Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Claudia Padovesi | - |
dc.contributor.author | Diniz, Gustavo Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T19:08:22Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T19:08:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-26 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Gustavo Xavier. Percepção ambiental quanto à qualidade da água: proposta de sequência didática no ensino de Ecologia. 2022. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45756 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das formas de viabilizar a alfabetização científica proposta pela Base Nacional Comum
Curricular no Brasil é por meio da abordagem de ensino por investigação. Essa abordagem
articula os eixos da alfabetização científica, coloca os alunos na posição de protagonistas de seu
aprendizado e subsidia, de forma complementar, a dinâmica de sala de aula do professor,
tornando-o um mediador do processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo
propor um material de apoio pedagógico para professores de biologia do ensino médio com
sequência didática de abordagem investigativa a respeito da percepção ambiental quanto à
qualidade da água. Para isso, a SD foi elaborada, aplicada e avaliada em uma turma de alunos
da 1ª série do ensino médio sequencial do Centro Educacional Incra 9, Ceilândia, Distrito
Federal. A SD foi organizada com o uso do modelo dos três momentos pedagógicos que adota
a concepção freiriana de educação no espaço formal de sala de aula. A obtenção dos dados se
deu de forma qualitativa por meio de questionários, anotações, reflexões em diário de campo e
escrita dos alunos. As estratégias didáticas utilizadas na SD com abordagem investigativa
possibilitaram um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas quando refletidas
com as aulas anteriores da disciplina com abordagem mais tradicional. Foi possível constatar
que os alunos inicialmente percebiam o meio de forma parcial e com o desenvolvimento da
proposta essa percepção se mostrou mais efetiva e completa. Com o resultado foi criado um
produto didático pedagógico na forma de um manual de orientação para que outros professores
de biologia possam utilizar como instrumento de apoio. Almeja-se que a sequência didática
possibilite aos estudantes se posicionarem de forma crítica, investigativa e cidadã frente aos
problemas ambientais e de recursos hídricos de sua região. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental quanto à qualidade da água : proposta de sequência didática no ensino de Ecologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental perception regarding water quality : proposal of didactic sequence in Ecology teaching | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poluição ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água - poluição | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the ways to make scientific literacy viable, proposed by the National Common
Curriculum Base in Brazil, is through the teaching-by-investigative approach. This approach
articulates the axes of scientific literacy, places students in the position of protagonists of their
learning and subsidizes, in a complementary way, the dynamics of the teacher's classroom,
making him a mediator of the teaching-learning process. This work aimed to propose a
pedagogical support material for high school biology teachers with a didactic sequence of an
investigative approach regarding the environmental perception regarding water quality. For
this, the SD was elaborated, applied and evaluated in a group of students of the 1st grade of
sequential high school at Centro Educacional Incra 9, Ceilândia, Distrito Federal. The SD was
organized using the model of the three pedagogical moments that adopts the Freirean concept
of education in the formal space of the classroom. Data collection took place qualitatively
through questionnaires, notes, reflections in a field diary and students' writing. The didactic
strategies used in the SD with an investigative approach allowed a greater involvement and
participation of students in the classes, when reflected with the previous classes of the discipline
with a more traditional approach. It was possible to verify that the students initially perceived
the environment in a partial way and with the development of the proposal this perception
proved to be more effective and complete. As a result, a pedagogical didactic product was
created in the form of an orientation manual for other biology teachers to use as a support tool.
It is hoped that the didactic sequence will enable students to position themselves in a critical,
investigative and citizen-oriented manner in the face of environmental and water resource
problems in their regions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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