http://repositorio.unb.br/handle/10482/45766
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_TatianaStudartRodriguesMarques.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O acolhimento parental e os processos de inclusão de crianças com deficiências no Programa de Educação Precoce : reflexões psicanalíticas |
Autor(es): | Marques, Tatiana Studart Rodrigues |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Educação precoce Psicanálise Inclusão escolar Parentalidade |
Data de publicação: | 3-Abr-2023 |
Data de defesa: | 30-Jul-2021 |
Referência: | LEGNANI, Viviane Neves. O acolhimento parental e os processos de inclusão de crianças com deficiências no Programa de Educação Precoce: reflexões psicanalíticas. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A Educação Precoce é um programa educativo que recebe bebês e crianças de O (zero) a 4 (quatro) anos com deficiência e risco de desenvolvimento. A presente pesquisa busca refletir sobre o impacto dos diferentes acolhimentos parentais no processo de inclusão das crianças com deficiências. Discutiu-se também sobre a constituição subjetiva quando esta é permeada pela diferença por meio da teoria psicanalítica. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso, com alunos participantes do programa de Educação Precoce, com o mesmo quadro sindrômico (Síndrome de Down) e estes foram acompanhados em seu último ano do Programa, culminando no processo de encaminhamento/inclusão para a educação infantil. A construção e análise dos dados levantaram questões referentes ao papel dos pais no processo de inclusão dos filhos, já que os pais podem estar narcisicamente feridos perante a condição real do seu filho com deficiência, necessitando da intervenção do Programa para o enfrentamento da questão da deficiência dos filhos. Concluiu-se que o processo inclusivo se mostra permeado pelo lugar simbólico a que essas crianças estão submetidas, somente fruindo efetivamente quando tratados plenamente como sujeitos. Vale dizer, quando há uma aposta e investimento nas suas potencialidades. Ademais, o presente estudo propõe também uma reflexão acerca da postura do professor da Educação Precoce enquanto professor “especialista” em deficiências, diagnósticos e prognósticos, incorrendo em certo grau de indiferença da singularidade de cada criança, bem como das particularidades das dinâmicas familiares. |
Abstract: | Early Education is an educational program that receives babies and children from O to 4 years old with disabilities and risk of development. This research seeks to reflect on the impact of different parental care in the process of inclusion of children with disabilities, as well as reflect on the interventions of the aforementioned program within the parents. For that, a discussion is raised about the subjective constitution when itis permeated by the difference, in the context of psychoanalytic theory. In the method, the research was illustrated with two case studies of students participating in the Early Education program, with the same syndromic picture (Down syndrome). The research was carried out through a follow-up of these children in the last year of the Program, culminating in the referral/inclusion process for early childhood education. Observations were carried out in the classroom, analysis of medical and school documents of students and interviews with parents, institutional staff and teachers. The construction and analysis of data raised questions regarding the place of parents in the process of inclusion of their children, since some may be narcisstically wounded due the reality of raising a disabled child, in which case they could need interventions from the Program to deal with the issue of disability. It was concluded that the inclusive process is permeated by the symbolic place to which these children are subjected to, and that can only happens effectively when they are regarded as subjects, , that is, when the parents are invested in the children potentialities. This study also led to a reflection on the attitude of the Early Education teacher, treated in some cases as a “specialist” in disabilities, diagnoses and prognoses, which in turn can incur a degree of negligence towards listening to the uniqueness of each child and also the particularities of family dynamics. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.