Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Demo, Gisela | - |
dc.contributor.author | Enes, Yuri de Souza Odaguiri | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T23:04:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-06T23:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | ENES, Yuri de Souza Odaguiri. Personalidade de marcas online e relacionamento com clientes no e-commerce: proposição de modelos de mensuração. 2022. 213 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45789 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O e-commerce se difundiu amplamente na última década, obtendo crescimento
intensificado durante o período de pandemia da COVID-19 e suas incessantes variantes.
Por meio de vantagens competitivas próprias do comércio eletrônico, este se tornou um
fenômeno mundial caracterizado por sua conveniência, facilidade de acesso,
competitividade de preços e variabilidade de produtos e serviços ofertados. Assim,
estratégias de marketing de relacionamento e de Customer Relationship Management
(CRM) tornaram-se essenciais para a conquista e manutenção de parcelas de mercado,
adaptando-se ao contexto virtual enquanto meio de aumentar a lealdade,
comprometimento e satisfação de consumidores. Ainda, o sucesso do marketing de
relacionamento em sites de comércio eletrônico pode ser influenciado pelos níveis de
antropomorfização atribuídos pelo consumidor às marcas, o que remete ao conceito de
personalidade de marca. Com isso, a personalidade de marca contribui enquanto fonte de
insumos necessários ao posicionamento estratégico de organizações, em especial quando
associado ao marketing de relacionamento. Em que pese a relevância e pertinência destes
construtos, há lacunas na literatura referentes a medidas operacionais, validadas
nacionalmente e contextualizadas ao e-commerce, de personalidade de marca e
relacionamento com consumidores. Desse modo, o presente estudo possui o objetivo
precípuo de propor modelos de mensuração para identificar a personalidade de marcas
online e a percepção do relacionamento com consumidores do e-commerce. Logo, esta
dissertação é constituída por 5 artigos científicos, além de um capítulo introdutório e das
conclusões gerais referentes à pesquisa, a qual pode ser caracterizada como instrumental,
explicativa e descritiva, empregando uma abordagem multi-método, com a combinação
de técnicas quantitativas nos artigos 4 e 5 e qualitativas nos artigos 1, 2 e 3. Dessa forma,
o capítulo de Referencial Teórico é composto por três revisões sistemáticas de literatura
interdependentes, as quais apresentam análises bibliométricas da literatura internacional
a respeito do marketing no comércio eletrônico, o marketing de relacionamento e a
personalidade de marca, variáveis exploradas pela pesquisa. No quarto artigo, adaptou-se
para o contexto brasileiro e validou-se um instrumento para avaliar a percepção do
relacionamento com marcas de comércio eletrônico, no qual se valeu de uma survey com
416 respondentes, e obteve-se um modelo de mensuração com 13 itens distribuídos em 3
fatores, quais sejam: Experiência no Site, Experiência de Compra e Relacionamento com
o Site. O quinto artigo, por sua vez, detalha o desenvolvimento e subsequente validação
de um instrumento relativo à personalidade de marcas de e-commerce, o qual contou com 240 participantes e cujos resultados apontaram 10 itens compondo os seguintes fatores:
Estima, Eficiência e Responsabilidade. Obtiveram-se indícios de validade exploratória,
confirmatória, de confiabilidade e de conteúdo para ambos modelos de mensuração.
Espera-se que os resultados desta dissertação permitam maior aprofundamento da
percepção de consumidores do e-commerce quanto à personalidade das marcas online e
o relacionamento com elas. Com os modelos de mensuração aqui propostos, estudos
relacionais nas áreas de marketing e comportamento do consumidor podem ser
conduzidos, bem como diagnósticos podem ser produzidos para que gestores destas
marcas melhorem a experiência de consumidores online e a elaboração de estratégias de
posicionamento de marca e de CRM condizentes ao potencial do comércio eletrônico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Personalidade de marcas online e relacionamento com clientes no e-commerce : proposição de modelos de mensuração | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personalidade de marcas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-commerce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcas online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos de mensuração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | E-commerce has spread widely over the last decade, achieving intensified growth during
the pandemic period of COVID-19 and its incessant variants. Through the competitive
advantages of e-commerce, it has become a worldwide phenomenon characterized by its
convenience, ease of access, price competitiveness, and the variability of products and
services offered. Thus, relationship marketing and Customer Relationship Management
(CRM) strategies have become essential for the conquest and maintenance of market
shares, adapting to the virtual context as a means of increasing consumer loyalty,
commitment, and satisfaction. Moreover, the success of relationship marketing in ecommerce sites can be influenced by the levels of anthropomorphization attributed by
consumers to brands, which refers to the concept of brand personality. Therefore, brand
personality contributes as a source of inputs necessary for the strategic positioning of
organizations, especially when associated with relationship marketing. Despite the
relevance and pertinence of these constructs, there are gaps in the literature concerning
operational measures, nationally validated and contextualized to e-commerce, of brand
personality and relationship with consumers. Thus, the present study has the main purpose
of proposing measurement models to identify online brand personality and the perception
of the relationship with e-commerce consumers. This dissertation is composed of 5
scientific articles, besides an introductory chapter and the general conclusions regarding
the research, which can be characterized as instrumental, explicative and descriptive,
employing a multi-method approach, with the combination of quantitative techniques in
articles 4 and 5, and qualitative techniques in articles 1, 2, and 3. In this way, the
Theoretical Framework chapter is composed of three interdependent systematic literature
reviews, which present bibliometric analyses of the international literature concerning ecommerce marketing, relationship marketing, and brand personality, variables explored
by the research. In the fourth article, an instrument was adapted for the Brazilian context
and validated to evaluate the perception of the relationship with e-commerce brands,
which was based on a survey with 416 respondents, and obtained a measurement model
with 13 items distributed in 3 factors, namely: Site Experience, Shopping Experience, and
Relationship with the Site. The fifth article, in turn, details the development and
subsequent validation of an instrument related to e-commerce brand personality, which
had 240 participants and whose results indicated 10 items composing the following
factors: Esteem, Efficiency and Responsibility. Evidence of exploratory, confirmatory,
reliability and content validity was obtained for both measurement models. It is expected that the results of this dissertation will allow a deeper understanding of e-commerce
consumers' perception of online brand personality and their relationship with them. With
the measurement models proposed here, relational studies in the areas of marketing and
consumer behavior can be conducted, as well as diagnoses can be produced so that
managers of these brands can improve the online consumer experience and the
elaboration of brand positioning and CRM strategies consistent with the potential of ecommerce. | pt_BR |
dc.contributor.email | yuri.odaguiri@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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