Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Sivaldo Pereira da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ricardo Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T22:16:21Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T22:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ricardo Borges. As TVs universitárias brasileiras nas telas da Web 2.0: o papel das mídias sociais digitais na difusão de conteúdo e interação com o público. 2022. 260 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45851 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese aborda o uso das mídias sociais digitais pelas TVs Universitárias brasileiras como
uma alternativa para cumprir a sua missão de levar o conhecimento produzido pela academia
para além dos muros da instituição universitária. Por intermédio das plataformas digitais, as
emissoras universitárias têm à disposição vários recursos comunicacionais, que incluem a
possibilidade de transmitir ao vivo, a disponibilização das produções audiovisuais e a interação
com o público. Nesse ambiente, os telespectadores ganham o status de usuários, saindo da
passividade em frente do aparelho televisor para uma postura mais ativa, graças aos
mecanismos que favorecem a participação, por meio de comentários, discussões e sugestões,
em diferentes dispositivos eletrônicos. Assim, no atual cenário de grandes transformações
tecnológicas, com impactos culturais e centralidade da internet, verificam-se mudanças
profundas no modo de produzir e consumir televisão. Todavia, contrariando previsões
fatalistas, esse poderoso meio de comunicação segue forte, hibridizado com as plataformas
digitais e as novas telas. Neste contexto de grandes oportunidades e desafios, as emissoras
universitárias vêm se adaptando e buscando ocupar esses espaços com os recursos que dispõem,
dentro de grandes limitações financeiras e orçamentárias, agravadas pela pandemia do novo
Coronavírus (Covid-19). A fim de analisar em profundidade de que forma as TVUs têm usado
as novas mídias, foram adotados diversos procedimentos metodológicos na presente pesquisa,
que abrangem revisão de literatura, análise documental, questionário online e análise de
conteúdo, nos moldes de Bardin (2011). Ainda no âmbito desta tese, são apresentados os
resultados do mapeamento das TVUs no país, o Mapa 4.0, realizado em parceria com a
Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Tendo como ponto de partida o
mapeamento, esta tese investiga a atuação de 74 TVUs respondentes ao questionário (do total
de 190) em três plataformas: Facebook, Instagram e YouTube. As TVUs são classificadas pelo
meio de transmissão: sinal aberto, sinal fechado e WebTVUs. Na pesquisa empírica foram
definidos quatro eixos de análise, para conhecer em detalhes as emissoras respondentes, os
conteúdos que publicam nas três mídias digitais, as interações que estabelecem, os níveis de
planejamento da comunicação online e a percepção dos dirigentes dessas TVUs sobre esse
processo. Os resultados da pesquisa reforçam que as emissoras universitárias buscam se
aproximar do público por meio das mídias sociais. Todavia, foram evidenciadas dificuldades
no uso dessas ferramentas, refletindo-se em uma baixa interação e participação dos usuários.
De forma geral, foi possível perceber que as TVUs utilizam esses novos recursos como um
espaço de relacionamento, mas sem conseguir aproveitar todos os recursos das plataformas
digitais, apresentando limitações quanto a aspectos técnicos básicos. Nessa perspectiva, com
base nos dados coletados, são apresentadas algumas propostas voltadas à otimização das ações
nas três mídias sociais digitais analisadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As TVs universitárias brasileiras nas telas da Web 2.0 : o papel das mídias sociais digitais na difusão de conteúdo e interação com o público | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Televisão | pt_BR |
dc.subject.keyword | TV Universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia digital | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis addresses the use of digital social media by Brazilian University TVs as an
alternative to fulfill their mission of taking the knowledge produced by the academy beyond
the walls of the university institution. Through digital platforms, university broadcasters have
at their disposal several communicational resources, which include the possibility of live
broadcasting, the availability of audiovisual productions, and interaction with the public. In this
environment, viewers gain the status of users, leaving passivity in front of the television set for
a more active posture, thanks to mechanisms that favor participation through comments,
discussions, and suggestions on different electronic devices. Thus, in the current scenario of
major technological transformations, with cultural impacts and centrality of the Internet, there
are deep changes in the way of producing and consuming television. However, contrary to
fatalistic predictions, this powerful means of communication remains strong, hybridized with
digital platforms and new screens. In this context of great opportunities and challenges, the
university broadcasters have been adapting and seeking to occupy these spaces with the
resources they have, within great financial and budgetary limitations, aggravated by the
pandemic of the new Coronavirus (Covid-19). In order to analyze in depth how TVUs have
used the new media, several methodological procedures were adopted in this research, which
include literature review, document analysis, online questionnaire and content analysis, as per
Bardin (2011). Also in the scope of this thesis, the results of the mapping of TVUs in the country
are presented, the Mapa 4.0, carried out in partnership with the Brazilian Association of
University Television (ABTU). Taking the mapping as a starting point, this thesis investigates
the performance of 74 TVUs responding to the questionnaire (out of a total of 190) on three
platforms: Facebook, Instagram, and YouTube. TVUs are classified by broadcast medium:
open signal, closed signal, and WebTVUs. In the empirical research four axes of analysis were
defined, to know in detail the respondent broadcasters, the content they publish in the three
digital media, the interactions they establish, the levels of online communication planning, and
the perception of the leaders of these TVUs about this process. The results of the research
reinforce that the university broadcasters seek to get closer to the public through social media.
