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Título: Avaliação da taxa do acesso aos dados abertos das universidades federais a partir dos indicadores de fluxo do ensino superior do INEP
Outros títulos: Assessment of the rate of access to open data of the federal universities from INEP higher education flow indicators
Autor(es): Lima, Maísa Santana
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7629-7379
http://orcid.org/0000-0002-7941-0816
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde
Assunto: Accountability
Dados abertos
Instituições de ensino superior
Data de publicação: 23-Mar-2023
Editora: Universidade Estadual de Campinas; Universidade de Sorocaba
Referência: LIMA, Maísa Santana; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Avaliação da taxa do acesso aos dados abertos das universidades federais a partir dos indicadores de fluxo do ensino superior do INEP. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, p. 531–552, set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772022000300008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/hSWjCWMy5GmRgp5pZNQ5Kys/?lang=pt#. Acesso em: 10 abr. 2023.
Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar se os dados abertos das universidades federais permitem o cálculo dos indicadores de fluxo do INEP, como estratégia do accountability da meta 12 do PNE, referente ao acompanhamento da taxa de conclusão da graduação. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com elaboração do indicador Taxa de Acesso aos Dados Abertos (TADA) para avaliar as instituições de ensino superior (IES) à luz de 7 variáveis necessárias ao cálculo das taxas de permanência, conclusão e desistência do INEP. Para verificar a qualidade dos dados, o TADA incluiu os oito princípios governamentais dos dados abertos. O TADA permitiu a classificação das universidades federais em acesso aos dados abertos alto, médio e baixo. Nos resultados, das 63 IES federais analisadas, 39 (62%) divulgaram dados abertos relevantes ao cálculo dos indicadores em questão. O indicador TADA revelou que, das 39 (100%) IES, 17 (44%) delas se posicionam como baixo, 15 (38%) como médio e 7 (18%) como alto acesso aos dados abertos. Apenas uma IES, a UNIFAL, apresentou todos os requisitos avaliados pelo TADA para o cálculo da meta 12 do PNE. Conclui-se que as IES necessitam criar estratégias de modo a ampliar o acesso dos dados abertos que permitam o monitoramento da meta 12 do PNE. O estudo propõe recomendações ao aprimoramento do accountability às IES, abordando as dimensões de prestação de contas, transparência e participação social.
Abstract: The objective of the research is to evaluate whether open data from federal universities allow the calculation of INEP flow indicators, as a strategy of accountability of goal 12 of the PNE, referring to the monitoring of the graduation completion rate. A mixed methods survey was carried out, with the elaboration of the Open Data Access Rate (TADA) indicator to evaluate higher education institutions (IES) in the light of 7 variables necessary to calculate the permanence, completion and dropout rates of INEP. To verify data quality, TADA included the eight open data government principles. TADA allowed the ranking of federal universities in high, medium and low access to open data. In the results, of the 63 federal HEIs analyzed, 39 (62%) disclosed open data relevant to the calculation of the indicators in question. The TADA indicator revealed that, of the 39 (100%) HEIs, 17 (44%) are positioned as low, 15 (38%) as medium and 7 (18%) as high access to open data. Only one HEI, UNIFAL, presented all the requirements evaluated by TADA for the calculation of goal 12 of the PNE. It is concluded that HEIs need to create strategies in order to expand access to open data that allow the monitoring of goal 12 of the PNE. The study proposes recommendations for improving accountability to HEIs, addressing the dimensions of accountability, transparency and social participation.
Licença: (CC BY NC) Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772022000300008
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