http://repositorio.unb.br/handle/10482/45909
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Pedro Augusto do | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
dc.contributor.author | Cruz, Luciana Saboia Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T15:45:07Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T15:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Pedro Augusto do; PESCATORI, Carolina; CRUZ, Luciana Saboia Fonseca. Unidade de vizinhança: o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 19., Blumenau - SC, 2022. Anais [...]. Blumenau - SC: ANPUR, 2022. Disponível em: https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdf. Acesso em: 25 maio 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45909 | - |
dc.description.abstract | A proposta de unidade de vizinhança - UV, de Clarence Perry, reverbera e continua sendo aplicada em projetos urbanísticos. Investigamos nesse artigo o papel das escolas primárias públicas na paisagem, na construção, na ocupação e no uso de dois bairros em Brasília: Plano Piloto e Ceilândia, ambos projetados sob o princípio da UV, para diferentes públicos, no contexto da criação da nova Capital. A pesquisa está dividida em duas partes, uma iconográfica – em que analisamos plantas, relatórios e fotografias – e a segunda estatística censitária – em que processamos e analisamos os dados do cadastro de matrículas da rede pública de ensino de Brasília. Constatamos que as escolas tiveram um papel central no projeto e na implantação desses dois bairros, que estudar perto de casa, dentro de uma distância ativa, é uma realidade para 64% dos alunos que moram na Ceilândia e que um terço dos alunos matriculados no Plano Piloto viajam mais de 27 km diariamente para chegar até a escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | ANPUR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Unidade de vizinhança : o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paisagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispersão urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de vizinhança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdf | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.