However, difficulties were evidenced in the use of these tools, reflected in a low interaction and
participation of users. In general, it was possible to notice that TVUs use these new resources
as a relationship space, but without being able to take advantage of all the digital platforms'
resources, presenting limitations regarding basic technical aspects. From this perspective, based
on the data collected, some proposals are presented, aimed at optimizing the actions in the three
digital social media analyzed. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | ABSTRACTO: Esta tesis aborda el uso de los medios sociales digitales por parte de las televisiones
universitarias brasileñas como alternativa para cumplir su misión de llevar el conocimiento
producido por la academia más allá de los muros de la institución universitaria. A través de las
plataformas digitales, las emisoras universitarias tienen a su disposición varios recursos
comunicativos, entre los que se encuentran la posibilidad de emitir en directo, la disponibilidad
de producciones audiovisuales y la interacción con el público. En este entorno, los espectadores
adquieren la condición de usuarios, dejando la pasividad frente al televisor por una postura más
activa, gracias a los mecanismos que favorecen la participación a través de comentarios, debates
y sugerencias en los diferentes dispositivos electrónicos. Así, en el actual escenario de grandes
transformaciones tecnológicas, con impactos culturales y centralidad de Internet, se producen
profundos cambios en la forma de producir y consumir televisión. Sin embargo, en contra de
las predicciones fatalistas, este poderoso medio de comunicación sigue siendo fuerte, hibridado
con las plataformas digitales y las nuevas pantallas. En este contexto de grandes oportunidades
y desafíos, las emisoras universitarias se han ido adaptando y buscando ocupar estos espacios
con los recursos que tienen, dentro de grandes limitaciones financieras y presupuestarias,
agravadas por la pandemia del nuevo Coronavirus (Covid-19). Para analizar en profundidad
cómo las TVU han utilizado los nuevos medios de comunicación, en esta investigación se
adoptaron varios procedimientos metodológicos, que incluyen la revisión de la literatura, el
análisis de documentos, el cuestionario online y el análisis de contenido, según Bardin (2011).
También en el ámbito de esta tesis, se presentan los resultados del mapeo de las TVUs en el
país, el Mapa 4.0, realizado en colaboración con la Asociación Brasileña de Televisión
Universitaria (ABTU). Teniendo como punto de partida el mapeo, esta tesis investiga el
desempeño de 74 TVUs que respondieron al cuestionario (del total de 190) en tres plataformas:
Facebook, Instagram y YouTube. Las TVUs se clasifican por medio de emisión: señal abierta,
señal cerrada y WebTVUs. En la investigación empírica se definieron cuatro ejes de análisis
para conocer en detalle las emisoras encuestadas, los contenidos que publican en los tres medios
digitales, las interacciones que establecen, los niveles de planificación de la comunicación
online y la percepción de los directivos de estas TVUs sobre este proceso. Los resultados de la
investigación refuerzan que las emisoras universitarias buscan acercarse al público a través de
los medios sociales. Sin embargo, se evidenciaron dificultades en el uso de estas herramientas,
reflejándose en una baja interacción y participación de los usuarios. En general, se pudo
constatar que las TVUs utilizan estos nuevos recursos como espacio de relación, pero sin poder
aprovechar todos los recursos de las plataformas digitales, presentando limitaciones en cuanto
a aspectos técnicos básicos. En esta perspectiva, a partir de los datos recogidos, se presentan
algunas propuestas dirigidas a optimizar las acciones en los tres medios sociales digitales
analizados. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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