http://repositorio.unb.br/handle/10482/45762
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Titre: | A identidade étnica do povo indígena Palikur no currículo escolar na percepção dos professores no estado do Amapá |
Auteur(s): | Ferreira, José Adnilton Oliveira |
Orientador(es):: | Borges, Lívia Freitas Fonseca |
Assunto:: | Currículo educacional Identidade étnica Educação indígena |
Date de publication: | 3-avr-2023 |
Data de defesa:: | 29-jui-2022 |
Référence bibliographique: | FERREIRA, José Adnilton Oliveira. A identidade étnica do povo indígena Palikur no currículo escolar na percepção dos professores no estado do Amapá. 2022. 336 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a identidade étnica do povo indígena Palikur na percepção dos professores não indígenas desenvolvida no segundo segmento do ensino fundamental do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (SOMEI) do Estado do Amapá. Está vinculada à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, e ao grupo de pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, coordenado pela Prof.ª Drª Lívia Freitas Fonseca Borges. A pesquisa qualitativa está estruturada a partir do método fenomenológico empírico (MFE) de pesquisa (GIORGI, 2008) e os dados pesquisados foram observados a partir da definição das categorias de análise apriorísticas e as demais categorias não apriorísticas, intermediárias e finais que surgiram do referencial teórico adotado na pesquisa e da investigação empírica através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa foi desenvolvida a partir da problemática: quais as práticas pedagógicas desenvolvidas no currículo escolar indígena do segundo segmento do ensino fundamental na percepção dos professores não-indígenas que fortalecem a identidade étnica do povo Palikur? As argumentações relacionadas ao questionamento foram enquadradas nas seguintes categorias teóricas desta pesquisa: identidade étnica, currículo escolar e práticas pedagógicas. O objetivo geral foi analisar as práticas pedagógicas sobre a identidade étnica do povo indígena Palikur no currículo escolar na percepção dos professores não-indígenas. O loci da pesquisa foram a unidade pedagógica do Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED), e a escola indígena estadual escolhida para observação da prática escolar dos professores não indígenas, localizada na aldeia Kumenê. Tendo como procedimentos/instrumentos de pesquisa: 1. entrevistas narrativas com 7 (sete) professores não indígenas; 2. observação direta; 3. estado do conhecimento/estudo bibliográfico na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Plataforma Sucupira (CAPES), através dos periódicos a Revista Brasileira de Educação (RBE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), a Revista Amazônida do PPGE da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)e a Revista Currículo Sem Fronteiras. 4. análise documental da Resolução CNE/CBE N.º 05/2012 (BRASIL, 2012) e Referencial Curricular Amapaense (RCA) Resolução nº 15/2019, tais procedimentos e instrumentos analisados sob a égide do MFE demonstraram nos resultados da pesquisa, os entraves para a construção de uma educação indígena intercultural, tais como: a inexistência de uma proposta/matriz curricular das escolas indígenas que seja específica e comunitária; falta de recursos pedagógicos e materiais didáticos das disciplinas que contemplem a língua e cultura do povo indígena; não oferta de cursos de formação continuada multicultural aos professores da rede de ensino; falta de estrutura física, administrativa, recursos pedagógicos e profissionais da educação na referida escola pesquisada, o que limita todo o processo de ensino e aprendizagem no enfoque da interculturalidade. |
Abstract: | This research presents as objecto study the ethnic identity of the Palikur indigenous people in the perception of non-indigenous teachers developed in the second segmento of elementary school of the System of Modular Organization of Indigenous Education (SOMEI) of Amapá. It islinked to the research line Teaching Profession, Curriculum and Evaluation (PDCA) of the Graduate Program in Education of the Universityof Brasília, and to the research group "Curriculum: Theoretical Conception sand Educational Practices", coordinated by Prof. Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges. Qualitative research is structured from the empirical phenomenological method (FES) of research (FEM) of research (GIORGI, 2008) and the researched data were observed from the definition of the categories of aprioristic analysis and the other non-aprioristic, intermediate and final categories that emerged from the theoretical framework adopted in research and empirical research through content analysis (BARDIN, 2011). The research was developed based on the problem: what pedagogical practices developed in the indigenous school curriculum of the second segment of elementary school in the perception of non-indigenous teachers who strengthen the ethnic identity of the Palikur people? The arguments related to the questioning were framed in the following theoretical categories of this research: ethnic identity, school curriculum and pedagogical practices.The general objective was to analyze the pedagogical practices on the ethnicid entity of the Palikur indigenous people in the school curriculum