching-learning process. Therefore, the proposed study aims to identify the needs
that arise from institutionalizing the teaching by competences model at the Preparatory School of
Air Cadets (EPCAR), Aeronautics Experts School (EEAR), Center for Instruction and Adaptation
of Aeronautics (CIAAR), Air Force University (UNIFA), and Air Force Academy (AFA). For such,
we have used a qualitative approach at an exploratory level with bibliographic research,
documentary analysis, the administration of questionnaires, and the conduction of interviews with
teachers and pedagogues in order to collect data and information. The main theoretical
references used to support the research are: Le Boterf (2003), Perrenoud (1999), Ramos (2001),
Silva (2008), and Zabala and Amau (2010). We have found, as the main discoveries of the study,
that although the teaching material used by the institutions are organized by objectives and does
not use the expression feaching by competences, many actions implemented by the schools
already converge to what is indicated by the theoretical references that, in turn, show educational
strategies concerned with the development of competences. Among these actions, the following
ones stand out: the pursuit to contextualize the subjects, considering the situations students will
face at the work environment; the use of active methodologies; and the participation of experts in
the curriculum development process. Notwithstanding, some factors that need to be improved
were also identified, such as: changes in the evaluation processes; better integration between
fields/subjects/areas of knowledge; investment in teacher training, and infrastructure; better
allocation of the time needed for curriculum development; implementation of activities that favor
the development of attitudinal aspects as well as critical and reflective thinking; the update of
professional profiles while also contemplating the competences that need to be developed at each
stage of the career; and people management policies as a way to value teachers and improve
working conditions. Furthermore, there was a need for the course's pedagogical projects to
include a curricular design that would allow the observation of the correlation between
professional competences that are intended to be developed and curricular components. As the
technical product that resulted from the research, we proposed a guideline for institutions in order
to develop their pedagogical projects in alignment with the perspectives presented in the Air
Force's strategic documents as well as in the theoretical references that deal with the competence
development within the formative processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|