Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Conceição, Maria Hosana | - |
dc.contributor.author | Vale, Mariana Roca do | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T17:10:38Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T17:10:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Mariana Roca do. Responsabilidade jurídica do uso das marcas na internet: proteção intelectual e inovação. 2022. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45773 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o avanço das tecnologias, em especial as tecnologias da informação e da comunicação,
e, também, com os efeitos da pandemia da Covid-19, houve um grande aumento de usuários
da internet, não somente usuários que visam o entretenimento, mas também pequenas
empresas que tiveram que migrar para o ambiente virtual, de forma a aperfeiçoar os
mecanismos de venda por meio do e-commerce (em português, comércio eletrônico). Diante
deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo, principal, analisar essa rápida expansão
do e-commerce e a utilização do Marketing 4.0 por meio da divulgação, em massa, nas redes
sociais, através dos digitais influencers, para alavancar o crescimento da marca, bem como a
responsabilidade jurídica da publicidade autorizada e não autorizada e seus impactos perante a
marca e o seu titular. Ademais, foi analisado como as empresas devem prevenir o uso de suas
marcas na internet através da utilização das hashtags. Para tanto, foi realizada uma busca na
plataforma do Google Acadêmico, com as palavras-chave: "responsabilidade jurídica",
"CONAR", "pandemia", "Código do Consumidor", "Direito Autoral", “Marcas” e
"Hashtags". Além disso, foram consultados livros que tratavam da perspectiva mercadológica
e seus impactos econômicos e culturais. Os resultados apresentam a íntegra da pesquisa
realizada para estabelecer as características dos pedidos de registro de marcas contendo
hashtags, bem como a análise de dois casos com o objetivo de exemplificar a problematização
exposto no presente trabalho. Como resultado, foi possível determinar que a utilização da
hashtag como marca traz distintividade de tal forma que assumiu repercussão mundial. A sua
popularização chegou ao Brasil, no entanto, o ordenamento jurídico ainda apresenta diversas
lacunas a respeito, tanto no âmbito administrativo como no judiciário. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade jurídica do uso das marcas na internet : proteção intelectual e inovação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito marcário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade jurídica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hashtag | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carmo, Talita Souza | - |
dc.description.abstract1 | With the advancement of technologies, in particular information and communication
technologies, and also with the effects of the Covid-19 pandemic, there has been a great
increase in internet users, not only users who aim at entertainment, but also small businesses
that had to migrate to the virtual environment, in order to improve sales mechanisms through
e-commerce. Given this scenario, the present work has as its main objective to analyze this
fast expansion of e-commerce and the use of Marketing 4.0 through mass disclosure on social
networks, through digital influencers, to leverage the growth of the brand, as well as the legal
responsibility of authorized and unauthorized advertising and its impacts on the brand and its
owner. In addition, it will be analyzed how companies can prevent the use of their brands on
the internet through the use of hashtags. Thus, a search was performed on the Google Scholar
platform, with the keywords: "legal liability", "CONAR", "pandemic", "Consumer Code",
"Copyright", “Trademarks" and "Hashtags". In addition, books dealing with the market
perspective and its economic and cultural impacts were consulted. The results present the
complete research carried out to establish the characteristics of the requests for registration of
trademarks containing hashtags, as well as the analysis of two cases in order to exemplify the
problematization exposed in this work. As a result, it was possible to determine that the use of
the hashtag as a brand brings distinctiveness in such a way that it assumed worldwide
repercussion. Its popularization has reached Brazil, however, the legal system still has several
gaps in this regard, both in the administrative and judicial. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:roca.mariana@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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