in the perception of non-indigenous teachers. The research loci was the pedagogical unit of the Indigenous Education Center (NEI) of the State Department of Education of Amapá (SEED), and the state indigenous school cho sen for observation of the school practice of non-indigenous teachers, located in kumenê village. Having as procedures/research instruments: 1. narrative interviews with 7 (seven) nonindigenous; 2. direct observation; 3. State of knowledge/bibliographic study at the Curt Nimuendaju Digital Library; Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Sucupira Platform (CAPES), through the journals the Brazilian Journal of Education (RBE) of the National Association of Research and Graduate Studies in Education (ANPED), the Amazon Magazine of the PPGE of Federal University of Amazonas (UFAM) and the Journal Curriculum Without Borders. 4. documental analysis of CNE/CBE Resolution No. 05/2012 (BRASIL, 2012) and Amapaense Curricular Reference (RCA) Resolution No. 15/2019, such procedures and instruments analyzed under the aegis of the MFE demonstrated in the research results the obstacles to the construction of an intercultural indigenous education, such as: the lack of a proposal/curriculum matrix of indigenous schools that is specific and community; lack of pedagogical resources and teaching materials of disciplines that contemplate the language and culture of the indigenous people; non-provision of multicultural continuing education courses to teachers in the education network; lack of physical, administrative structure, pedagogical resources and education professionals in the researched school, which limits the entire teaching and learning process in the focus of interculturality. |
Resumen: | Esta investigación presenta como objeto de estúdio la identidad étnica del Pueblo indígena Palikur em la percepción de los docentes nos indígenas desarrolladas em el segundo segmento de educación básica del Sistema de Organización Modular de la Educación Indígena (SOMEI) de Amapá. Está vinculado ala línea de investigación Profesión Docente, Currículo y Evaluación (PDCA) del Programa de Posgrado em Educación de la Universidad de Brasilia, y al grupo de investigación “Currículo: Conceptos Teóricos y Prácticas Educativas”, coordinado por la Prof. Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges. La investigación cualitativa se estructura a partir del método fenomenológico empírico (MFE) de investigación (GIORGI, 2008) y los datos investigados fueron observados a partir de la definición de las categorías de análisis apriorístico y las demás categorías no apriorísticas, intermedias y finales que surgieron del marco teórico referencial. adoptado em la investigación y la investigación empírica a través del análisis de contenido (BARDIN, 2011). La investigación se desarrolló a partir del problema: ¿Cuál es son las prácticas pedagógicas desarrolladas em el currículo escolar indígena del segundo segmento de la educación básica em la percepción de los docentes nos indígenas que fortalecen la identidad étnica de el Pueblo Palikur, enel estado de Amapá? Los argumentos relacionados com el cuestionamiento se em marcaron em las siguientes categorías teóricas de esta investigación: identidad étnica, currículo escolar y prácticas pedagógicas. El objetivo general fue analizar las prácticas pedagógicas sobre la identidad étnica del Pueblo indígena Palikur em el currículo escolar em la percepción de docentes nos indígenas. Los loci/lugares de investigación fueron la unidad pedagógica del Núcleo de Educación Indígena (NEI) de la Secretaría de Educación del Estado de Amapá (SEED), y la escuela indígena estatal elegida para observar la práctica escolar. de docentes nos indígenas, ubicado em la aldeã Kumenê. Teniendo como procedimientos/instrumentos de investigación: 1. entrevistas narrativas con 7 (siete) docentes nos indígenas; 2. Observación directa; 3. estado del conocimiento/estudio bibliográfico enla Biblioteca Digital Curt Nimuendajú; Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y la Plataforma Sucupira (CAPES), a través de periódicos, la Revista Brasileira de Educação (RBE) de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado em Educación (ANPED), la Revista Amazônida del PPGE de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM) y la Revista Currículo Sem Fronteiras. 4. análisis de documentos de laResolución CNE/CBE N° 05/2012 (BRASIL, 2012), Resolución Marco Curricular Amapaense (RCA) N° 15/2019, tales procedimientos e instrumentos analizados bajo la égida del MFE demostraron en los resultados de la investigación los obstáculos para la construcción de una educación indígena intercultural, tales como: la falta de una propuesta/matriz curricular de las escuelas indígenas que sea específica y comunitaria; falta de recursos pedagógicos y materiales didácticos de disciplinas que contemplen la lengua y la cultura de los pueblos indígenas; la no impartición de cursos multiculturales de educación continua a los maestros de la red educativa; falta de estructura física, administrativa, recursos pedagógicos y profesionales de la educación en la escuela investigada, lo que limita todo el proceso de enseñanza y aprendizaje en el enfoque de la interculturalidad. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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