Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Sueli Maria | - |
dc.contributor.author | Campos, Neysson Alvim | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T22:12:40Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T22:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Neysson Alvim. Do Cerrado ao conhecimento da Botânica por meio de TIC. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45817 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Botânica tem sido apontado como desestimulante e pouco atrativo para os alunos
e isto tem contribuído para a cegueira botânica reportada na literatura. Os jovens vivem num
mundo de tecnologias que têm sido pouco utilizadas na escola. Neste contexto, o presente
trabalho objetivou desenvolver e aplicar uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a
morfologia das angiospermas e aplicar as tecnologias da informação e comunicação (TIC)
como facilitadoras da aprendizagem. Questionários diagnósticos foram respondidos por
discentes e docentes de duas escolas públicas; suas respostas foram analisadas e apresentadas
em gráficos. A maioria dos alunos mostrou interesse pelo estudo de Botânica (59,1% e
71,4%); já os professores apontaram ter pouca afinidade e mais dificuldade de ensinar este
conteúdo do que outros temas. Recursos didáticos inéditos foram elaborados e aplicados,
primeiro com a SDI “Uma planta para chamar de minha!”, que se iniciou com um vídeo sobre
o desenvolvimento, floração e frutificação do pepino, seguido da problematização e
levantamento de hipóteses. Depois os estudantes fotografaram paisagens e plantas e
comentaram sobre as mesmas, “adotaram” uma planta nativa do Cerrado fornecida pelo
professor, plantaram em casa e fotografaram. A SDI foi finalizada com uma aula em que o
professor usou as imagens produzidas pelos alunos. O engajamento dos alunos na SDI foi alto
(80% e 88%), sendo espontâneo, voluntário e sem a coerção de notas. Recursos didáticos do
tipo Hot Potatoes foram produzidos, aplicados nas turmas e avaliados pelos discentes. A partir
destes recursos, os estudantes tiveram acesso a textos inéditos, descrições de vegetais e das
estruturas que os constituem e nomes populares e científicos. As espécies escolhidas foram
prioritariamente nativas do Cerrado, valorizando esse importante bioma brasileiro. Os cinco
produtos didáticos autorais foram respondidos nos navegadores de internet, sendo corrigidos
automaticamente, com a oportunidade de o estudante corrigir eventuais erros. As TIC tiveram
participação de cerca de 90 alunos, em geral com desempenho acima de 75% de acertos entre
as cinco atividades e muitos alunos alcançaram 100% de acertos. A maioria dos discentes
avaliou de modo positivo as atividades Hot Potatoes, com destaque ao JQuiz “Como são os
órgãos de uma planta?”, considerada boa ou excelente por 80% dos estudantes. Este software
gratuito se mostrou versátil e muito útil no ensino de Botânica. Tanto a SDI como as
atividades Hot Potatoes proporcionaram o protagonismo estudantil, estimularam a autonomia
dos alunos e a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do Cerrado ao conhecimento da Botânica por meio de TIC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morfologia vegetal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática investigativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos interativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Botany teaching has been pointed out as discouraging and unattractive to students and this has
contributed to the botanical blindness reported in the literature. Young people live in a world
of technologies that have not been little used in the school. In this context, the present work
aimed to develop and apply an investigative didactic sequence (IDS) on the angiosperm
morphology and apply information and communication technologies (ICT) as learning
facilitators. Diagnostic questionnaires were answered by students and teachers from two
public schools; their answers were analyzed and presented in graphs. Most students showed
interest in the study of Botany (59.1% and 71.4%); on the other hand, teachers indicated
having little affinity and more difficulty on teaching this content than other subjects.
Unpublished teaching resources were developed and applied, first with the IDS “A plant to
call my own!”, which began with a video on the development, flowering and fruiting of the
cucumber, followed by questioning and raising hypotheses. Then the students photographed
landscapes and plants and commented on them, they “adopted” a native Cerrado plant
provided by the teacher and planted them at home and photographed. The IDS ended with a
class in which the teacher used the images produced by the students. Student engagement in
IDS was high (80% and 88%), being spontaneous, voluntary and without the coercion of
grades. Didactic resources of Hot Potatoes type were produced, applied in the classes and
evaluated by the students. From these resources, students had access to unpublished texts,
descriptions of plants and the structures that constitute them, and popular and scientific
names. The species chosen were mainly native to the Cerrado, valuing this important
Brazilian biome. The five authorial didactic products were answered in the internet browsers,
being corrected automatically, with the opportunity for the student to correct any errors.
About 90 students participated in ICT, in general with a performance above 75% of correct
answers among the five activities and many students reached 100% of correct answers. Most
students evaluated the Hot Potatoes activities positively, with emphasis on the JQuiz “How
are the organs of a plant?”, considered good or excellent by 80% of the students. This free
software proved to be versatile and very useful in Botany teaching. Both the IDS and the Hot
Potatoes activities provided student protagonism and stimulated student autonomy and active
student participation in the construction of the knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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